O PROJETO DE PESQUISA
Por: soniafink • 4/5/2015 • Projeto de pesquisa • 2.343 Palavras (10 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO..................................................................6
3 CONSIDERAÇÃO FINAL.......................................................................................10
REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
INTRODUÇÃO
A Coordenadoria do Idoso caracteriza-se pelo atendimento à população acima de 60 anos, residente em Montes claros – MG, esta é desenvolvida através de um conjunto de atividades estratégias de motivação, tendo em vista a proteção, amparo e promoção social. Tendo por missão elaborar e programar políticas públicas com o objetivo de canalizações e estratégias voltadas para a garantia da autonomia, integração e participação do idoso na sociedade.
Cabe ao órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, implementar programas, serviços e ações afirmativas que visam a promoção e defesa dos direitos da população idosa, a eliminação da discriminação e sua inserção na vida econômica, política, cultural e social. Para a viabilização de suas competências, cabe ainda à Coordenadoria do idoso promover a articulação de redes de entidades parceiras, objetivando o aprimoramento das ações de atenção à população idosa.
O papel dessa coordenadoria é articular e coordenar o setor público, o privado, o voluntariado e a sociedade civil organizada, em prol de ações que melhorem o bem-estar e a qualidade de vida do cidadão de terceira idade.
A Proteção ao idoso encontra-se prevista nos arts. 43 e 45 do Estatuto, sendo que, nestes artigos a lei é bem especifica quanto a finalidade social, ou seja, dedica-se à conservação dos laços familiares e uma consequente inserção da sociedade.
Cabe ao Ministério Público a fiscalização dos interesses dos idosos como intuito de fazer valer a lei, daí a informalidade dos procedimentos decorrentes da mesma.
Na esfera constitucional no artigo 230, Caput da Constituição Pátria, o legislador elegeu a família como o primeiro ente responsável pelo idoso, de modo que até mesmo os programas criados para o amparo aos idosos, de preferência, devem ocorrer no próprio lar, legando o encaminhamento a abrigos como derradeira solução, admitido apenas aos idosos abandonados à própria sorte.
Os maiores de 60 anos são os principais frequentadores da Coordenadoria do Idoso , onde encontram estruturas de aprendizado e acesso à internet, em Laboratório de Informática do Projeto CATIVI. O acesso à internet oferece a oportunidade de conhecer outras culturas. A inclusão ao mundo globalizado da tecnologia oferece maior segurança quando precisarem tirar uma senha eletrônica ou usarem um terminal bancário.
A Coordenadoria do Idoso trabalha junto com o Conselho Municipal do Idoso, promovendo a interação entre cidadãos, organizações e outras estruturas sociais, acionando ou criando novos recursos sociais e desenvolvendo a participação e a capacidade organizativa dos indivíduos e grupos.
O referido projeto reuniu idosos com alguma expressão cultural, artística, profissional que demonstrarem o desejo de participação e transmissão de conhecimentos a outras pessoas da comunidade.
Estes idosos voluntários atuaram junto a outros idosos, funcionários da Coordenadoria do Idoso, Conselheiros e grupos de terceira idade, Conviver Idoso, com a finalidade de identificar problemas da população idosa e, juntos, buscarem formas de solucioná-los.
Desta forma, o projeto promoveu o protagonismo na velhice, possibilitando que este idosos assumam o papel de agentes de transformação, com significado para a sociedade, exercitando, assim , sua cidadania.
O direcionamento do projeto Direito do Idoso teve por finalidade promover o conhecimentos dos direitos do idoso e potencialidades e reflexão a cerca da experiência do grupo, assim como também relaciona idéias para ação de vida. Com isto, buscamos trabalhar os aspectos sejam atingidos, os direitos fundamentais do idoso, nos âmbitos social, de saúde, físicos, financeiros e mentais são assegurados pela legislação, no entanto, surge a indagação se os idosos conhecem seus direitos e se consideram que seus direitos são respeitados. Para responder a essas indagações é necessário que os principais interessados no assunto, os próprios idosos, sejam ouvidos.
Para isso, este estudo objetivou identificar o conhecimento de idosos a respeito dos seus direitos e se consideram que esses direitos são respeitados, que são fundamentais. Pretende-se com este projeto ir até ao grupo de convivência do CRAS Santos Reis, buscando conduzi-los almejando ainda estabelecer um contato mais próximo com a família e passado conhecimento sobre seus direitos, visto que no Brasil, ser idoso é vencer a barreira do tempo em 60 anos e estar amparado pela Lei 8842/94, Decreto 1948/96 e Lei 10.741/03, conhecido como Estatuto do Idoso. O primeiro direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 foi: “A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar garantindo-lhes o direito à vida”. (Artigo 230). O seio familiar é o principal responsável pelo idoso, que foi ou ainda é chefe da família. Isto significa dizer que é responsabilidade e obrigação de todos nós, filhos, netos, sobrinhos, lutar pelo direito da terceira idade.
A efetivação de cidadania da população Idosa foi desenvolvido pela a Coordenadoria do Idoso, Conselho Municipal do Idoso, grupos de terceira idade , APAS, Conviver Idoso em parceria com entidades comunitárias, Faculdades.
Estas entidades e idosos foram convidados a participarem de uma reunião de apresentação do Projeto, esclarecendo dúvidas e planejamento do inicio da intervenção.,visando a sensibilização dos voluntários. É importante lembrar os aspectos éticos, Lei do Voluntariado e termo de Adesão.
...