TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio II

Por:   •  14/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.610 Palavras (19 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

 

RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO II

GOIÂNIA-GOÍAS -2014

                                    [pic 2]

            

GESSICA FERREIRA FERNANDES - RA: 349889

       

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

RELATÓRIO DE ESTÁGIO APRESENTADO AO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DO CENTRO

DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-CEAD DA UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP COMO REQUISITO OBRIGATÓRIO PARA CUMPRIMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

                                         

 

                                                  GOIÁNIA-GOÍAS 2014                                                                              

                 

SUMÁRIO      

  1. INDENTIFICAÇAO.......................................... 04

  1. INTRODUÇÃO................................................. 05
  1. DESENVOLVIMENTO..................................... 06
  1. CONSIDERAÇOES FINAIS............................. 08
  1. REFERENÇAS BIBLIOGRAFICA.................... 09

                                                   

  • INDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: GESSICA FERREIRA FERNANDES

Curso: serviço social

Telefone: (62) 9194-0677                 e-mail: gessicaffernandes@hotmail.com

Nível do estágio supervisionado: Estágio II

Local do estágio: secrétaria municipal de assistência social –semas - cras     Curitiba II

Endereço: Rua JC -22 Qd 12A JARDIM CURITIBA II CEP: 74.480.770

Nome do (a) supervisor acadêmico (a): Juliana Duarte DE  Mendonça castro  N CRESS:3313

Nome do (a) supervisor de campo (a): Lucimara Pereira dos Santos          

N CRESS: 2121  

Carga horária: 100          Inícios: 19/08/2014                  Termino: 02/10/2014

                                                   

                                                   

 

  I – INTRODUÇAO

 Este relatório e composto da descrição das observações e algumas praticas realizadas e das experiências vivenciadas no período de regência no desenvolvimento do estágio supervisionado II do curso de bacharelado de serviço social em qual foi realizado no cras, fui encaminhado através da Semas Secretaria Municipal de Assistência Social , no estagio I  e continuo  com o estagio II na mesma unidade.

Teve como objetivo observar e ampliar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas. Bem como confronta-los com a pratica pedagógica propriamente dita, buscando afirmar que seja significativo. Encontram-se descritos também nesse trabalho as observações não só de processo de ensino e aprendizado das aulas praticas, como também do ambiente de trabalho do profissional em serviço social como um todo e dentro desse pressuposto, procurou - se observar uma forma pedagógica como uma ação sustentada em fundamentos que englobam uma linha filosófica e sua efetividade.

De inicio observamos a assistente social, agora colocamos em pratica tudo que aprendemos no estagio I e nas aulas assistidas, realizamos preenchimentos de fichas em geral, fizemos varias atividades como, por exemplo: preenchimento dos prontuários do SUAS ,ficha social ,preenchimento  de cadastro do bolsa família participamos também de eventos realizados na unidades ,festa do folclore,participamos também do fórum de assistência social e saúde (simpósio)do jardim Curitiba II , teve participação todos os assistentes sócias   de todos os CRAS e CAIS  da região. Fizemos ficha do Pronatec que são cursos de aperfeiçoamento de pessoas para o mercado de trabalho,T 

Na unidade do CRAS- centro de referência de assistência social as assistente sociais que realizam o primeiro atendimento aos usuários, o atendimento básico na unidade, esses profissionais vão dar respostas aos usuários que não necessariamente vão resolver suas demandas, pois eles muitas vezes estão  alem das possibilidades de resolução desses profissionais.

As assistentes sociais têm que ter condições dignas de trabalho com estruturas sala próprias que e muito diferente do que na realidade. Ter condições dignas de trabalho com estrutura e um direito da assistente social, trazido também no código de ética profissional do artigo7. Constitui direito do assistente social:

  • Dispor de condições de trabalho com dignidades seja em atividades publicas ou privadas de forma a garantir a qualidade do exercício profissional (código de ética /1993).

Os assistentes sociais que trabalham no cras possuem vários desafios a serem superados como falta de recursos matérias e humanos o trabalho, a falta de autonomia, condições de trabalho precário, em fim mesmo diante desses percalços os profissionais conseguem realizar seu trabalho de maneira ética, visando interesses dos usuários procurando sempre estar em contato com a legislação ligando a área para mostrar suas ações e procurar usar os métodos e recursos que tem a favor do seu exercício profissional e dos usuários.

       II - DESENVOLVIMENTO

O estágio de campo do curso de serviço social foi realizado na unidade do centro de referencia de Assistência social (CRAS) que esta localizada no seguinte endereço: Rua JC -22 Qd 12A JARDIM CURITIBA II Goiânia /GO.

Na unidade do centro de referencia de Assistência social (CRAS) que e uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidades e risco social dos municípios. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS,ou seja ,é uma unidade que possibilita o acesso de um grande numero de família à rede de proteção social de assistência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (204.2 Kb)   docx (446.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com