Introdução aos estudos literarios
Por: CarlaMarcielCruz • 10/5/2015 • Ensaio • 303 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
Introdução aos estudos literários
Evidentemente, o fenômeno da intertextualidade está ligado ao "conhecimento do mundo", que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de textos. O diálogo pode ocorrer em diversas áreas do conhecimento, não se restringindo única e exclusivamente a textos literários.
Com a leitura das imagens e dos poemas a baixo, observei a intertextualidade tanto nas gravuras quanto nas poesias, onde relata o mesmo assunto, a busca de um personagem por algo.
Um dos grandes questionamentos desses textos é sempre o mesmo a busca de Dom Quixote que no caso é o herói pela realidade. Nota-se também que esses textos são repletos pelos devaneios que o personagem comete ao desenrolar da narrativa.
A intertextualidade acontece quando os autores querem passar algo para os leitores daí utilizam vários textos para dar subsidio para o que eles estão falando. Utilizam se da linguagem de sinais, dramatização ou até mesmo os textos escritos.
Um texto ou uma imagem nunca é criada do nada, sempre terá um ponto de partida, foi o que aconteceu com as pinturas de Portinari e Picasso onde tem uma ligação bem grande com os poemas de Carlos Drummonde de Andrade e José Luizs Borges e a musica dos Engenheiros do Hawaii.
Eles fazem essa intertextualidade ligando sempre um texto ao outro e quando também se trata do mesmo personagem. O fato dos textos serem literários não influênciam, pois os personagens conversam entre si mesmo. Portanto intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada por um citar o outro.
Referências
pt.wikipedia.org/wiki/Intertextualidade
br.answers.yahoo.com › ... › Ajuda para Lição de Casa -
...