TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRAETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2                                      

 A trajetória do serviço social

 A vida é um grande espetáculo do qual fazemos parte do elenco. Mudar significa evoluir, melhorar, e toda mudança implica em movimento, tudo esta em movimento o tempo todo.

 Pensar o serviço social como identidade profissional é o mesmo que visualizá-lo como uma categoria dinâmica, e em construção permanente.

  De origem na sociedade capitalista; com participação das damas da sociedade, e ajuda da igreja católica em fazer caridade, o desenvolver do serviço social passou por muitas mudanças até chegar à atualidade. Passando assim a desempenhar função de profissão que visava a garantir os direitos dos cidadãos.

  No século XIX, no continente europeu surgiu o conjunto das expressões das desigualdades sociais, que exigia a revisão das políticas sociais, e beneficiava a classe operária que se via em dificuldades devido ao aumento da pobreza.

  A luta da classe operaria para o sustento da família, em manter seu emprego é uma constante dificuldade para o trabalhador. O medo do desemprego a fome, miséria e a violência o deixam em uma total preocupação. Podendo até afetar a saúde.

  Estas consequências deixa o trabalhador estressado, onde pode vir a trazer problemas no  relacionamento com: amigos, familiares,colegas de trabalho e posteriormente a própria chefia.

  É uma questão muito séria, que poderá lhe prejudicar profissionalmente fazendo com, que venha a perder o seu trabalho. Cabe ao trabalhador procurar ajuda imediata, perante os órgãos de saúde e assistência, e assim fazer garantir seus direitos.

 Diante de situações como esta, é necessária a presença de uma equipe multiprofissional para acompanhar, orientar e direcionar o paciente.

No auge das crises sociais gerada pelo capitalismo industrial surge o serviço social. A principio, fazendo caridade, posteriormente como profissão.

 Baseado nas praticas de assistência social, representada pela igreja, cuja finalidade era defen-  fender as praticas de assistência aos pobres. No ano de 1898, na cidade de Nova Iorque foi acolhida a sugestão de organizar um curso destinado ao aprendizado da ação social. No ano seguinte foi criada a primeira escola de filantropia aplicada.

 O assistente social atua desde os primórdios a frente das questões sociais. Foi através do institucionalismo,  que a pratica da assistência caminhou para sua profissionalização.O serviço social  iniciou suas primeiras atividades em instituições publicas americanas.

O serviço social é uma profissão reconhecida, que trabalha junto das políticas públicas. Lei n° 8662 de 07 de junho de 1993 a qual dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências.

 A busca do conhecimento para o assistente social é essencial no crescimento de sua profissão, pois amplia sua visão. É necessário um investimento continuado em seu aprendizado, dispor de curso de  aperfeiçoamento e especialização.

 Á medida que o conhecimento vai sendo adquirido deve ser organizado e posto em pratica com objetivo de ser concretizado nos negócios ou na profissão. As pessoas com êxito nunca deixam de acumular conhecimento especializado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com