Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Por: 06061971 • 11/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.751 Palavras (8 Páginas) • 360 Visualizações
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Etapa I - movimento de reconceituação do serviço social (artigo)
Passo II - O profissional do Serviço Social, tem como objetivo maior de socorrer a população de uma realidade bastante comum em nosso cotidiano, problemas estes como o alto índice de pobreza, analfabetismo e entre outros.
Mas essa (profissão) foi criada no Brasil por um grupo de pessoas junto com a igreja católica, com um foco principal tentar resolver tais problemas em que a sociedade passava. E esse grupo de pessoas formado por professores de primário e os cristãos eram sim remunerados, mais faziam mesmo pela gratificação pessoal.
E com isso acaba se perdendo um pouco o foco da profissão de agente do Serviço Social.
Somente em 1964, foi considerada uma reunião para discutir tais críticas e melhorias nesta profissão. Duas reuniões foram inânimes sobre este debate em que ocorreu em 19 á 26 de Março de 1967 em Araxá e outra em Teresópolis 10 á 17 de Janeiro de 1970.
A reunião de Araxá focaliza o serviço social como ação a indivíduos de desajustamento familiares e sociais. Aguardando o serviço social em dois níveis macro e micro.
No micro é essencialmente profissional no macro os agentes não são menos executores da política mais formuladores das políticas sociais.
Ja o encontro de Teresópolis entraram num consenso em uma metodologia do Serviço Social para a prática profissional e científica dessa ação cívia social.
Assim entendemos que o Serviço Social precisa atuar para cada vez mais alançar mudanças significativas para os agentes e para maior plano para a sociedade em si.
Etapa II - Movimento de Reconstituição e o Seminário de Metodologia do Serviço Social
Passo I - Encontro de Araxá-MG (1967) teve como objetivo repensar a teoria básica do Serviço Social e sua metodologia. Globaliza a adequação da meodologia do Serviço Social em dois níveis de micro e macro.
O modelo micro é essencialmente operacional, no sentido de ação para o trabalhador.
No modelo macro os agentes não tem somente a função de serem executores da política social em sim de serem criadores das tais políticas.
No encontro de Teresópolis (1970) foi discutido que a metodologia do Serviço Social de uma forma profissional com um desenvolvimento mínimo cientificidade. Teresópolis propõe a redução quanto a própria condição do funcionário investidos de estatutos básicos.
Passo II e III - Os documentos foram produtos de estudos de um grupo de profissionais, para envolver maios números de assistentes sociais no Brasil. Ambos os seminários foram importantíssimos para a profissão, pois desencadearam em várias outras reuniões melhorando assim a profissão de agentes do Serviço Social, e com isso melhorando o custo de vida da sociedade e com a melhoria a ação cívica social. A melhor beneficiaria com estas melhorias são a sociedade.
Etapa III - Teorização do Serviço Social : (Livro Documento Alto Boa Vista pág. 26,37,44,49)
Documento Alto de Boa Vista . Rio de Janeiro : Agir, 1988.
Passo I e II - Augusto Conte foi um grande pensador com talvez uma das melhores idéias que o mundo ocidental presenciou. Augusto Conte foi o criador de idéias positivista que foi elaborada na Grécia seguida pelo grande Império Romano e decisiva na maior revolução da humanidade e revolução francesa.
Conte com a sua idéia positivista teve como escopo duas palavras a Sociologia e o Altruísmo. O sentido da palavra sociologia diz que é o estudo das relações entre pessoas que vivem em uma comunidade. Já a palavra Altruísmo tem o sentido de colocarmos o sentimento alheio ou o interesse alheio acima do seu próprio eu.
Se o líderes franeses como preveu Conte tivessem dado ouvidos para esse pensamento, não teria havido guerra no território Frances. Pois o objetivo de tal revolução foi de termos o direito de liberdade.
Para o agente social é um pensamento de bastante proveito pois tais profissionais tem a função de ouvir e aconselhar e tentar de melhor maneira resolver tais problemas.
Isso nada mais de ser uma pessoa estudande da sociologia pois tem de resolver conflitos entre as partes e uma pessoa sempre altruista talvez a palavra que maior se assemelha com tal cargo porque o agente tem como principal dever colocar o sentimento, o interesse alheio acima do seu.
Fenemenológico
Esse estudo é bastante interessante pois proporciona ao profissional cívico uma experiência muito importante na sua função.
Pois trata de fenômenos humanos, sem essa base de estudos o agente teria e aprender coisas de fenômenos naturais humanos, com o tempo e para chegarem em tal consenso perderiam muito com tais estudos e através dessa matéria algo dos tais fenômenos o agente aprende de forma mais rapida e segura.
Pois algumas das tais experiências o agente resolve problemas da sociedade em que ele mesmo ainda nem passou por tais dilemas. Com tal estudo proporciona o profissional uma carga de experiências muito acumulativas e proveitosas.
Telma Aparecida Donzelli faz esclarecimento muitos proveitosos neste tema, pois nos ensina que a ciência e a humanidade andam em cumplicidade.
Pois a ciência expressa tais conhecimentos preciosos para que a humanidade cada vez mais se desenvolva, pois a ciência tem a experiência de mostrar para os indivíduos de assistente sociais os erros cometidos pelos antigos profissionais e proporciona aos novos agentes o aproveito de ter a experiências anteriores e podendo dar novos métodos de ensino para posteriores agentes.
E com isso a sociedade cada vez sai melhor em situações de conflito, tendo pessoas capacitadas para resolve-las.
Passo III e IV - Reconceituação do Serviço Social : Formulações Diagnósticas (Livro pág. 43 a 47, Myrtes de Aguiar Macedo)
A dialética no modo teórico em que os autores expressam a ponte entre dois campos importantíssimos para o aprendizado.
Os campos são a teoria e a prática, a dialética liga essas duas duas bases pois em todas as profissões em todos os cargos existentes na humanidade passa pela dialética, pois em todos as profissões o homem precisa primeiramente aprender tal contexto para pô-lo em prática.
Até mesmo em nossas vidas, no nosso comportamento humano nós precisamos por tal dialética em prática, pois todos os homens começam suas vidas tendo o aprendizado ou melhor dizendo a teoria dada por seus pais, para mais em frente ou melhor mais adiante as pessoas possam pô-las em prática.
Lutando assim para conquistar tais sonhos, projetos e tudo o quanto o homem precisa para conseguir ser feliz. Para tais filósofos a dialética é expressiva em todas as tais áreas.
Etapa IV - Movimento de Reconceituação para Profissão
...