BASES FILOSOFICAS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE ETICA E SS
Por: leonice24 • 20/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.159 Palavras (9 Páginas) • 312 Visualizações
FICHAMENTO 1 UNIDADE
BASES FILOSOFICAS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE ETICA E SS
1-Falar de moral significa falar de proibições e obrigações formal
2-quando nos referimos a alguém que tem comportamento contrario as normas determinantes , trata-se de alguém imoral(despudorado) ou confundimos moral com honra
3-Restringir a moral à proibições o dever passar a ser sinônimo de obediência à proibição
4-quando dizemos é proibido proibir estamos dizendo que a norma proibitiva não cabe na liberdade.
5-Para o pensamento conservador o conflito entre o dever (como obediência a norma institucionalizada ) e liberdade ( como algo que exclui proibições- não se coloca como tal
6-o fundamento da liberdade para o conservadorismo é a síntese entre autoridade e ordem enquanto o dever significa a preservação da liberdade
7-A moral representa o conjunto e valores legítimos pela tradição e pelos costumes como corretos, justos, bons.
8-A lei moral que o dever realiza tem sua origem nos costumes criados pela instituição consideradas como base da sociedade, a família, a igreja e as corporações institucionais intermediarias entre o Estado e o individuo
9-o conflito moral será colocado em outras bases na existência de ideias que busquem romper com a tradição como a autoridade daqueles grupos e de seus valores
10-quando o conservadorismo busca e=intervir socialmente frente a um problema moral sua ação será na direção da recuperação da moral tradicional sendo este o significado do dever moral
11-o conflito moral não se coloca pois no antagonismo entre o dever e liberdade, mas na inadequação de certos setores da sociedade em relação ao dever ser tradicional
11-A função da moral e a moralização da sociedade, na sua adequação a princípios e normas que não devem ser mudadas
12-A ética enquanto espaço de reflexão sobre a moral é um espaço da filosofia que apresenta característica como; 1ºbusca de um bem saber inteiro, isto é de totalidade; 2º a prespectiva de ir às raízes ou seja de não se contentar com a aparência dos fenômenos buscando aprender sua essência; 3º A constante indagação sobre o significado dos valores o que no caso da ética quer dizer perguntas o porque da escolha de valores e para onde esta escolha me leva
13-A concepção de filosofia implica a afirmação da relação entre ela e a política , entre a elaboração intelectual e a pratica social
14-A ética na prespectiva da concepção filosófica não prescreve a moral objeto de sua reflexão, mas isto não significa a neutralidade da filosofia, uma vez que toda filosofia ao fazer critica ás outras surge uma nova forma de vida.
15-é possível identificar uma unidade entre filosofia e ética na produção clássica do SS anterior ao movimento de reconceituação.
16.A separação entre ética e deontologia é entendida como a ética aplicada a um setor do comportamento humano, o profissional é a ciência dos deveres do que é justo e conveniente que os homens focam, do valor a que visa a do dever ou normas que dirigem o comportamento humano.
17- Na abordagem ética tradicional fundada em bases metafísica e idealista e reprodutora de modo positivista de divisão da moral em varias áreas e com códigos diferentes para cada um, EX ( moral sexual privado, político e profissional)
18-A unidade entre filosofia e ética só é resultado exatamente na concepção que entende a filosofia como o conhecimento de bem absoluto e a ética como ciência que deve prescrever as normas decorrentes dos princípios e explicitados pela filosofia
19-Após o movimento de4 reconceituação evidencia-se uma dificuldade de enfretamento tanto da dimensão ética da profissão como no que diz respeito ao estabelecimento de novas bases filosóficas
20-A ausência de uma proposta de reformulação da disciplina de ética profissional no processo de reformulação curricular do Ser. Social a partir de 1982.
21-O dever profissional historicamente tem-se colocado na perspectiva de reprodução do conservadorismo moral implicando uma intervenção que embora carregado de boas intenções Moraes realiza um produto final que contribui para (1º como a visão que entende não existe subordinação da profissão ao político; 2º Explicitação deque nessa conjuntura de subordinação, ele optará por uma classe social aquela que recebe sues serviços
22-O código de 1986 ensaia essa superação e embora cometa alguns equívocos próprios das possibilidades histórica nos quais foi tentada e da própria heterogeneidade presente no inteiro da vertente representado pelo código
23-Enquanto marco de ruptura com os códigos anteriores,ele é de fundamental importância e quando se fizer necessária a sua reformulação
24- É preciso não esquecer desse avanço no sentido de amplia-lo de acordo com as necessidades atuais não só da categoria mas do conjunto dos profissionais e da população que é atendida pelos S .sociais
2º APOSTILA A ÉTICA DAS PROFISSIÕES
25-Ao polemizar a questão do movimento que vai da moral á ética, mostra que uma é expressão da outra, mas são duas coisas distintas.
26-E ética já é uma resposta consciente do grupo profissional relativamente à moral profissional à moral trabalho
26-Nas sociedades pré-capitalistas, as relações de trabalho dentro do ciclo econômico eram complexos, mas eram comunitários no sentido de que se distinguiam, ou não estavam separados em seus diversos elementos
27-Não havia a separação entre a vida privada e a comunitária, não havia concepção da privacidade da vida
28-Qualquer ato que você praticasse era simultaneamente particular e publico e comunitário.
29-Não havia uma moral do trabalho especificamente, um sistema de normas especializadas não havia uma lei especificamente do trabalho
30-Não se colocava o confronto entre a individualidade e a coletividade, porque não havia essa separação. E não havia essa separação porque a vida não estava devidamente entre privado e publico. E não estava dividida porque os meios de produção social não estava privatizados, não emergia socialmente o conflito entre qa necessidade social não estavam privatizados
31-Não
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