O Projeto de pesquisa
Por: Marthaoliveira • 11/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.532 Palavras (7 Páginas) • 157 Visualizações
SUMÁRIO
1-Introdução________________________________________________________3
2- Tema e delimitação do tema de pesquisa_______________________________4
2.1- Delimitação do tema______________________________________________4
3-Objetivo geral______________________________________________________4
4-Objetivos específicos________________________________________________4
5- Justificativa _______________________________________________________4
6- Problema_________________________________________________________5
7-Hipotese__________________________________________________________5
8-Metodologia_______________________________________________________5
9-Referencial teórico__________________________________________________6
10-Cronograma______________________________________________________7
11- Considerações finais______________________________________________8
12-Referencias bibliográficas___________________________________________9
1. Introdução
A educação é um direito social que deve ser entendido sobre vários aspectos: econômico, social, político, moral e cultural. A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205, estabelece que:
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será provida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Assim, entende-se que a escola não é o único lugar de educação, mas que esta deve ser compartilhada com a família e a sociedade. Outras instituições que pratiquem cidadania, entre estas a família, que é primeira instituição com a qual o sujeito terá contato, devem participar da construção moral, intelectual, cultural e social dos indivíduos.
A escola é um rico espaço de construção e formação da cidadania, ou, que pelo menos deveria ter tal funcionalidade. Isso não quer dizer que outras instituições como igrejas, forças armadas, as empresas, as famílias, e de certo modo, os sindicatos também não têm a responsabilidade de formação e preparação do exercício da cidadania. Mas, pode-se dizer que é uma das mais fundamentais instituições. (Costa, 2006, p. 37-38):
Analisar a educação como direito social faz perceber que esta apresenta muitos problemas sociais, entre eles a evasão escolar, que será tema de estudo neste trabalho. A evasão escolar é um problema social histórico no Brasil e demanda políticas públicas voltadas para a educação. Assim sendo, a pesquisa desvelará os motivos que levam à evasão escolar, bem como a proposição de intervenções na realidade educacional.
Assim, compreende-se que a evasão escolar é um problema enfrentado pelos alunos e seus familiares, estando ligado às várias expressões da questão social que se apresentam ao cotidiano dos indivíduos. O trabalho proposto neste projeto de pesquisa objetiva identificar as motivações e identificar formas de intervenção capazes de trazer esses adolescentes de volta à escola: espaço de construção da cidadania.
2. Tema
Causas e conseqüências da evasão escolar.
2.1. Delimitação do tema
Causas e conseqüências da evasão escolar.
3. Objetivo Geral
- Identificar os motivos e as conseqüências da evasão escolar e propor intervenções para redução da mesma.
4. Objetivos específicos
- Identificar os motivos que levam os adolescentes à evasão escolar;
- analisar o perfil sócio-econômico dos alunos em evasão escolar;
- realizar uma análise crítica e reflexiva sobre as causas e consequências da evasão escolar.
5. Justificativa
A partir do entendimento da evasão escolar como problema social, econômico, cultural e moral, faz-se necessário um estudo da realidade a fim de constatar os motivos que levam tantos adolescentes a se evadirem da escola e propor intervenções que favoreçam na redução da evasão escolar.
Percebe- se a necessidade de um profissional preparado para lidar com as diversas expressões da questão social que resultam na evasão escolar. Neste sentido, o Serviço Social é uma profissão capaz de interpretar de forma crítica a realidade vivenciada pelo evadido e sua família, intervindo de forma a viabilizar melhorias para o sujeito e a sociedade “possibilitando um desvelamento dos motivos que acarretam a evasão escolar desvendando limites e possibilidades para que possam propor alternativas objetivando a permanência e o retorno do adolescente a rede de ensino.” (LUCHETTI, LÁZARO, SILVA, 2010, pág. 13)
A pesquisa proposta neste projeto poderá servir como subsídio para futuras decisões quanto à inserção do assistente social nas escolas como forma de redução da evasão escolar, bem como das expressões da questão social que resultam nessa. É altamente relevante na formação do profissional do Serviço Social, possui grande importância para o desenvolvimento de um profissional bem qualificado e apto a atender as necessidades cotidianas da nossa sociedade.
6. Problema
Quais os motivos que levam à evasão escolar?
7. Hipótese
A falta de qualidade na educação pública, a necessidade de trabalhar, a gravidez na adolescência, o envolvimento com drogas, a falta de incentivo dos pais, a má remuneração e falta de preparo dos profissionais da educação são fatores que contribuem para a evasão escolar.
8. Metodologia
Este trabalho será baseado em pesquisa bibliográfica e de campo. Será utilizadas a pesquisa quantitativa. A pesquisa bibliográfica realizada neste trabalho será feita a partir de material já elaborado, constituído de livros, artigos científicos, resoluções, legislações pertinentes e publicações com o intuito de obter dados concretos e idéias sobre o assunto.
A pesquisa de campo terá o objetivo de analisar e compreender o contexto sócio-histórico e cultural dos adolescentes evadidos, possibilitando assim maior entendimento e intimidade com o assunto abordado. Para tanto, realizar-se-á estudo de caso em uma instituição de ensino do território estudado.
Um conjunto de dados que descreve uma fase ou a totalidade do processo social de uma unidade, em suas várias relações internas nas fixações culturais, quer seja unidade: uma pessoa, uma família, um profissional, uma instituição social, uma comunidade ou uma nação. (FURTADO apud YOUNG, 2000, p.45)
...