Auto da Compadecida
Por: messisas2468 • 15/4/2015 • Resenha • 977 Palavras (4 Páginas) • 2.447 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO
Resumo: Auto da Compadecida
Autor: Ariano Suassuna
Introdução:
Em nossa cultura popular, na imensidão do nosso país encontramos diversas culturas que nos identificam por que somos brasileiros. Do norte ao sul, em cada estado, o brasileiro tem uma forma de viver.
Ariano Suassuna, o autor deste livro, escrito em 1955 escrito em auto (elementos cômicos e intenção moralizadora), extraiu de forma simples elementos da cultura nordestina, suas tradições, e folclore.
Personagens:
O Palhaço: como apresentador, pois o livro foi escrito para ser peça teatral de rua.
João Grilo: Um homem simples, pobre porem muito astuto, cujo articula seus planos de acordo com a trama do livro, inteligente, consegue persuadir com facilidade a cada personagem.
Chicó: Um contador de histórias, quando se trata de atrapalhadas de João Grilo, Chicó mostra muito medo e no final acabam se dando bem. Trabalha na Padaria com João Grilo.
O Padeiro: Dono de uma padaria, ajudador da igreja, cheio de dinheiro e realiza todos os desejos de sua mulher embora a mesma é infiel.
Mulher do Padeiro: Amante de animais, mulher fácil, usa o dinheiro do marido para suas ilusões, se diz santa, mas o trai com facilidade.
Padre João: Interesseiro, trabalha em favor dos poderosos da cidade. Chefe da paróquia, usa sua autoridade religiosa para obter lucro.
Bispo: Autoridade religiosa acima do padre, e usa esta autoridade para obter lucro.
Sacristão: participa no enterro no cachorro e descobre que também será beneficiado.
Antônio de Morais: Major muito ignorante, uma das maiores autoridades da cidade, usa sua posição para inibir os mais pobres.
Severino de Aracajú: Cangaceiro muito perigoso, faz do crime uma forma de viver devido um trauma de infância quando viu seus pais serem mortos pela polícia.
Cangaceiro: Homem sangue frio, executa todas as ordens de Severino.
Emanuel: Figura representativa de Jesus Cristo, sendo juiz dos atos dos personagens que foram mortos a mando de Severino.
Encourado: Figura representativa do Diabo, sendo o acusador de todos que estavam diante de Emanuel para serem julgados.
A Compadecida: representando a mãe de Emanuel e advogada dos atos de cada personagem ali presente.
Resumo:
Tudo se inicia quando João Grilo e Chicó (personagens centrais do livro) procuram convencer o Padre a benzer o cachorro da mulher do padeiro, mas o padre não foi benzer e assim o cachorro veio a morrer. O padeiro e sua mulher ameaçou que não iriam mais contribuir com a paróquia se caso o padre não fizesse o enterro do cachorro.
João Grilo sabia que o padre era um homem muito interesseiro e sempre favorecia as pessoas de mais posse, e lhe disse que o cachorro tinha um testamento e que havia o deixado para a igreja.
Antes de levar o cachorro para ser enterrado João tira a bexiga do animal para usar em um segundo plano. Fizeram o enterro até mesmo com palavras em latim, e logo depois o bispo descobre e que o padre fez, ficou muito irritado, mas João Grilo e o Padre articulam e envolvem o Bispo com o dinheiro.
Antônio de Morais, major, homem poderoso tinha pedido para o Padre benzer um motor, e fez, e informou a João que seu filho estava doente por seu filho um homem religioso não queria ir a Recife sem a benção do padre. João deu a entender que ao padre que o cachorro de Antonio de Morais também tinha morrido e vira a maior confusão entre eles, pois ele pensou que o Padre estava falando de seu filho.
...