O Serviço Social
Por: Duda5689 • 21/3/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 433 Palavras (2 Páginas) • 77 Visualizações
UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS
MAX WEBER
NOME:
Manuela Ramim de Castilho
Maria Eduarda Nogueira do Nascimento
2° Período – Serviço Social
Weber foi um dos primeiros a reconhecer as perspectivas de classe. Para ele, isto nada mais é do que a divisão da sociedade a partir de três elementos fundamentais: prestígio social, riquezas e poder. Todavia, esse autor avalia que há outros aspectos importantes que não se explicam exclusivamente pela renda, pois o status remete a uma dimensão subjetiva, simbólica, cultural portanto, para Weber, as sociedades são divididas em estratos um grupo social que adote um estilo de vida comum pode formar um estamento e mesmo possuidores e não possuidores de propriedade podem dentro deste grupo conviver harmoniosamente, desde que haja o sentimento de pertença.
Na teoria weberiana o poder é uma espécie de emissão, enquanto a dominação é uma espécie de recepção. Esses dois elementos são como polos de uma mesma concepção, dentro de uma sociedade são reconhecidas como necessárias para a manutenção da ordem social.É sempre resultado de uma relação social de poder desigual, onde se percebe claramente a existência de um lado que comanda (domina) e outro que obedece, apresentou, em um de seus estudos mais importantes, três tipos puros de dominação, cada um deles gerando diferentes categorias de autoridade, o primeiro deles é a dominação tradicional é a relação de dominação enraizada na cultura da sociedade portanto um hábito de tal comportamento já faz parte dos costumes, o segundo tipo é a dominação carismática sendo crença dos subordinados nas qualidades superiores do líder, podendo ser tanto dons sobrenaturais quanto a coragem e a inteligência inigualável, O terceiro tipo é a dominação legal ou seja, por meio das leis portanto um grupo de indivíduos submete-se a um conjunto de regras formalmente definidas e aceitas por todos os integrantes com isso essas regras determinam ao mesmo tempo a quem e em que medida as pessoas devem obedecer e isso está presente e vivenciamos isso no nosso cotidiano de forma direta e indireta.
A teologia e a ética do calvinismo foram fatores essenciais no desenvolvimento do capitalismo do norte da Europa e dos Estados Unidos.O calvinismo era uma forma religiosa que se adaptava a uma nova forma de vida surgida com o capitalismo, já que a riqueza era vista como fruto do trabalho. A riqueza era uma prova de que Deus havia abençoado a pessoa, já a miséria era a prova do pecado. Existe uma relação entre o calvinismo e o capitalismo, mas não necessariamente uma relação de causa e efeito. Mesmo sem o calvinismo, teria surgido alguma forma de capitalismo.
...