O RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO
Por: jaicy • 23/11/2021 • Projeto de pesquisa • 545 Palavras (3 Páginas) • 1.060 Visualizações
[pic 1]
MODELO - RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO
Nome:Jaicy Cabral dos SantosRU:2286482
Local de Estágio: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Supervisor de Campo: Maria Carolina Moraes do Carmo CRESS:10496
TEMA: A Atuação do Assistente Social no CRAS
- INTRODUÇÃO
O presente relatório tem a finalidade de descrever as atividades desenvolvidas no campo de estágio. O projeto de intervenção constitui-se como uma das exigências da disciplina do estágio supervisionado, cuja finalidade é apresentar os resultados propostos que nesse caso o tema foi Atuação do Assistente Social no CRAS. Especialmente no CRAS desenvolvem-se as ações como: acolhimento, atendimento psicossocial, visita domiciliar, acompanhamento familiar aos programas sociais: Bolsa Família, Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Grupo de Gestante e Primeira Infância. A equipe do CRAS presta informação e orientação para a população, bem como articula com a rede de proteção social no que se refere aos direitos da cidadania.
Para a execução do projeto contei com as parcerias:
Centro de Referência de Assistência Social-CRAS- SUAS
Assistente Social
Usuários
Os principais instrumentos e técnicas utilizadas durante o estágio foram: abordagem e plantão social; entrevista; visita domiciliar; observações; pesquisas (documental, exploratória) registros de atividades e de práticas. De forma peculiar, como uma ação do estágio obrigatório, foram desenvolvidas, para a execução do projeto de intervenção, materiais tais como folhetos, didáticos, informativos e de divulgação.
Foi adotada uma metodologia com enfoque informativo e com caráter conscientizador.
- DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS
O projeto atingiu o objetivo que era de orientar os usuários e suas famílias sobre a importância do assistente social dentro do CRAS e informar a sua atuação no espaço sócio-ocupacional, informar que o assistente é muito mais do que conceder auxilio alimentar.
Foram confeccionados folhetos informativos e entregues aos usuários, a concretização do projeto se deu logo após cada atendimento, ocorreu no CRAS, também foram colocados folhetos na recepção para ser entregue aos usuários.
No primeiro momento, era feito o atendimento com os usuários, eles eram acolhidos e traziam suas demandas que na maioria das vezes era o requerimento de auxilio de segurança alimentar, logo em seguida dos atendimentos era apresentado o Projeto de Intervenção, justificando sua necessidade devido a uma demanda identificada no decorrer do estágio supervisionado. Logo após, eram lhes dado o folheto com a temática do projeto, que teve como enfoque principal orientar o púbico alvo, apresentar para eles o que o assistente social faz dentro do CRAS, e mostrar que não se resume em concessão de auxílio alimentar, apresentando assim as competências do técnico dentro do CRAS.
O público alvo foi beneficiado com a execução do projeto, pois lhes foi concedido um direito, que é o acesso a informações, dando-lhes a oportunidade de conhecimento em relação ao tema proposto nesse projeto.
Devido a pandemia da COVID-19 foi realizado dessa forma, visto que não estão ocorrendo encontros como palestra e oficinas, e a participação do público alvo foi considerada razoavel, já que
- CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO
Descrever os limites e possibilidades das ações propostas e redimeionar novas ações para o andamento do projeto.
...