ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Por: 05642456660 • 28/10/2015 • Projeto de pesquisa • 7.373 Palavras (30 Páginas) • 649 Visualizações
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS – UNIMES
SERVIÇO SOCIAL
BÁRBARA CAMPAGNARO SARCINELLI
bc_sarcinelli@outlook.com
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
ARACRUZ
2015
BÁRBARA CAMPAGNARO SARCINELLI
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Projeto de pesquisa elaborado para fins avaliativos da disciplina de Orientação de Estágio Supervisionado III, do curso de Serviço Social da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES, sob a orientação da Profª. Andreia Nazaré do Nascimento.
ARACRUZ
2015
SUMÁRIO
- TÍTULO 04
- TEMA 04
- PROBLEMATIZAÇÃO 04
- HIPÓTESE 05
- OBJETIVOS 05
5.1 OBJETIVO GERAL 05
5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 05
6. METODOLOGIA 05
7. CRONOGRAMA 06
8. REFERENCIAL TEÓRICO 06
9. REFERÊNCIAS 18
PROJETO DE PESQUISA
- TÍTULO
Atuação do Assistente Social nas escolas com crianças e adolescentes.
- TEMA
A escolha do tema Serviço Social nas Escolas se deu devido a motivação para as reflexões que surgiram de minha preocupação profissional em atender as demandas dos desafios vividos nos dias atuais das escolas. A escola é o local de educação, ensino e aprendizagem. A educação é desenvolvida pela convivência humana, o ensino são os processos didáticos e metodológicos que possibilitam a aprendizagem dos educandos e o acúmulo de várias experiências durante a vida do sujeito, ou seja, é uma relação de trocas de conhecimentos.
Para que a escola possa desempenhar o seu papel político, ela deve desenvolver o senso crítico do aluno, precisando estar em sintonia não só com a realidade do aluno, como também com a realidade da comunidade na qual ela se encontra inserida. Deve, assim, respeitar a realidade social, cultural e econômica dos seus alunos e, partindo dela, a iniciativa de propiciar a participação da família no processo sócio pedagógico da escola.
Nesta perspectiva, a ação do Serviço Social, dentro destas propostas, se destaca na atuação direta com a comunidade via instituição escolar e outras entidades comunitárias. O incentivo e a implantação de assembleias escolares e órgãos colegiados, a promoção de seminários e encontros que atendem às necessidades da comunidade, bem como o acompanhamento social de famílias dos alunos da rede pública de ensino, são objetos de trabalho do Assistente Social na Educação.
O projeto é relevante tanto para área de estudo quanto para área profissional, pois o tema é bastante abrangente, sendo possível provocar diversas reflexões a respeito do mesmo, ocasionando assim a busca constante e profunda dessa ação do Serviço Social nas escolas.
- PROBLEMATIZAÇÃO
Conhecendo a realidade das escolas nos dias atuais, qual seria a importância do Serviço Social por meio do Assistente com crianças e adolescentes no contexto escolar?
- HIPÓTESE
A escola é o local privilegiado de acesso à educação e à cultura, mas essa instituição não está isolada das demais, portanto influencia e é influenciada pela conjuntura social, política e econômica do país. A partir da análise do contexto atual, compreendemos que o processo de ensino e aprendizagem precisa ser ressignificado, pois vivemos uma crise na educação e todos os segmentos da sociedade devem contribuir para a superação dos impactos de tal crise. Diante disso, o Serviço Social tem muito a contribuir. Por isso, enfocaremos a relação entre o Serviço Social e a escola, vislumbrando as possibilidades de uma ação interdisciplinar destinada a oportunizar, às crianças e aos adolescentes, as condições de que necessitam para se desenvolverem, de modo saudável e seguro, preparando-se adequadamente para a vivência da futura cidadania.
...