O Regresso
Por: Fernando Urias • 25/3/2016 • Resenha • 483 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
Introdução.
A escolha do tema deste trabalho de conclusão de curso (TCC) surgiu em decorrência de experiências pessoais, através de familiares de uma participante do grupo e vivências no campo de estágio Tenda Alcantara Machado onde foi feito contato com ex presidiários que compartilharam de suas experiências.
Observando o sistema prisional brasileiro, nós despertou o interesse de realizar um estudo mais aprofundado sobre o egresso do sistema prisional para constatar quais são as ações realizadas para contribuir com sua reintegração na sociedade. Este estudo esta relacionado com a proteção social e as ações realizadas para sua emancipação e autonomia onde definimos o seguinte objeto: O egresso do sistema prisional do estigma á inclusão social.
O objetivo geral deste trabalho é identificar quais as intervenções são realizadas dentro da instituição prisional, para qualificar e medir a (re) inserção social dos egressos no mercado de trabalho, visando a sua autonomia em sociedade.
Os objetivos específicos são: analisar a assistência prestada ao interno a aos seus familiares, identificar quais são as atividades desenvolvidas pelo profissional assistente social com os egressos, avaliar se as intervenções existentes estão conseguindo alcançar seus objetivos, identificar quais são as políticas públicas disponibilizadas pelo governo para assegurar o direito dos detentos, compreender o que é preciso para firmar parcerias com empresas, para vagas posteriores ao cumprimento da pena, mensurar os estigmas que marcam os egressos.
A metodologia utilizada no desenvolvimento deste TCC foi pesquisa bibliográfica, pesquisa documental á partir de livros e artigos científicos relacionados com o tema, entrevista semi-estruturada com os egressos e seus familiares , Assistente Social, e o gerente da instituição, estudo de campo, abordagem com os egressos da instituição pesquisada, saber de forma qualitativa sobre a questão em si , com questionário de perguntas fechadas sobre o sistema e sua visão sobre o sistema prisional. A pesquisa foi realizada na Tenda Alcantara Machado, na vida cotidiana dos pesquisados o método adotado foi o dialético, com questionário aplicado com cinco perguntas de cunho pessoal.
Esta pesquisa tem por finalidade analisar a conjuntura dentro o sistema prisional Brasileiro e compreender sua realidade dentro dos presídios, identificar quais são as intervenções feitas pelo profissional assistente social dentro e fora dos presídios para que este não retorne ao sistema prisional conseguindo uma qualificação profissional e autonomia para reinserção na sociedade, analisar as metodologias desenvolvidas dentro do presídio para que o egresso tenha uma nova perspectiva de futuro e não ocorra o retorno ao sistema prisional.
Vamos referir aqui o polemico assunto do estigma de ex- preso, que apesar de ter cometido um ato criminoso e já ter cumprido sua pena perante a justiça fica marcado para o resto de sua vida por este crime que cometeu e sofre pré-conceitos tanto por parte da sociedade civil quanto pelo estado que o descrimina e o exclui. Buscamos entender em qual ponto a cadeia deixa de ser uma punição e passa a ter um cunho de recuperação e reintegração na sociedade.
...