O Desenvolvimento das Políticas Sociais a partir de 1930
Por: asuzan • 17/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.493 Palavras (10 Páginas) • 263 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera São Bernardo
Serviço Social
DISCIPLINAS:
Direitos Humanos;
Ética Profissional;
Fundamentos das Políticas Sociais;
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III;
Psicologia e Serviço Social II.
[pic 2]
Ana Paula Umezu Nunes
Caroline Isabel Santos Ferreira de Castro
Eliane Pereira Duarte
SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP
25 de Novembro de 2017
O Desenvolvimento das Políticas Sociais a partir de 1930
TUTORA PRESENCIAL: Thaís Acosta Gamma
TUTORA À DISTÂNCIA: Marcia Marenga
Desafio Profissional referente ao terceiro semestre do Curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera São Bernardo, requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social
Orientador (a): Thais Acosta Gamma
SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP
25 de Novembro de 2017
RESUMO
Dado o desenrolar da história da humanidade ao longo dos séculos podemos observar que como diz a autora Maria Cristina Piana, o Serviço Social vem se ampliando e melhorando suas estratégias de enfrentamento da Questão Social desde a criação das políticas sociais, que surgiram exatamente entre a transição do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista no final do século XIX, o que acarretou em uma sociedade com vastos exércitos de proletários a serviço da Burguesia, que por fim das contas acabavam enxergando as políticas sociais não como deveres do Estado perante as famílias e o mercado, mas como conseções, ou até mesmo recompensas por seus serviços que eram explorados de forma desumana, sem que houvessem leis trabalhistas que delimitassem quantas horas de trabalho se poderiam ser exercidas, quais seriam os benefícios básicos para o trabalhador, entre outros muitos fatores que com o passar do tempo passaram a ser exigidos pelos trabalhadores.
O Brasil vem seguindo desde 1930 até os dias atuais com muitos processos de desenvolvimento econômico, modernização social, períodos autoritários, e claro, crises políticas e econômicas. Sabemos também que como comentado inúmeras vezes por PIANA (2009) no material de trabalho “Construção do Perfil do Assistente Social”, o processo de criação e formação das políticas sociais se deu de forma totalmente desigual perante a sociedade, pois não atendia a população que realmente necessitava. Mas com o passar do tempo, mesmo com todas as desigualdades e dificuldades da sociedade frente a formação de políticas sociais necessárias, foi estabelecido na constituição de 1988 que é dever do Estado prover os serviços básicos como saúde, educação, saneamento básico e a previdência social.
Em todo esse emaranhado de problemas estampados na face da sociedade dos 4 períodos em que as políticas sociais foram sendo criadas e estabelecidas, os assistentes sociais também se aprimoraram no seu fazer profissional, trabalhando intrinsicamente ligados a questão social que se tornou seu objeto de estudo, buscando sempre se inovar frente as demandas da sociedade.
Sumário
INTRODUÇÃO 5
DESENVOLVIMENTO 6
∙ Desenvolvimento das Políticas Sociais em 1930 6
∙ Atual Cenário das Políticas Sociais, conflitos e precarização no mundo do trabalho 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12
INTRODUÇÃO
É uma proposta bastante complexa apresentar as reflexões sobre o tema muito discutido e trabalhado pelo Serviço Social, as políticas Sociais. Existem muitas ramificações que podem surgir a partir das análises das políticas sociais atuais e até antes implementadas no Brasil, tanto porque não podemos analisa-las separadamente, pois uma se criou e remodelou a partir da outra até chegarmos as políticas que temos na vigência atualmente, que se relacionam a todo o momento com os níveis econômicos, políticos e sociais da sociedade.
O Serviço Social, inserido no modelo societário do capitalismo, é uma profissão responsável pela mediação entre o Estado, Burguesia e a Classe Trabalhadora, que busca sempre enfrentar os males da sociedade em geral enfrentando a “Questão Social”
As políticas sociais tiveram momentos em que se intensificaram e momentos em que não tiveram tanta atividade, ela é dividida em 4 períodos de tempo até chegar nos dias atuais onde podemos perceber que conseguimos evoluir muito em relação as políticas estabelecidas, mesmo com muitas pedras no caminho.
DESENVOLVIMENTO
- Desenvolvimento das Políticas Sociais em 1930
Com relação as Políticas Sociais de 1930, ao se pensar que o estado como provedor de políticas sociais deve-se pensar na dinâmica deste com as famílias e o mercado, vindo que sua atividade varia de acordo com a atividade dos demais. O seu provimento pode ser dividido em 4 partes, de 1930 a 1964, de 1964 a 1985, de 1985 a 1994, até atualmente, e demostra que apesar de apresentar essas poucas efetivas, evoluímos de maneira significativa.
Na maioria dos países há uma mistura de provação pública e privada. O estado e o mercado interagem ao longo da história e definem as formas de provisão social nos países. Desde 1930, o brasil passou por um processo de desenvolvimento econômico, modernização social e participação política acompanhada de períodos autoritários e de crises econômicas. Mas é valido lembrar que esse processo de evolução das políticas sociais ocorreu de maneira desigual, sem atender a população que realmente precisa. Na constituição de 1988, passa-se a ficar claro que o dever do estado é de maneira universal atender os serviços básicos como saúde, educação de qualidade e previdência social.
...