A TRAETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL
Por: Darci Silva • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 590 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
Etapa 2
A trajetória do serviço social
A vida é um grande espetáculo do qual fazemos parte do elenco. Mudar significa evoluir, melhorar, e toda mudança implica em movimento, tudo esta em movimento o tempo todo.
Pensar o serviço social como identidade profissional é o mesmo que visualizá-lo como uma categoria dinâmica, e em construção permanente.
De origem na sociedade capitalista; com participação das damas da sociedade, e ajuda da igreja católica em fazer caridade, o desenvolver do serviço social passou por muitas mudanças até chegar à atualidade. Passando assim a desempenhar função de profissão que visava a garantir os direitos dos cidadãos.
No século XIX, no continente europeu surgiu o conjunto das expressões das desigualdades sociais, que exigia a revisão das políticas sociais, e beneficiava a classe operária que se via em dificuldades devido ao aumento da pobreza.
A luta da classe operaria para o sustento da família, em manter seu emprego é uma constante dificuldade para o trabalhador. O medo do desemprego a fome, miséria e a violência o deixam em uma total preocupação. Podendo até afetar a saúde.
Estas consequências deixa o trabalhador estressado, onde pode vir a trazer problemas no relacionamento com: amigos, familiares,colegas de trabalho e posteriormente a própria chefia.
É uma questão muito séria, que poderá lhe prejudicar profissionalmente fazendo com, que venha a perder o seu trabalho. Cabe ao trabalhador procurar ajuda imediata, perante os órgãos de saúde e assistência, e assim fazer garantir seus direitos.
Diante de situações como esta, é necessária a presença de uma equipe multiprofissional para acompanhar, orientar e direcionar o paciente.
No auge das crises sociais gerada pelo capitalismo industrial surge o serviço social. A principio, fazendo caridade, posteriormente como profissão.
Baseado nas praticas de assistência social, representada pela igreja, cuja finalidade era defen- fender as praticas de assistência aos pobres. No ano de 1898, na cidade de Nova Iorque foi acolhida a sugestão de organizar um curso destinado ao aprendizado da ação social. No ano seguinte foi criada a primeira escola de filantropia aplicada.
O assistente social atua desde os primórdios a frente das questões sociais. Foi através do institucionalismo, que a pratica da assistência caminhou para sua profissionalização.O serviço social iniciou suas primeiras atividades em instituições publicas americanas.
O serviço social é uma profissão reconhecida, que trabalha junto das políticas públicas. Lei n° 8662 de 07 de junho de 1993 a qual dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências.
A busca do conhecimento para o assistente social é essencial no crescimento de sua profissão, pois amplia sua visão. É necessário um investimento continuado em seu aprendizado, dispor de curso de aperfeiçoamento e especialização.
Á medida que o conhecimento vai sendo adquirido deve ser organizado e posto em pratica com objetivo de ser concretizado nos negócios ou na profissão. As pessoas com êxito nunca deixam de acumular conhecimento especializado.
...