Diagnostico centro pop
Por: ticoelica • 19/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.436 Palavras (6 Páginas) • 687 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
Tutor Presencial: Rosa Maria Paes
Liliane do Socorro Monteiro da Silva (RA - 432354)
Ananindeua –Pará
-2015-
INTRODUÇÃO
Os princípios que regem o atendimento no CENTRO POP de Ananindeua, encontram-se na Política Nacional de Assistência Social/SUAS e têm como premissa propiciar um atendimento integral a indivíduos em situação de rua, vítimas de abandono, exclusão e violência.
Esta proposta tem ainda, como base, o entendimento sobre o CENTRO POP de Ananindeua, como medida de proteção à população que experimenta situações cotidianas de grave violação de direitos e vulnerabilidade social. Nesse contexto, entendemos que o atendimento, nas diversas modalidades, precisa ser reconhecido efetivamente como uma medida de proteção especial à indivíduos vulneráveis ao abandono e à violência, ou seja, em situações nas quais há ameaça ou violação a qualquer um de seus direitos fundamentais.
DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL
- Identificação do campo
Nome da Organização
Centro de Referência Especializado para População de Rua de Ananindeua-PA/CENTRO POP.
Endereço
BR 316, KM 08, Rua Júlia Cordeiro, 90 – Centro – Ananindeua – PA. CEP: 67.035-080.
1.2 Identificações do supervisor de campo
Jeronimo Cardoso Nunes
CRESS 3229-1ª Região
jeronunes@hotmail.com
- Descrição geral do campo:
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho - SEMCAT é o órgão Gestor da Política Municipal de Assistência Social que executa programas, projetos e serviços destinados ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social e/ou risco social, através da criação de sua própria rede de atendimento a mesma e responsável pela gestão do Centro POP uma vez que a coordenação do programa, projetos e serviços é de responsabilidade da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, hierarquicamente subordinada à diretoria socioassistencial da SEMCAT.
Tais ações priorizam a abordagem, atendimento e acompanhamento de indivíduos e seus familiares em suas várias modalidades, previstas na Política Nacional de Assistência Social - PNAS, mais especificamente nos serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, que garantem proteção integral para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça ou violação de seus direitos.
Atualmente, a rede de serviços socioassitenciais do município de Ananindeua encontra-se em ampla expansão ,o mesmo ainda será inaugurado. A diretriz definida para as ações do CENTRO POP deve garantir o atendimento personalizado e de qualidade Esta será a primeira experiência de implantação de um serviço destinado a este segmento da sociedade no município de Ananindeua, no Estado do Pará. Será mantido com recursos da Prefeitura Municipal de Ananindeua-PMA e co-financiado pelo Governo Federal.
Com este serviço, pretendemos implementar ações baseadas nos princípios da autonomia, buscando posicionamento diante da realidade social, percebendo-a como construção cultural, humano, passível de crítica, reformulação e transformação. Sendo importante entender que os moradores de rua são pessoas, que por diferentes motivos, encontram-se em tal situação, necessitando temporariamente de assistência pública para o atendimento de suas necessidades básicas de sobrevivência.
A metodologia será dará por meio da investigação social do usuário, sendo o assistente social responsável por viabilizar este estudo, tendo na medida do possível o contato direto com a família de origem e a identificação dos espaços que tenham relação com o usuário atendido (escola, família, vizinhança, parentes, entre outros), possibilitando o processo avaliativo e a indicação de retorno à família de origem, para quem deverá ser subsidiado trabalho simultâneo e intensivo, incidindo sobre aqueles aspectos que determinaram a permanência na rua, o atendimento a demanda dar-se-á via solicitação do MP (Ministério Publico), demais secretarias e instituições (Conselho Tutelar, UPA, etc...) busca ativa, denuncia (disque 100), e busca espontânea.
Quanto ao número de usuários atendidos podemos considerar uma média de 1 caso/dia direta/indiretamente.
- OBJETIVO GERAL:
Atender a população de rua do município de Ananindeua, nos serviços do Centro de Referência Especializado de Atendimento à População de Rua - CENTRO POP, com o objetivo da reintegração familiar e comunitária desse usuário, oferecendo um espaço de proteção e acolhida que venha criar possibilidades de resgate da autoestima e da construção de um projeto de vida.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Promover condições de desenvolvimento da autoestima, respeito e cuidado de si mesmo, melhorando as condições pessoais e sociais desses usuários;
* Preservar os vínculos familiares dos usuários, promovendo os laços afetivos e de aproximação dos mesmos, desde que não haja impedimento legal;
* Garantir a integridade física e psicológica dos usuários;
* Promover a ampliação dos Serviços da Rede, bem como articular o atendimento dos usuários aos serviços existentes no município.
PUBLICO ALVO:
Jovens, adultos, idosos (as) e famílias de ambos os sexos, que estejam em situação de rua e direitos violados, que utilizam as ruas como espaço de moradia e ou sobrevivência.
Cada usuário receberá acompanhamento terapêutico por psicólogo e assistente social, que trabalharão as relações interpessoais do grupo e situações individuais apresentadas pelos mesmos, bem como acompanhamento escolar e atividades comunitárias. Além disso, caberá a estes profissionais propiciar e acompanhar aproximações de reintegração familiar.
. A execução das ações será realizada via o estabelecimento das redes de serviços, da articulação dos vários atores e instituições para a manutenção, reconstrução e fortalecimento de alternativas para cada indivíduo que necessita dessa medida protetiva, serão utilizados vários instrumentais técnicos na investigação e atendimento ao usuário, tais como:
...