As Manifestações do Brasil no ano de 2014
Por: sugarbo • 6/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.869 Palavras (8 Páginas) • 272 Visualizações
A onda de manifestações populares teve início quando a prefeitura de São Paulo e o governo do Estado reajustaram os preços das passagens dos ônibus, trens e metrôs do estado. Que passou de R$ 3,00 para R$ 3,20. A população indignada com a situação resolveu agir, de uma forma que ninguém esperava. Houve três manifestações que foram tomando corpo, durante toda a semana, nos primeiros dias as manifestações estavam presente somente no estado de São Paulo, onde jovens estudantes saíram ás ruas, para manifestarem a indignação do povo brasileiro com tamanho descaso que sofremos. Depois vieram os outros estados que começaram a se manifestar, não pelo aumento das passagens, mas sim, pelas inúmeras razões que os brasileiros tinham/tem para expor suas opiniões e o seus desafetos com a política do Brasil. E foi assim, que em vários dias, poderíamos dizer que o Brasil parou, vários protestos, vários discursos de políticos que tentavam amenizar a situação, vários prédios destruídos, carros de emissoras queimados, pessoas machucadas, policiais revoltados, enfim foi um caos, o que era pra ser uma manifestação pacífica, acabou se tornando uma revolta que nem mesmo os manifestantes estavam preparados para o que aconteceu.
Fora as manifestações por causa do aumento das passagens a população estava revoltada e contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 37, uma lei que, se aprovada, dificultará que agentes do Estado sejam investigados, aumentando a impunidade e a corrupção. Foram as maiores mobilizações no país desde as manifestações para o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello em 1992. Em resposta ao governo tomou várias medidas para tentar atender as reivindicações e o Congresso Nacional aprovou a corrupção como crime hediondo, arquivou a PEC 37 e providenciou que as taxas do transporte público anteriores ao movimento ficassem validas.
Foi com muita luta, muita voz ativa, que conseguiram fazer as passagens voltarem para o preço anterior. Apenas as passagens, pois foi só isso que os brasileiros conseguiram, e os outros direitos? e as outras exigências?
O Governo se fez mais uma vez de desentendidos, atendendo apenas uma obrigação, deixando de lado tantas outras como saúde, educação, que deveria ser prioridade para um país que gera tanto dinheiro.
O que essas manifestações nos mostraram foi que o brasileiro cansou de ser enganado, de ser chacota dos políticos, enquanto eles roubam milhares de dinheiros que poderiam ser investido em educação, crianças não tem o mínimo de ensino necessário, que estamos fartos de tantas mentiras contadas, de tantas promessas não cumpridas, de tanto descaso com a saúde pública, onde estão as promessas que faziam nos tempos de eleições, pra onde vão tantos projetos que nos mostravam? Pra onde vai os impostos que pagamos, sendo que o Brasil é o país com o percentual de impostos mais alto.
O Brasileiro cansou, podemos ver nas redes sociais, quanto conteúdo possui detonando o brasil, são frases que acabam com a moral do país, e nós pobres coitados concordamos com tudo o que vemos, mas, e se votássemos de forma coerente com aquilo que sentimos e precisamos? Não podemos esquecer que quem colocou esses políticos foram nós. Os elegemos com esperanças de promessas vazias, de acreditarmos de ter um futuro melhor.
Quantas vezes nos decepcionamos com o que vimos na TV, de pessoas presas injustamente, de pais de família que são acusados e permanecem presos sem um mínimo de compaixão. Tantos casos de mortes que não são resolvidas e ficam anos em processo até serem caducados. Os políticos dizem que no brasil há Justiça Social, mas será que existe mesmo? Porque há tanta desigualdade social em um país tão rico? Porque a minoria possui tanto, enquanto a minoria possui tão pouco ou quase nada?
As causas dessas desigualdades, dessas injustiças sociais, econômicas, dos abusos e violações de direitos constitucionais e direitos humanos estão enraizados nas estruturas da hierarquia dos poderes, na ineficiência da administração das instituições públicas e na inexistência de um verdadeiro estado democrático.
Para se ter uma ideia da verdadeira cara do Brasil, e do que realmente é o Brasil basta dar uma olhada na verdadeira cara dos partidos políticos, o que eles representam e o que eles são de verdade.
Tantas crianças fora das escolas, pois não possuem condições para estudarem, hospitais sem leitos, crianças, jovens, adultos e velhos morrendo em hospitais públicos sem um mínimo de dignidade. Todos os dias é só tragédias que vemos na televisão, nos jornais e em rádios, são raras as vezes que vemos notícias que levam a algum caminho que tenha valor.
É tanta desigualdade que vemos em nosso país, que nos deixam aflitos com tanto descaso que famílias pobres e miseráveis sofrem, são famílias que não tem nem o que comer, são pais de família que tiram da própria boca para dar aos filhos, e onde anda esse país, tão rico, livre de pobreza, que os poderosos insistam em mostrar aos estrangeiros? Tanto dinheiro gasto para fazer mídia pros de fora, enquanto que os de dentro sofrem diariamente a luta que é ser brasileiro.
Um país mal governado, um país com tantos políticos corruptos, que fica difícil acreditar em um justo. Pra onde vai tantos dinheiro investido pelo governo? Emprestam dinheiro para países vizinhos, enquanto aqui falta moradia, falta saúde pros que necessitam.
A justiça social está ainda muito longe de ser posta em prática e basta verificar o aumento das desigualdades sociais que grassa pelo brasil, a falta de justiça tem como "grande consequência" as pessoas perderem o acesso de "forma igual" a oportunidades, que, "por direito alienável, deveriam ter e que fazem parte da sua subsistência e do respeito que lhes é devido pela sua dignidade".
"A justiça é dar oportunidade a que todos acedam aos seus direitos em paridade de circunstâncias e não dar mais privilégios a uns do que a outros"
A repercussão da manifestação, ocorreu de forma tão polêmica, que sujou um pouco a cara do país, pelos países a fora.
E com essa mancha na cara do país, os outros países começaram a levantar questões se o Brasil seria mesmo capaz de sediar uma copa do mundo. É claro, que para nós brasileiros não precisaria ter uma onda de manifestações, para sabermos que o Brasil, não tem estrutura e nem peito para sediar uma copa do mundo.
Primeiro, o Brasil gastou milhões de reais com reformas e construções de estádios, enquanto escolas e hospitais públicos estão em estado de calamidade. Segundo, vários brasileiros por dia, estão sendo mortos, assaltados por ladrões e por usuários de drogas descontrolados,
...