TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE CRITICA SERVIÇO SOCIAL UNIP

Por:   •  4/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  3.077 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ANÁLISE CRÍTICA

1

  1. APRESENTAÇÃO

O Estágio apresentado, foi desenvolvido no CESREVI - CENTRO SOCIAL RECONSTRUIR A VIDA DO MUNICIPIO DE SÃO MATEUS/ES, que está localizado no Sitio Histórico Porto, municipio de São Mateus/ES, o bairro é originario de uma ocupação desordenada, onde a violência na comunidade está relacionada a falta e baixa escolarização entre os moradores, necessitando de infra-estrutura e da ação efetiva dos poderes públicos.

O municipio de São Mateus/ES é o oitavo município mais antigo do Brasil, e o sétimo mais populoso deste estadodo Espírito Santo. Foi fundado em 21 de setembro de 1544, recebendo autonomia municipal, apenas em 1764. É considerado o município com a maior populaçãoafrodescendente do estado, tal fato se dá, pois, até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de africanos escravizados no Brasil. Registra-se também a presença de descendentes de imigrantes italianos, que foram responsáveis pela colonização de parte dos sertões mateenses.

Sua economia está baseada na oferta de serviços e na exploração e produção de petróleo. Também se destaca pelo forte apelo turístico, tanto histótico, quanto de temporada. O carnaval de Guriri, principal balneário do município, é um dos mais animados do estado e chega a ser conhecido nacionalmente, recebendo, principalmente, turistas de Minas Gerais.

O bairro Porto tem um perfil sócioeconômico de moradores que não possui emprego formal, ou seja, grande parte dos residentes estão em subempregos e com os menores rendimentos financeiros, a baixa qualificação e capacitação profissional, os obrigam a viver de “bicos” . Os homens em sua maioria na construção civil, exercem serviços de: pedreiro, eletricista, ajudante de pedreiro, sendo que as mulheres exercem suas funções laborais como diaristas, manicures, cozinheiras, atendentes, garçonetes, e em outros serviços de produção da mais valia.

O estágio supervisionado é o primeiro contato com o exercício profissional e é fundamental para a formação dos futuros assistentes sociais. Este trabalho apresenta uma vivência no campo de estágio em Serviço Social, proporcionando algumas reflexões do cotidiano técnico, além de demonstrar claramente a articulação entre teoria e a prática profissional.

O CESREVI    funciona há 16 ( dezesseis ) anos e atende atualmente a 50 ( cinquenta) crianças e adolescentes, nos dois turnos, matutino e vespertino em contra turno da escolar, com uma jornada sociopsicopedagógica ampliada de segunda a sexta-feira, oferecendo diversas oficinas inclusivas pedagógicas e socioeducativas, com oficineiros contratados e colaboradores voluntários.

Segundo o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), por meio da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o CESREVIi enquadra-se na modalidade de vinculação do SUAS, como enttidade de atendimento de proteção social básica.

Observamos através do cadastro das crianças e adolescentes assistidos pelo CESREVI, que as famílias sobrevivem, em sua maioria, com renda oriunda dos Programas de Transferencia de Renda dos Governos Estadual, Municipal e Federal, entre eles destacam-se o Programa Bolsa Família, Auxilio Emergencial, Auxilios Eventuais, Programa Capixaba, PETI, entre outros.

Nota-se a inserção, desde, muito cedo de crianças e adolescentes envolto ao trabalho infantil,em especial o trabalho doméstico. O trafico também tem se utilizado desta mão de obra inocente e de baixo custo. Alguns traficantes tem se aproveitado da situação de encarceramento de pais, avós e entes familires e alicia crianças e adolescentes para o uso e posteriormente o tráfico de drogas.

É fato que, a ausência de políticas públicas corrabora com o envolvimento de crianças e adolescentes que encontram-se em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social ao cometimento crescente de atos infracionais, expondo-as à criminalidade juvenil.

Buscando a luz do conhecimento para entender as causas das expressões de pobreza que encontramos nas periferias dos municípios brasileiros, a autora Santos (2008) enfatiza: "diante do estudo da diversidade de expressões da questão social" ela prioriza nos seu debates desemprego a flexibilidade estrutural e precariedade das ocupações do mercado de trabalho e a rotatividade na mão de obra por parte do empregador na peculiaridade brasileira.`

Com o crescimento dos índices de desemprego, na maioria das vezes os trabalhadores/as se submetem a trabalhos insalubres, com baixos salários, tendo vários direitos trabalhistas violados para assegurar o pão de cada dia. E na falta do trabalho assalariado, a informalidade de trabalhos, sem acesso a seguridade.

Corno resposta a este quadro extremamente preocupante, a equipe do Centro Reconstruir a Vida, visando a urna intervenção mais eficaz, propõem atividades socioeducativas como Oficinas de Artes,Capoeira, Esportes e Informática, elas pretendem utilizar a música, os jogos e a tecnologia corno ferramentas para o exercício da cidadania.

O CESREVI no embate a esta situação, tem como um dos objetivos capacitar e encaminhar os jovens para atuação, como menores aprendizes e estagiários através de parcerias com setor publico e privado, conforme a lei 10.097 de 19/12/2000 e a lei n.º 5.598 de 01/12/2005; também oferecendo cursos profissionalizantes e habilitando os jovens a atuarem no mercado de trabalho;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com