O SEVIÇO SOCIAL CONTRA O RACISMO NA EDUCAÇÃO
Por: Lara Adriele • 27/10/2020 • Projeto de pesquisa • 877 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
O SEVIÇO SOCIAL CONTRA O RACISMO NA EDUCAÇÃO
RESUMO
O presente trabalho consiste em trazer diversas atividades para desconstruir o racismo no ambiente escolar. Dessa forma, para promover a equidade étnico-racial, surge a necessidade de se combater o racismo estrutural e estruturante em todos os espaços sociais. É reconhecer então que, dentre muitas instituições sociais, a escola não está isenta dos efeitos do racismo. Ao contrário disso, a educação brasileira teve um papel central na construção do imaginário social racista e ainda, atualmente, vem reproduzindo tal prática. O objetivo central do trabalho é a valorização das diferentes etnias que formaram a nação, contrariando o legado eurocêntrico ainda persistente na educação. A Promoção da igualdade étnico racial na escola desmistificando a democracia racial no Brasil; pensando sobre a exclusão e as oportunidades do povo negro na sociedade brasileira; e valorizando as identidades e a cultura afro-brasileira.
Palavras-chave: Racismo. Equidade. Escola.
[pic 1]1. INTRODUÇÃO
O histórico de invisibilidade e desigualdade étnico-racial é notório no Brasil. Ressalta a importância do Serviço Social na educação, enfatizando a importância do assistente social e seu trabalho em ambiente escolar, diante de todo o preconceito e o racismo que se encontra a sociedade (referência).
O Serviço Social desempenha uma educação inclusiva, garantindo os direitos e deveres, cumprindo as regras da normatização da assistência social em prol da população. O assistente social é o responsável por orientar os diretores, coordenadores, professores, pais e alunos a seguirem e cumprirem um papel social importante para a escola, respeitando e entendendo os direitos que cada um possui e suas responsabilidades no meio educacional, tornando a família e a escola mais próximas, para que juntos possam contribuir na formação de novos cidadãos (referência).
Falar do que é o racismo, racismo estrutural
O racismo na escola.
Propostas de combate-lo
Igualdade étinico-racial
O principal objetivo desse projeto é apresentar o serviço social contra o racismo, em um ambiente escolar, e o que se pode fazer para que [a][b]garantir um futuro onde o preconceito e o racismo não venham existir.
2. OBJETIVO GERAL
Ensinar os alunos no ambiente escolar desde o começo que não é a cor da nossa pele que diz quem nós somos, trabalhar com os estudantes, através de leituras, discussões, cartazes, palestras, debates e outras atividades lúdicas, a questão do preconceito racial, coletivamente construir uma educação voltada para o respeito étnico-racial.
Com isso, romper com imagens negativas forjadas por diferentes meios de comunicação contra os negros e povos indígenas, assim mudar formas de comportamento e valores, é preciso manter o assunto aquecido diariamente dentro das escolas.
OBJETIVO ESPECIFICOS
• Identificar a importância do negro (a) na formação da sociedade brasileira.
• Conhecer e apender a respeitar as expressões culturais negras dentro e fora da escola.
• Promover atitudes de respeito e cidadania para a diversidade étnica.
3. MATERIAL E MÉTODO
O trabalho será realizado em escolas [c]para todos os alunos. Os alunos irão pesquisar sobre personagens negros e será realizada a confecção de cartazes pelos mesmos, com vários personagens históricos que fizeram e fazem diferença na formação da sociedade brasileira e a exposição por todo o ambiente escolar.
Contação de histórias, alguns livros que relatem sobre o racismo, depois de conhecer as histórias os alunos vão discutir sobre e contextualizar com o seu auto retrato.
A realização de uma palestra com um debate no final. Trata-se de um projeto aplicado com uma pesquisa qualitativa, onde vai ser elevado o ensino referente ao racismo e preconceito, viabilizando e observando o lado dos alunos e seus sentimentos, assim automaticamente deixando de lado os bullyings e a violência que todo esse preconceito envolve.
...