O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO RACISMO
Por: Pauliana11 • 5/2/2022 • Trabalho acadêmico • 3.992 Palavras (16 Páginas) • 465 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
Dedicatória
AGRADECIMENTOS
Começo por agradecer a Deus por, ao longo deste processo complicado e desgastante, me ter feito ver o caminho, nos momentos em que pensei em desistir.
Não posso deixar de agradecer a esta universidade por ser um espaço que privilegia o conhecimento e onde todas as ideias são bem recebidas.
Deixo também um agradecimento especial aos meus professores, amigos, e familiares que ao longo desta etapa me encorajaram e me apoiaram, fazendo com que esta fosse uma das melhores fases da minha vida.
[pic 11]
O papel do Assistente Social frente ao racismo. 2021. 20 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social – (Universidade Pitágoras Unopar), Manhuaçu, 2021.
RESUMO
O serviço social e a questão racial estão intimamente ligados à questão social. A desigualdade racial é um dos pilares do Brasil, uma realidade vivida por milhares de pessoas, sendo de diversas formas e presente no cotidiano das pessoas, sendo necessária a implementação de políticas públicas , leis e órgãos para intervenção das injustiças e intolerância que são cada vez mais nítidas na vida da população negra, sendo discriminada e excluída. O papel do assistente social frente ao racismo, consiste em agregar valores, contribuindo de forma efetiva a promover a valorização da pessoa humana, estabelecendo conexões que possam garantir os direitos dos cidadãos e a integração na sociedade de forma digna. A nossa realidade é muito triste, pois, a intolerância acaba sendo de tamanha proporção que, sobrepõe a intensa camada de pessoas da sociedade, que se acho no direito de exclusão diminuindo o seu semelhante, alguns avanços foram alcançados, porém ainda há muito o que se fazer.
Palavras-chave: Racismo Institucional. Questão Racial. Ética Profissional. Serviço Social.
The role of the Social Worker facing racism. 2021. 20 sheets. Final Paper for the Social Work Course – (Universidade Pitágoras Unopar), Manhuaçu, 2021.
ABSTRACT
Social work and the racial issue are closely linked to the social issue. Racial inequality is one of the pillars of Brazil, a reality experienced by thousands of people, in different ways and present in people's daily lives, requiring the implementation of public policies, laws and bodies to intervene in the injustices and intolerance that are increasingly sharper in the life of the black population, being discriminated against and excluded. The role of the social worker in the face of racism is to add values, effectively contributing to promote the appreciation of the human person, establishing connections that can guarantee the rights of citizens and integration into society in a dignified manner. Our reality is very sad, because intolerance ends up being of such proportion that it overwhelms the intense layer of people in society, who believe in the right to exclusion reducing their peers, some advances have been achieved, but there is still much to be done, if you do.
Key-words: Institutional Racism. Racial Question. Professional ethics. Social service.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................5
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................6
2.1 Historia da Assistencia social no Brasil..................................................... .... .10
2.2 Relações Raciais e Questões Sociais...............................................................11
2.3 O profissional de Assistência Social e seu papel na sociedade.......................12
2.4. Tipos de Racismo e seu impacto negativo na sociedade.................................13
2.5 As politicas publicas ...........................................................................................14
2.6 Leis e portarias...................................................................................................16
3 CONCLUSÃO.....................................................................................19
REFERENCIAS......................................................................................20
- INTRODUÇÃO
O trabalho de assistentes sociais tem relação direta com as demandas da população negra que reside nos morros, nas favelas, no sertão, no campo e na cidade acaba sendo um grande desafio, pois o racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Os assistentes sociais estão nos serviços públicos como os de saúde, educação, habitação e assistência social, que devem ser garantidos para toda a população.
No Brasil o racismo tem raízes na escravidão que foi a anulação dos valores da cultura Negra, feito pelos colonizadores com o objetivo de legitimar a dominação, entre 1550 a 1850 foram deportados para o Brasil mais de 4 milhões de africanos, então pode-se observar que a história do racismo não iniciou ontem, mas, há muito tempo predomina.
O racismo e a intolerância são problemas do nosso tempo, com isso várias questões relacionadas ao racismo e ao preconceito vem sendo levantadas durante muitos anos, na busca ativa através de políticas públicas, maneiras de diminuir ou amenizar os reflexos deixados por este mal que assola a sociedade, e predomina em todo o mundo, em qualquer região do país. Vários são os grupos e pessoas ligadas à movimentos sociais, em busca de igualdade, tem lutado em prol, das questões raciais.
...