Exercício sobre Desenvolvimentismo e o Serviço Social
Por: Nathália Rocha • 13/11/2018 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIHORIZONTES
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
4° período - Noturno
Disciplina: Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II
Professor: Leonardo Koury Martins
Aluna: Nathália da Rocha Pereira
Gostaria de que fizessem uma leitura do que o José Paulo Netto escreve sobre o Golpe de 64 e o filme Batismo de Sangue. Baseado nestes dois referenciais sugiro fazer uma síntese levando em consideração os desafios da luta contra o autoritarismo. (levando em especial em consideração que o mesmo está entre os princípios éticos da profissão).
O filme “O Batismo de Sangue” é baseado no livro de Frei Betto que relata o período de sua vida durante a Ditadura Militar, na qual descreve os desafios dos frades dominicanos paulistas, ao passarem a lutar contra o autoritarismo pois “uma parcela da igreja se posiciona em favor dos oprimidos” (SPOSATI et al.,1998,p.21); em consequência, a oposição destes ao regime do período, é vista como “traição da pátria”.
Em consonância, segundo Netto (2011), é visto que o processo político foi potencializado por dois movimentos: operário e estudantil, na qual se posicionaram contra o regime militar. Entretanto, após a instituição do Ato n°5(AI5), conforme Netto (2011) ocasiona-se uma repressão racionaria que intensifica a censura aos opositores; convertendo o regime político ligado ao desenvolvimentismo em um estado antidemocrático.
Nesta lógica, um dos aspectos que mais se relaciona entre o filme “Batismo de Sangue” e o livro “Ditadura do Serviço Social” de Netto (2011); compreende-se na prática de segurança nacional ao longo de todo processo ditatorial, ocasionando “o fortalecimento orgânico para uma repressão desenfreada, assim como uma distensão lenta, segura e gradual” (NETTO, 2011, p.43); assim como é observado ao longo de toda película como: o planejamento e assassinato do político Carlos Marighella; e as cenas da prisão, tortura e repressão aos frades, "Tito", "Betto", “Fernando e "Oswaldo”, por estarem vinculados a Ação Nacional Libertadora (ALN), pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) sob o comando do delegado Fleury.
Referências
NETTO, José Paulo. Ditadura do Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós - 64. 16. ed. São Paulo-SP: Cortez, 2011.
SPOSATI, Aldaíza de Oliveira; et al. Assistência na trajetória das Políticas Sociais Brasileiras: uma questão em análise. 6. ed. São Paulo-SP: Cortez, 1998.
...