FHTM Do Serviço Social
Por: Mariana Passos • 8/3/2016 • Trabalho acadêmico • 824 Palavras (4 Páginas) • 697 Visualizações
[pic 1] UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS [pic 2]
REGIONAL GOIÁS
QUESTÕES REFERENTES AO TEXTO “O PROCESSO DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL: TRABALHO E SOCIABILIDADE.”
SÉRGIO LESSA
GOIÁS, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
MARIANA GRAZIELLA DE PASSOS LOPES
QUESTÕES REFERENTES AO TEXTO “O PROCESSO DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL: TRABALHO E SOCIABILIDADE.”
Trabalho apresentado à disciplina de F.H.T.M.I, à pessoa da professora Sueli, para fins de avaliativos e de conhecimento.
GOIÁS, 2015.
- O que distingue a história humana da história da natureza?
A história da natureza envolve o ser orgânico e inorgânico, a constituição de uma história fundada na evolução dos animais e das plantas. Considerando-se o fato de que sem reprodução biológica não há seres vivos, bem como o homem, a história humana depende fundamentalmente da história da natureza, uma vez que a história humana trará consigo o surgimento das relações sociais, sua evolução e consequentemente, diante do modo de produção capitalista, o desaparecimento das mesmas.
- O que é a prévia ideação ou teleologia?
Prévia ideação ou teleologia é a capacidade humana de antecipar a construção de determinada ação, mensurar seu resultado provável, prever ainda na consciência o resultado final do que pretende objetivar.
- O que é Objetivação?
Objetivação é a realização do que se imaginou na prévia ideação, a transformação do que se previu através da capacidade teleológica. Sempre pertencerá à realidade externa do sujeito.
- O que é o trabalho?
O trabalho é a característica fundante do ser social pois é através do trabalho (envolvendo os processos de prévia ideação e objetivação) que o homem transformará sua realidade interna, no sentido de sempre estar adquirindo novos conhecimentos e habilidades, bem como estará modificando o mundo natural, alterando a realidade dos indivíduos ao seu redor.
- Por que o trabalho sempre produz necessidades e possibilidades novas?
Pois cada prévia ideação trará consigo uma diferente objetivação com um resultado de trabalho também diferente, nesse sentido, a história vai sendo modificada, de acordo com a necessidade humana, sem jamais se repetir.
- Qual a relação entre trabalho e totalidade social? Por que o trabalho funda o ser social, mas a sociedade nunca se reduz ao trabalho?
Com o desenvolvimento do trabalho, as sociedades possuem a necessidade de também evoluir, buscando cada vez mais se adaptar ao mundo das relações sociais, que vem se sofisticando e se tornando mais complexo e contraditório. Entretanto, a sociedade não se reduz ao trabalho pelo fato de que a totalidade social (que abrange o conjunto das relações e complexos sociais) possui fenômenos mais complexos e amplos a serem analisados, como por exemplo a luta de classes, que embora aconteça no campo do trabalho, não pode ser reduzida à este. O trabalho funda o ser social, mas dentro do modo de produção capitalista, a totalidade sócia assume nova roupagem, complexidades e movimenta-se de forma contraditória, sendo sua compreensão, mais ampla que o processo de trabalho em si.
...