O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)
Por: Dfe54664feeb • 20/8/2016 • Resenha • 376 Palavras (2 Páginas) • 452 Visualizações
RESENHA CENTRO POP
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), previsto no Decreto nº 7.053/2009 e na Tipificação nacional de Serviços Socioassistenciais, constitui-se em unidade de referência da PSE de Média Complexidade, de natureza pública e estatal. O Centro POP representa espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua deve-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.
O que é esta unidade?
É um centro que trabalha com pessoas que estão em situação de rua no município de Parnaíba ou em qualquer outro município circunvizinhos ou que estejam necessitando.
Descrição
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania implantou o Centro Pop – em Maio de 2014.
A unidade atende ao público, de segunda-feira a sexta-feira de 07:30 às 11:30 e de 13:30 às 17:30 horas e deverá inserir os usuários no cadastro único para programas sociais.
Centro POP é um centro que trabalha com pessoas que estão em situação de rua no município de Parnaíba ou em qualquer outro município circunvizinhos ou que estejam necessitando.
Apesar de ser um centro municipal, não só atendem as pessoas de Parnaíba, mas também as pessoas que vem de fora os migrantes, pessoas em situação de rua, é um mendigo, não necessariamente é morador de rua mas por alguma circunstancia está em situação de rua
Ex: Por alguma circunstancia foi jogado para fora de casa, está desempregado então é atendido não só pessoas do município de Parnaíba, mas também pessoas que vem para o município que seja de referencia de outra cidade.
Ficha de avaliação social é uma ficha que é usada não somente pela assistente social mas também pela psicóloga pois a triagem pode ser feita tanto pela assistente social como pela psicóloga. Coleta de dados e relatos da vida do usuário para saber como o usuário chegou em tal situação. Para que se possa fazer um estudo de caso para assim ajudá-lo.
Ficha de evolução é onde tudo que é feito pelo usuário é registrado no prontuário.
Depois feito uma analise para ver qual foi sua evolução.
...