INSANIDADE SOCIAL: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DA INVISIBILIDADE E EXCLUSÃO
Por: Waldir Luiz D. • 6/3/2020 • Monografia • 1.411 Palavras (6 Páginas) • 322 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
JAQUELINE QUEIROZ THEODORO
INSANIDADE SOCIAL: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DA INVISIBILIDADE E EXCLUSÃO
A perspectiva dos que vivem em situação de rua
[pic 2]
Alta Floresta
2015
JAQUELINE QUEIROZ THEODORO
INSANIDADE SOCIAL: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DA INVISIBILIDADE E EXCLUSÃO
A perspectiva dos que vivem em situação de rua
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Politicas Setoriais Contemporaneas; Pesquisa Socil e Oficina de Formação.
Prof. Amanda Boza; Maria Angela Santini; Maria Lucimar Pereira e Rodrigo Zambon.
Alta Floresta
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
OBJETIVO GERAL 5
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
JUSTIFICATIVA 5
METODOLOGIA 6
REVISÃO BIBLIOGRAFICA 6
CRONOGRAMA 7
ORÇAMENTO 8
RESULTADOS ESPERADOS 8
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 9
4
INTRODUÇÃO
Os direitos dos cidadãos legitimados pela Constituição Federal do Brasil em seu artigo 5º onde diz que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade,...”. não é o que vemos diante dos constrastes apresentados pela desigualdade social e a marginalização das classes chamadas minoritarias, entre as quais estão a população em situação de rua. A população e situação de rua, de acordo com as normativas estabelecidas têm seus direitos garantidos na Constituição Federal, na Política Nacional de Assistência Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Decreto nº7. 053/2009.
A escolha do Tema nos leva ao estudo do abandono que acontece com pessoas de idade avançada e aquelas cujas faculdades mentais já não lhes garantem autonomia para sua sobrevivencia e cujos familiares simplesmente não se importam ou não tem condições financeiras nem psicologicas para auxiliá-los, ou mesmo aquelas que sofrem algum tipo de violencia domestica, enfim, são inúmeros os motivos que levam pessoas a sairem do seu seio familiar para viver nas ruas.
Desde o seu nascimento, o Serviço Social esta inserido nas lutas sociais em nosso país. Considerando todos os eventos dos movimento e dos insrumentos utilizados pelo Serviço Social, faremos uma pesquisa utilizando o metodo bibliografico e o estudo de dados para expor a importancia do profissional de serviço social dentro da sociedade brasileira na luta contra a exclusão e o apoio ao empoderamento dos usuários enquanto individuos capazes, dotados de inteligencia. A qualidade de vida é uma das variaveis significativas no processo de desenvolvimento do indivivuo, envolvendo todos os seus direitos fundamentais. Com base nisso, nosso estudo irá apresentar como é a vida de invisibilidade e exclusão diante da sociedade insana que dita padrões e falsas ideologias.
DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Atraves da pesquisa, expor a figura da população em situação de rua diante das fragilidades sociais impostas pela sociedade, a invisibilidade e a exclusão por eles enfrentadas, e as possiveis causas dessa questão social.
5
OBJETIVO GERAL
Compreender o campo de atuação do profissional de Serviço Social dentro das politicas sociais que tratam dos direitos fundamentais e da inclusão para a população em situação de rua nas politicas públicas, bem como os instrumentos utilizados no enfrentamento desse processo histórico de exclusão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os instrumentos utilizados pelos assistentes sociais no contexto apresentado;
- Analisar a eficácia e importancia das politicas públicas voltadas para a população em situação de rua;
- Apontar a influencia da sociedade diante dessa questão social e as causas que levam a essa situação de vulnerabilidade.
JUSTIFICATIVA
A pobreza e as desigualdades sociais já fazem parte da realidade brasileira há decadas, em nosso municipio não poderia ser diferente, ou melhor, diriamos que poderia sim. Analisar os projetos e programas sociais faz parte das atribuições do assistente social, sendo assim, buscamos a compreenção da dinamica e a eficacia dos resultados da aplicabilidade das politicas públicas como instrumento da demanda apresentada no atual contexto de marginalização da população em situação de rua em nosso municipio, aprofundando o conhecimento e atuando como transformadores em nossa futura profissão, contribuindo para o “ser social” de todos os cidadãos por direito. Quando falamos em população em situação de rua, podemos citar pessoas de todos os generos, idades e origem, inclusive famílias inteiras, conforme Costa, 2005:
...