O Serviço Social
Por: Layneaquino • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.903 Palavras (8 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ANA PAULA SANTOS DE OLIVEIRA
CONCEIÇÃO
ÉRICA DE JESUS BATISTA
SUELLEN DE JESUS SILVA
A POLÍTICA E SEUS REFLEXOS NAS CONCEPÇÕES DOS INDIVÍDUOS
E suas consequências perante a sociedade
[pic 3]
Alagoinhas
2013
ANA PAULA SANTOS DE OLIVEIRA
CONCEIÇÃO
ÉRICA DE JESUS BATISTA
SUELLEN DE JESUS SILVA
A POLÍTICA E SEUS REFLEXOS NAS CONCEPÇÕES DOS
INDIVÍDUOS
E suas consequências perante a sociedade
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos III, Oficina de Formação: Questão Social, Economia Política, Ciência Política].
Prof. Maria Angela Santine, Paulo Aragão, Rodrigo Trigueiro e Sérgio de Goes Barboza
Alagoinhas
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................04
O UNIVERSO POLÍTICO E TODA SUASCONSEQUÊNCIAS PERANTE A SOCIEDADE......................................................................................................................05
CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................06
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................07
RESUMO
O presente trabalho explorará sobre o tema da política, mais especificamente sobre o homem de vocação política, tendo como objetivo primordial estimular a reflexão sobre as atitudes do homem público (políticos) e os reflexos de suas ações nas concepções dos indivíduos.
Palavras-chaves: Política – Politicagem – Democracia – Discernimento – Responsabilidade.
INTRODUÇÃO
Ao analisarmos atentamente os acontecimentos que ocorreram na sociedade, sem dúvida nenhuma, os referentes intimamente a Política tem grande ascensão social repercusiva.
A política tem o poder de direta ou indiretamente atingir à todos os indivíduos. Podemos afirmar categoricamente, que todos nós, somos seres transformados politicamente. Desde o nosso nascimento, já começamos a no mínimo insinuar escolhas e ao nos depararmos adultos buscamos traçar metas para alcançar nossos objetivos. Isso é agir politicamente, essa é a regra política que adotamos na nossa vida, essa é a política de existência. O ato de ser política implica-nos no ato de decidir escolhas. Daí resulta a idéia do “homem com vocação política”.
No entanto, há outro tipo de política, voltada à questão das Eleições, a questão partidária. Para entendermos melhor o termo, iremos defini-lo conforme a etimologia do mesmo:
... “Política é a ciência de governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem em politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público.
O significado de política é muito abrangente está em geral relacionada com aquilo que diz respeito ao espaço público...” (www.significados.com.br)
Partindo dessa definição fica claro a outra visão para a política, dentro de uma concepção voltada para a democracia e os atos de governar uma nação, um país.
O UNIVERSO POLÍTICO E TODA AS SUAS CONSEQUÊNCIAS PERANTE A
SOCIEDADE
Vivemos numa sociedade, onde as pessoas estão muito descrentes de melhorias, de busca pelas mudanças de um modo geral. Isso resulta-se da falta e do excesso de confiança dos representantes políticos, os quais são eleitos através do voto.
Infelizmente, o que muitas pessoas esquecem é que antes de elegermos um representante político, somos seres políticos também, pois dedicamos e optamos constantemente por mudanças, demonstramos através de atitudes aquilo que quer dizer nossas opiniões.
No entanto não devemos esquecer também que a partir do momento em que “negociamos” ou “trocamos” nosso voto por uma prótese dentária, por tijolos e etc, estamos “vendendo também o nosso direito de nos indignarmos, de criticarmos a realidade que temos, o que contribue bastante para resultar na realidade de politicagem que aí temos: repleta de perseguições, onte o ato político está bem distante da pratica, onde poucos tem muito e muitos não tem quase nada. Assim, configura-se os reflexos da maioria de alguns políticos, a partir de suas ações nas concepções dos indivíduos. Porém não podemos deixar de salientarmos aqui, que devemos sempre lembrar que existe sim, ainda, uma minoria que tentam ingressar no cenário político, para defender causas que visam favorecer as pessoas de um modo geral, principalmente aquelas de menor poder aquisitivo. Mas ao se verem vivendo diretamente com a situação, sentem-se coagidos e pressionados a recuar diante de suas concepções, pois enfrentam inúmeros obstáculos, os quais tornam-se impecílios para tentar realizar os projetos ou ideais que outroras pretendiam. Terminam frustrados e infelizes por desejarem fazer a diferença, onde já existe a cultura de que todos ou a grande maioria dos políticos serem iguais, isso não quer dizer, porém, que não se possa fazer, mas são fatos prepoderantes e pertinentes que devemos sempre levar em conta.
...