ATPS MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Por: marizamarques • 8/1/2016 • Trabalho acadêmico • 2.697 Palavras (11 Páginas) • 420 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
SUÊLA MARIA S. FERREIRA RA: 364937
TERESA CRISTINA DA SILVA SANTOS RA: 387049
MARIA DO SOCORRO DE CARVALHO RA: 353103
CACILDA PEREIRA DE CARVALHO RA: 352158
MARIZA GAMA MARQUES RA: 383345
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS– ATPS
TERESINA/PI
SETEMBRO/2015
SUÊLA MARIA S. FERREIRA RA: 364937
TERESA CRISTINA DA SILVA SANTOS RA: 387049
MARIA DO SOCORRO DE CARVALHO RA: 353103
CACILDA PEREIRA DE CARVALHO RA: 352158
MARIZA GAMA MARQUES RA: 383345
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS– ATPS
Atividade Prática Supervisionada apresentado à Disciplina de Monitoramento e Avaliação em Serviço Social ministrada pelo Profºª. Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes do 8º Período do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp como requisito parcial para a obtenção de nota.
Tutora Presencial: Professora Jairane E. S. Aquino
[pic 3]
TERESINA/PI
SETEMBRO/2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO -........................................................................................................................4
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS -..5
PROJETO SOCIAL -..................................................................................................................6
MAPA CONCEITUAL: EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE -.................................7
QUADRO EM RELAÇÃO AO GERENCIAMENTO DOS INDICADORES DE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E DE RESULTADOS DO PROGRAMA NACIAONAL DE GESTÃO PÚBLICA -................................................................................................................8
SOFTWARE BRASIL HOJE -...................................................................................................9
LISTA DOS INDICADORES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS -.............................................10
DIFERENÇA ENTRE PESQUISA: QUANTITATIVA E QUALITATIVA -........................12
QUADRO – PESQUISA QUANTITATIVA X PESQUISA QUALITATIVA -....................13
CONCLUSÃO -........................................................................................................................14
REFERÊNCIAS -.....................................................................................................................15
INTRODUÇÃO
Através das pesquisas realizadas nas etapas desta ATPS, abordaremos sobre o processo de monitoramento e avaliação do planejamento das políticas públicas, nos quais está ação devera conter indicadores pelos quais será monitorada e avaliada, possibilitando assim fazer possíveis correções e adaptações no curso do projeto. Tem como objetivo compreender conceitos e metodologias de avaliação de projetos sociais, bem como, desenvolver a compreensão dos processos de planejamento e execução deles.
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DOS PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS
A avaliação e o monitoramento são de extrema importância para o processo de planejamento das políticas públicas, embora sejam complementares eles tem diferentes finalidades.
Quando falamos em avaliação estamos nos referindo aos estudos com objetivos distintos, tais como, a melhoria da qualidade dos processos de implementação ou verificar se os programas estão atingindo os resultados esperado, em caso do resultado ser negativo, explicar o porquê deste resultado.
A utilização dos resultados da avaliação e do monitoramento pode ajudar em decisões de diferentes tipos, desde ajustes até mesmo uma reformulação completa do programa.
De modo geral existem quatro modos de avaliação, tais como, a avaliação ex-ante, a avaliação ex-post ou somática, a avaliação formativa ou de processo e o monitoramento.
A avaliação ex- ante é realizada antes do projeto, ela procura medir a viabilidade do programa a ser implementado, no que diz respeito a sua relação “custo-benefício”, propõe- se a ser um instrumento que permite escolher a melhor opção estratégica.
Ex-post ou somática é por meio desta avaliação que se faz a investigação, a proporção em que o programa atinge os seus resultados esperados. O objetivo maior da avaliação somática é de analisar a efetividade de um programa, compreendendo em que medida o mesmo atinge os resultados esperados.
A avaliação formativa ou de processo, esta procura observar como o programa funciona, observando suas etapas, seus mecanismos, seus processos e conexões, procura articular os meios com os fins, estabelecendo dessa forma sua concordância ou incompatibilidade.
Por fim temos o monitoramento, que entendemos como o processo de acompanhamento dos programas e políticas, sendo ele continuo. Ele é feito através dos indicadores, que são produzidos com base em diversas fontes de dados que fornecem informações sobre o desempenho dos programas e das políticas regular mente. É por meio do monitoramento continuo dos indicadores que se alerta os gestores em relação aos problemas que devem ser enfrentados.
PROJETO SOCIAL
TÍTULO: A importância do esclarecimento a cerca do Cadastro Único para as Famílias beneficiadas no Programa Minha Casa Minha Vida.
...