DEPRESSÃO E NEOLIBERALISMO
Por: Marceliany • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 909 Palavras (4 Páginas) • 258 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho consta de um levantamento de dados de um centro de tratamento (CAPS) na cidade de Tauá, e uma análise critica do texto Depressão e Neoliberalismo:Constituição da Saúde Mental na atualidade.
Procuramos nos deter na análise da Depressão no contexto do nosso dia-a dia, mostrando a nossa opinião a respeito do mesmo e procurando criticar o modelo social vigente e a forma como se dão as relações nos dias de hoje.
Para concluir procuramos falar sobre as deficiências encontradas no centro pesquisado e procuras colocar nossa opinião a respeito de como poderia ser o trabalho.
DADOS DA PESQUISA
O CAPS Centro de Atenção Psicológica de Tauá Ceará, atende de dez mil a quatorze mil pessoas por ano, com diferentes tipos de problemas mentais e sociais. Ele tem como referencia tratar e beneficiar os pacientes que o procuram dando suporte para os mesmos.
O primeiro passo a ser dado é procurar o PSF (Programa de Saúde da Família), chagando lá o paciente passa por uma triagem que vai detequitar qual o tratamento a ser feito, no qual é disponibilizada, terapia ocupacional, psicoterapias, trabalhos artesanais, terapias em grupo e orientação individual. O CAPS disponibiliza profissionais de alta competência e credibilidade como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiras, terapeutas ocupacionais e seguranças.
Infelizmente algumas famílias vão procurar o tratamento para adquirir benefícios que o governo disponibiliza, iniciando o tratamento por algum tempo logo mais abandonando e ainda existe aqueles que melhoram um pouco e não querem concluir o tratamTento. O Centro tem outras formas de atendimento, fazendo visitas domiciliares no presídio, nos hospitais, tendo dois leitos disponíveis para uma analise mais focada aos pacientes com o quadro clinico muito avançado. No centro o mais grave é o F-31, no qual a pessoa se encontra fora de suas forças emocionais e sua realidade.
O CAPS também possui uma analise focada em usuários de drogas lícidas e não inlícidas que são alcoólicos e dependentes químicos, dando uma ênfase e um suporte para os mesmos. A preocupação principal é na condução do tratamento, na quebra do preconceito e na estabilização dos pacientes no meio social, resgatando e possibilitando para uma nova visão de vida, resgatando a imagem de ser humano que todos possuem.
Análise critica do texto, Depressão e Neoliberalismo: Constituição da Saúde Mental na Atualidade
Atualmente pode-se vê com clareza o aumento de problemas relacionados aos sentimentos humanos, as relações dos mesmos esta acarretando o desenvolvimento de uma doença chamada Depressão que vem tomando uma proporção imensa por vários fatores que às vezes são confundidos com uma simples tristeza. Esse quadro que é muito mais além do que uma falta de felicidade, é a perda do gosto pela vida, deixando uma cicatriz aberta e sem força para fechar.
Temos que considerar e ver os sinos em alerta quando o individuo apresenta, mostrando antipatia pra tudo, isolando-se do meio social e de sua família. Essas pessoas não assumem que estão doentes e tentam ignorar os avisos que a família e os amigos mostram. É talvez do diagnostico que sendo feito mostra com clareza que a pessoa pode ou não esta doente.
A sociedade com seus valores é o principal vilão das doenças que se alastra no meio social, são tantas as exigências impostas para as pessoas obrigadas na maioria das vezes a seguir um padrão
...