O Relatório de Estágio Serviço Social
Por: ValdeciLima • 15/2/2022 • Relatório de pesquisa • 2.003 Palavras (9 Páginas) • 280 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL
[pic 1]
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
VALDECI PEREIRA DE LIMA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I
SANTARÉM
2021
VALDECI PEREIRA DE LIMA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL I
Relatório de Estágio Supervisionado em Serviço Social I apresentado na disciplina de Estágio em Serviço Social I, ministrada pela professora Mestre Ivone Domingos e Silva, do curso de Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Santarém.
SANTARÉM
2021
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é um ambiente na qual o estudante irá concluir sua aprendizagem na construção da identidade pessoal. Sendo ele, um campo de conhecimento onde deve ser atribuído um estatuto epistemológico indissociável da prática, desenvolvendo a práxis, relação entre teoria e prática. (REICHMANN, 2015).
O estágio do estudante é regido pela lei 11.788/2008, a qual conceitua como:
Um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. (Art. 1º e seu § 1º da Lei 11.788/2008)
É importante ressaltar, que este componente é realizado após o cumprimento de todas as disciplinas curriculares que estarão dando suporte para a realização do estágio. Uma vez que envolve conhecimentos e métodos durante a pratica e elaboração da carreira profissional.
A atuação do estudante no âmbito profissional do Serviço Social é garantido também pelo Conselho Federal do Serviço Social, fomentado no Código de Ética profissional de 1993, e traz bases nas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativo. Legaliza o entrelaço da formação acadêmica e o exercício profissional, além de vincular a sociedade e ambiente de formação, permitindo a capacitação entre ensino, extensão e pesquisa dos estudantes.
No regimento de estagio obrigatório de Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Santarém, em seu art. 2 especifica como matéria obrigatória do currículo do Curso. Assim, envolvendo o discente, o professor responsável pela disciplina e o supervisor de campo no qual o aluno irá acompanhar no dia a dia.
Ao firmar o comprometimento de Estagio, o acadêmico deverá cumprir a carga horaria exigida, e depois entregar periodicamente relatórios no qual detalhará as vivencias no período de estágio, conforme o artigo 11 do regimento da universidade.
Ao que compete aos métodos de avaliação os artigos 12 e 13 do regimento institucional da academia, alega:
Art. 12. As atividades de estágio compreendem as aulas práticas e teóricas que serão avaliadas a partir do cumprimento das atividades em campo de estágio e em sala de aula.
Art. 13. A avaliação das atividades de estágios obedecerá aos seguintes critérios:
I – Nas atividades realizadas em Campo de Estágio, serão considerados: a) Frequência/pontualidade;
- Desempenho no exercício das atividades em campo de estágio;
- Cumprimento dos procedimentos exigidos para o perfeito atendimento;
- Qualidade da redação e domínio do conhecimento técnico;
- Apresentação de relatórios das atividades desenvolvidas;
- As demais atividades e trabalhos solicitados pelos professores; Avaliação do supervisor de campo em relação ao desempenho do acadêmico
Neste relatório, constará a vivência no período de estágio no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS Nova República. Durante esse estágio percebe-se que as políticas sociais desenvolvidas no CRAS são sempre voltadas para a melhoria de vida de seus usuários, com uma aceitação do público alvo (mulheres, homens, crianças e idosos). A importância para a vida profissional do estagiário é de grande valia, para a sociedade na formação do profissional. A realização do estágio é uma forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidade de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida.
O CRAS é uma política assegurada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS Lei n° 8.742, de 07 de dezembro de 1993. Ele também é referencial para o desenvolvimento dos serviços socioassistenciais de produção básica do Sistema Único de Assistêncial Social – SUAS.
O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social tem por objetivo, fortalecer a função preventiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas. Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
24/11/2021: 13:30h
Fui apresentado ao profissional de Serviço Social da equipe volante, na presença da psicóloga também participante da equipe volante e juntamente com a supervisora acadêmica.
25/11/2021: 8:00h às 14:00h
Acompanhamento da equipe volante em uma busca ativa para o Ministério Público, com uma visita domiciliar em casa na rua General Assunção no bairro do Santo André. Não foi possível encontrar a pessoa requisitada a mesma já está morando em Manaus.
30/11/2021: 8:00h às 14:00h
Recebi orientações da Assistente Social sobre o Sistema do INSS, no qual a profissional faz todos os trâmites legais para o encaminhamento e solicitação do BPC tanto para o deficiênte como para o idoso.
...