O RELATÓRIO DE ESTAGIO II
Por: gi2020 • 11/5/2020 • Relatório de pesquisa • 3.253 Palavras (14 Páginas) • 193 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO................................................................................3
2 JUSTIFICATIVA....................................................................................4
3 OBJETIVOS..........................................................................................5
3.1 OBJETIVO GERAL..........................................................................5
3.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS ...........................................................5
4 PÚBLICO ALVO....................................................................................5
5 METAS A AINGIR..................................................................................5
6 METODOLOGIA.....................................................................................6
7 RECURSOS HUMANOS.......................................................................15
8 PARCEIROS OU INSTUTUIÇÕES APOIADORAS..............................15
9 AVALIAÇÃO..........................................................................................15
10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.........................................................16
11 BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA........................................................16
1 – apresentação
O estágio II realizado na instituição do Lar Escola Nossa Senhora Conquistadora, onde acolhem crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, que foram desvinculados da família judicialmente, por denúncias feitas ao conselho tutelar ou por pedido das próprias crianças e adolescentes. São abrigadas e devidamente atendidas por acompanhamento assistenciais e psicológicos.
O projeto de intervenção será realizado na sede da instituição, Núcleo I, com os adolescentes, com a temática sobre Adolescência e Sexualidade, que visa proporcionar uma maior aproximação com os internos aptos a aprender mais sobre o assunto, por meios de palestras e dinâmicas para que assim tenha uma visão maior sobre a temática aplicada.
O Lar Escola Nossa Senhora Conquistadora é uma entidade de assistência social à criança e ao adolescente, com personalidade jurídica e administração própria, de caráter beneficente e filantrópico. Tem sua Sede Localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto n° 1700, centro, na cidade de São Luiz Gonzaga- RS, está inscrito no CNPJ n° 02.903.198/0001-49. Tendo 2 núcleos onde o Núcleo I fica localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto n° 1700, centro e o Núcleo II localizado na Rua João Goulart n° 1368, Bairro da Gruta, ambas na cidade de São Luiz Gonzaga- RS.
2 – JUSTIFICATIVA
Dando continuidade ao estágio I onde foi realizado a caracterização da instituição Lar Escola Nossa Senhora Auxiliadora, no município de São Luiz Gonzaga/RS, que auxilia famílias, crianças e adolescentes, com ajudas psicossociais e amparo, foi observado que além dos trabalhos profissionais da instituição, pessoas de fora, como a comunidade e parceiros também ajudam de forma em que possam informar e apoiar essas crianças e adolescentes principalmente que são abrigadas, através de palestras, visitas etc...
Com isso o projeto de estágio foi feito principalmente através das observações que ocorre e são desenvolvidas por profissionais de assistência social e psicologia com as crianças e adolescentes através do acolhimento institucional. A partir daí foi observado que ambas estão vulneráveis em certos assuntos, principalmente os adolescentes, por muitas vezes não terem os pais ou algum familiar para falar sobre o início das suas vidas sexuais e com poucas informações para tirar as dúvidas e questionamentos. Então assim quanto mais informações tiverem, de várias formas, através de palestras, debates, melhor vai ser para que eles possam levar adiante, durante a vida após mesmo depois de serem desvinculados da instituição.
O assistente social é um visibilizador de acesso as políticas sociais, projetos, programas, recursos que garantam o bem-estar do grupo de pessoas com quem ele trabalha. A atenção de um assistente social deve estar voltado à esse grupo, principalmente se esses adolescentes estarão vulneráveis a qualquer tipo de situação no decorrer do vínculo na instituição ou até pelo resto da vida deles.
3 - OBJETIVO
3.1 OBJETIVO GERAL
Promover encontros com os adolescentes vinculados do Lar Escola Nossa Senhora Auxiliadora, por meio de oficinas, para debater e questionar sobre a sexualidade na adolescência, mesmo que eles não estejam em um convívio familiar possam falar sobre o assunto.
3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Levar conhecimento sobre adolescência e sexualidade.
- Informar, debater, questionar os métodos de proteção, DST’s.
- Dinâmicas em grupos.
4 – PÚBLICO ALVO
Os adolescentes internos do Lar Escola Nossa Senhora Conquistadora.
5 – METAS A ATINGIR
- Esclarecer sobre o início da vida sexual na adolescência.
- Levar conhecimento sobre prevenção de gravidez e DST’s.
- Fazer com que os adolescentes possam se expressar, tirando dúvidas e esclarecer sobre sexualidade.
6 – METODOLOGIA
1º dia de oficina:
Será realizado no primeiro encontro, um breve resumo sobre adolescência e sexualidade e a distribuição de um texto chamado “Adolescente” de Içami Tiba e um texto sobre sexualidade. Logo após a leitura eles irão responder um questionário do que eles entendem e sabem sobre sexualidade na adolescência.
...