MÃES E ADOLESCENTES E O DESMAME PRECOCE
Por: Antonio Alves • 1/2/2018 • Trabalho acadêmico • 2.045 Palavras (9 Páginas) • 304 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO E ANALÍTICO DE ESTÁGIO (PRIMEIRA ETAPA – ESTÁGIO I)
MÃES E ADOLESCENTES E O DESMAME PRECOCE
Autor Simone Medeiros Gaia
Professor-Orientador: Fabiane Tocantins Sousa dos Santos
CRESS Nº: 4491 da 1ª Região
Professor-Tutor Externo: Adriane Goreti do Carmo e Silva
CRESS Nº: 3743 da 1ª Região
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Habilitação (TURMA) – Estágio
dd/mm/aa
INTRODUÇÃO
Fui inserida para estágio supervisionado no período de 11 de julho a 23 de agosto, no Centro de Referência Integral da Saúde da Mulher e da Criança (CRISMC) com carga horaria de 130 horas.
O CRISMC tem a missão de garantir o direito de cidadania, de acordo com o Art. 2º da Constituição Federal que diz: “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. A Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990 em seu § 1º diz: “É dever do Estado garantir a saúde, que consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem á redução de riscos de doenças e de outros agravos estabelecendo condições que assegurem acesso universal e igualitário ás ações e aos serviços para a sua promoção e recuperação”.
Acompanhei 40 atendimentos á crianças em situação de desmame precoce, filhos de mães adolescentes feitos pelo CRISMIC, durante o período de estágio, a partir de abordagens na busca de soluções e através de orientações e encaminhamentos aos departamentos competentes, que levaram a propôr um Projeto de Intervenção com o seguinte Tema: “MÃES ADOLESCENTES E O DEMAMAE PRECOCE”, visando alcançar os seguintes objetivos:
Garantir que todas as mães recebam as informações necessárias para o aleitamento materno, combater o uso de chupetas e demais acessórios que venham a interferir e propiciar o desmame precoce, buscar ações que visem erradicar o este problema, Mobilizar todos os recursos necessários para as ações, eles material ou humano, Intensificar ações que visem acompanhar, orientar e facilitar a chegada de informações ás mães usuárias, Intervir com ações que desenvolvam o conhecimento para contribuir, reforçar, capacitar, auxiliar, acompanhar, aprimorar, articular todos os segmentos para que alcancem os objetivos pretendidos.
Com este Projeto de intervenção, pretendo mostrar a importância do aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida, sendo a forma mais apropriada e ideal para a alimentação de uma criança, atendendo suas necessidades nutricionais, e favorecendo seu crescimento e desenvolvimento.
1 RELATO E ANÁLISE DO PROCESSO DE ESTÁGIO
Meu processo de estagio deu-se no período de 11 de julho a 23 de agosto, no Centro de Referência Integral da Saúde da Mulher e Crianças (CRISMC) com carga horaria de 4h diárias, de segunda a sexta, num total de 130horas, em 31 (trinta e um) dias.
A supervisão de campo estava sob a responsabilidade da Assistente Social Adriane Goreti do Carmo e Silva, CRESS Nº: 3743 da 1ª Região. O estágio supervisionado tem sido um momento de muita importância ao meu aprendizado, pois através dele estou tendo a chance de observar e conhecer a realidade social e a atuação da Assistência Social, adquirindo, assim, habilidade para poder exercer a profissão de forma responsável e capacitada.
O CRISMC – Centro de Referencia Integral a Saúde da Mulher e da Criança, trabalha com a demanda de crianças e mulheres, sendo crianças de zero a 7 anos; mulheres grávidas e em situação ginecológica da zona urbana do Município de Cametá e municípios vizinhos.
O CRISMIC atua na área de saúde na atenção básica com objetivo de conceder um atendimento de qualidade á saúde da mulher e da criança. A maioria da população atendida pelo CRISMIC é de usuárias que buscam atendimento pré-natal e consultas infantis que estão inseridas nos programas de saúde oferecidos pela instituição:
PROAME (atende crianças de zero a dois anos e prioriza o aleitamento materno até o sexto mês de vida), PAISC (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança de 06 meses até sete anos de idade), PRÉ-NATAL (Orienta e acompanha a gestante no Pré-natal e no pós-parto), PLANEJAMENTO FAMILIAR (orienta e acompanha a distribuição e o uso de métodos contraceptivos); PREVENÇÃO AO CANCER DE COLO DE UTERO (Coleta o material, encaminha para ser analisado em Belém, recebe e entrega o resultado) além de encaminhamentos externos referentes às redes de serviços do município.
Durante o Estágio, observo que todas as crianças e gestantes antes de qualquer atendimento profissional passam por uma avaliação de peso e estatura tendo em vista sua avaliação nutricional. Sendo que dos 180 casos de atendimento a crianças que acompanhei, 120 casos se referiam a problemas no aleitamento materno nos primeiros 02 (dois) anos de vida e desse total, 80 casos foram de desmame precoce nos primeiros 06 (seis) meses e as mães eram menor de idade.
O levantamento de demandas é uma importante ferramenta que permitia ao Assistente social, intervir no processo a partir das abordagens na busca de soluções, através de orientações e encaminhamentos aos departamentos competentes, a partir dai, propus a fazer um Projeto de Intervenção com os seguintes objetivos:
Garantir que todas as mães recebam as informações necessárias para o aleitamento materno,
Combater o uso de chupetas e demais acessórios que venham a interferir e propiciar o desmame precoce,
Buscar ações que visem erradicar o desmame precoce,
Mobilizar todos os recursos necessários para as ações sejam eles material ou humano,
Intensificar ações que visem acompanhar, orientar e facilitar chegada de informações as mães usuárias,
Intervir com ações que desenvolvam o conhecimento para contribuir, reforçar, capacitar, auxiliar, acompanhar, aprimorar, articular todos os segmentos para que alcancem os objetivos pretendidos.
...