Estágio Obrigatório em Serviço Social
Por: 331989 • 22/3/2022 • Trabalho acadêmico • 3.066 Palavras (13 Páginas) • 113 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO semi PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ELLEN GOMES DOS SANTOS
PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE)
Barcarena-Pará
2021
ELLEN GOMES DOS SANTOS
PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE)
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Unopar, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I.
Barcarena-Pará
2021
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO 5
2.1 Identificação da Instituição 5
2.2 Estrutura Organizacional 5
3 OBJETIVO INSTITUCIONAL 7
3.1 Natureza dos programas e projetos 7
3.2 Política Social 7
3.3 Recursos Financeiros 9
4 AMBITO INSTITUCIONAL 9
4.1 Caracterização da População 9
4.2 Processo Decisório 10
4.3 Relação demanda/cobertura do atendimento 10
4.4 Serviço Social na Instituição 10
4.5 Cotidiano do exercício profissional 11
4.6 Relação profissional de trabalho com os demais atores institucionais 11
4.7 Dimensão Ético Política 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
ANEXOS 14
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 15
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho decorrerá sobre a caracterização socioinstitucional solicitada na disciplina de Estágio em Serviço Social I e abordará as características da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com base na Constituição Federal e através de análises feitas no site da instituição e artigos, além documentos institucionais. Temos informações referentes à contextualização histórica da instituição com a identificação, a estrutura organizacional, seguidos do objetivo institucional, os programas e projetos, a política social e os recursos financeiros.
E por fim o âmbito institucional com a caracterização da população que necessita dos serviços, o processo decisório, a relação demanda e cobertura do atendimento, a atuação do Serviço Social na instituição demostrando o cotidiano do exercício profissional, a relação desse profissional de trabalho com os demais atores institucionais e a dimensão ético política do Serviço Social na instituição.
A APAE Brasil é uma sociedade civil, filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional, com o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência, e, principalmente, assegurar-lhe o desenvolvimento e os direitos de cidadão. A primeira APAE foi fundada em 11 de dezembro de 1954 no Rio de Janeiro e atualmente elas estão presentes em quase 2000 municípios brasileiros. Dentre os seus principais programas de ação estão: sensibilização/ conscientização; prevenção; educação e habilitação; reabilitação e inserção no mercado de trabalho.
“Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.” (BRASIL, 2015).
Segundo dados levantados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, quase 25% da população do país. Com isso, ressalta-se a importância das associações como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que dão toda a assistência não só aos portadores, mas também aos seus pais e/ou responsáveis.
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
2.1 Identificação da Instituição
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro e em 1962 foi criada a Federação Nacional das APAEs e surge da necessidade de cobrir a ineficiência do Estado em prestar devida assistência às pessoas com deficiência intelectual ou deficiências múltiplas.
Em um país historicamente marcado por forte rejeição, discriminação e preconceito, as famílias dessas pessoas, empenhadas em buscar soluções alternativas para que seus filhos alcancem condições de serem incluídos na sociedade com garantia de direitos, criaram as primeiras associações com a missão de educar, prestar atendimento na área de saúde e lutar por seus direitos na perspectiva da inclusão social. Essa mobilização teve que contar com o apoio de vários profissionais que, acreditando na luta dessas famílias, empreenderam estudos e pesquisas, buscaram informações em entidades congêneres no exterior.
Foi então que no Brasil essa mobilização social começou a prestar serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessitassem, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, impulsionada pela Declaração dos Direitos Humanos, culminou na criação das APAEs.
2.2 Estrutura Organizacional
A Federação Nacional das APAEs ou APAE Brasil é a maior rede de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou deficiência múltipla e seus gestores são: José Turozi – PR: Presidente, Emanoel O' De Almeida Filho – PA: Vice-presidente, Sérgio Prodócimo – SP: 1°. Diretor Secretário, Maria De Fátima Dalmédico De Godoy – SP: 2ª Diretora Secretária, Nilson Alves Ferreira – TO: 1º Diretor Financeiro, Delton Pedroso Bastos – RJ: 2º Diretor Financeiro, William Ferreira De Lima – RN: Diretor Social, José Maria Belo: Diretor de Patrimônio, Rosane Teresinha Jahnk: Diretora para Assuntos Internacionais.
...