A GESTÃO NO SERVIÇO SOCIAL
Por: gaya 415 • 4/2/2020 • Seminário • 2.260 Palavras (10 Páginas) • 189 Visualizações
A GESTÃO NO SERVIÇO SOCIAL.
Dimensões e aplicabilidade dos serviços sociais.
¹
Geane Michele Santos²
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo identificar as dimensões que envolvem a gestão e a aplicabilidade do sérvio social no seu direcionamento técnico-operatório, buscando assim reconhecer as funções que são desempenhadas pelos profissionais que atuam neste serviço e também como as operações de gestão auxiliam no desenvolvimento e na aplicação dos serviços oferecidos nas áreas sociais e de desenvolvimento humano. As dimensões do serviço social se ampliam de forma bastante significativa quando realizadas dentro de um contexto dimensional abrangente, assim é de suma importância que suas realidades sejam debatidas de forma construtiva ampliando assim os conhecimentos que envolvem este trabalho e suas funcionalidades dentro do ambiente social em que os profissionais do serviço social atuam. A gestão do serviço social envolve dimensões sociais que possibilitam a aplicabilidade de diferentes serviços em que a demanda social é amplamente atendida. Neste sentido, a pesquisa aqui desenvolvida tem como base diversos autores e diferentes referências bibliográficas visando assim compreender como essas relações são estabelecidas e aplicadas no desenvolvimento das funções e dos serviços realizados pelo assistente social.
Palavras-chave: Gestão. Dimensão. Serviços sociais. Planejamento. Aplicabilidade.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa através de inúmeros referenciais bibliográficos que visam destacar e compreender o universo da gestão nas mais diversificadas dimensões do serviço de assistência social, ampliando assim os conhecimentos que permeiam o planejamento e a aplicabilidade dos sérvios prestados ao publico atendido neste seguimento social de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico de uma parte da sociedade.
A gestão do trabalho desenvolvido pelo assistente social é primordial para que as dimensões socioeconômicas do público atendido sejam atendidas de forma organizada e estruturada com ações de planejamento e aplicabilidade, onde cada segmento possa funcionar efetivamente buscando atender adequadamente cada situação vivenciada neste ambiente.
Assim sendo, é importante que todo profissional que atua neste contexto possa compreender como poderão ser desenvolvidos os serviços por ele realizados e ainda como o mesmo poderá planejar as ações que poderão ser aplicadas no sentido de fomentar e fortalecer os meios de atendimento que são executados dentro dos programas e ações sociais que compõem o serviço social.
Portanto, o debate e a reflexão sobre a gestão e as dimensões que envolvem o serviço de assistência social e principalmente na execução dos serviços que são desenvolvidos neste espaço, o profissional que atua neste ambiente precisa estar atento a cada detalhe direta ou indiretamente relacionado às necessidades que se fazem presentes na sociedade em que prestam seus serviços.
2. AS DIMENSÕES DO SERVIÇO SOCIAL
O serviço social atende a uma demanda muito grande da sociedade e isto requer um planejamento estratégico bem elaborado e com um sistema de gestão que saiba dimensionar cada ação que será planejada e executada buscando assim atender a todos dentro de suas necessidades mais emergentes.
De acordo com alguns autores o serviço social surge com o objetivo de equilibrar a realidade socioeconômica brasileira visando ampliar e melhorar as condições de vida das classes menos favorecidas. Netto (2001, p. 75) afirma que: “o espaço determinado que [...] propicia a profissionalização do Serviço Social tem sua base nas modalidades através das quais o Estado burguês se enfrenta com a ‘questão social’, tipificadas nas políticas sociais”.
Pode-se perceber que é no limiar desta realidade que surgem os serviços de assistência social, onde suas funções estão diretamente voltadas às dimensões sociais e assistenciais que visam a elaboração e a implementação de políticas e estratégias que visem atender não apenas as carências, mas também a busca por novas oportunidades perante o meio social em que estes indivíduos estão diretamente inseridos.
De acordo com Trindade (2001), “ao atuar na prestação de serviços sociais, vinculados às diversas políticas sociais, o assistente social se insere na esfera das atividades que não estão vinculadas diretamente à produção material”, pois participa de atividades que estão na esfera da regulação das relações sociais, contribuindo para a criação de condições necessárias ao processo de reprodução social, executando ações que incidem nas condições de vida dos trabalhadores e produzem “efeitos ideológicos que reforçam (ou não) a aceitação das condições de compra e venda da força de trabalho” (p. 1-2).
Ainda sobre a inserção do assistente social na esfera da regulação das relações sociais, é importante evidenciar o que Guerra (2013) pontua. De acordo com a autora, o espaço reservado para o Serviço Social:
[...] é o de dar respostas, buscar prontamente soluções à pluralidade de questões que lhe são colocadas, para o que necessita de fundamentos teóricos metodológicos e de uma perspectiva ética com clara orientação estratégica. É a sua inserção na divisão social e técnica do trabalho da sociedade capitalista, sua localização na estrutura sócio-ocupacional e sua funcionalidade na sociedade burguesa, construída no espaço de mediação entre classes e Estado, que atribui à intervenção um caráter político (idem, p. 47).
É possível identificar na citação, que a autora menciona três pontos que merecem destaque: a necessidade de fundamentos teóricos metodológicos; a necessidade de uma perspectiva ética com clara orientação estratégica e o reconhecimento de que a intervenção do assistente social tem um caráter político dentro da sociedade.
Tal constatação é de suma importância, uma vez que, a partir dela, podemos fazer alusão às dimensões que compõem o exercício profissional, a saber: a dimensão teórico-metodológica, adimensão ético-política e a técnico-operativa.
Cada uma destas dimensões é voltada especificamente a uma demanda que precisa ser analisada, avaliada e enfim definitivamente executada na priori de efetivar o que vem sendo amplamente estudado e oportunizado através das dimensões assistenciais para as quais os serviços sociais estão sendo aplicados.
Essas dimensões não tratam apenas de técnicas e instrumentos que viabilizem o serviço social, mas sim de uma demanda social voltada a uma visão mais ampla sobre a sociedade e a sua dimensão socioeconômica, buscando equalizar os atendimentos e as possibilidades que são oferecidas a cada um dos indivíduos que compõem a sociedade.
...