TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social

Por:   •  3/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 11


[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância – CEAD

CLÉRIS ELAINE CAMBRUZZI – RA 480468

                                                                               

                                                                         

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPRVISIONADO.

“Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I”

TAQUARA – RS

2015

1 -DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

1.1 IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO:

- CRAS HARMONIA – CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA     SOCIAL.

- ENDEREÇO COMPLETO: Rua Valdomiro Amador dos Reis nº 30

- BAIRRO: Grassmann

- TELEFONE: 51-3547-1057

- E-MAIL: cras@prefrolante.com.br

1.2  IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO

- NOME DA SUPERVISORA: Carina Debona Deczuta

- Nº do CRESS: 5679

- E-mail: carinadebona@gmail.com

1.3 DESCRIÇÃO GERAL DO CAMPO:

- Histórico da Instituição: origem, cultura organizacional, símbolos e outros.

        Os trabalhos do Serviço de Assistência Social , iniciaram no Bairro Rio Branco no ano de 2004,em uma sede pequena para o atendimento a população onde existia  a  maior incidência de situações de vulnerabilidade e risco social. Em função da Implantação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), o CRAS ( Centro de Referência de Assistência Social) necessitou de adequações e foi instalado no Bairro Contestado em uma área mais central da cidade, funcionando neste local por dois anos.

Em maio de 2014 o CRAS Harmonia inaugurou sua nova sede no Bairro Grassmann onde os usuários hoje podem usufruir de dependências adequadas para atendimento de suas necessidades.

         Conforme NOB/SUAS (2005) os municípios de pequeno porte I e II, o CRAS deve localizar-se em áreas centrais, ou seja, áreas de maior convergência da população, sempre que isso representar acesso mais facilitado para famílias vulneráveis, das áreas urbanas e rurais. Todavia, essa escolha deve ser criteriosa, e não uma regra, já que os municípios são bastante distintos uns dos outros.

        -  O CRAS HARMONIA TEM COMO SEU PRINCIPAL pROGRAMA o PAIF-é a Proteção e Atendimento Integral à Família, desenvolvendo serviços, ações e projetos socioassistenciais que visa o fortalecimento e proteção às famílias, grupos, indivíduos em seu contexto comunitário, visando o fortalecimento e a proteção às famílias, prevenindo assim o rompimento de vínculos. Também tem como propósito a garantia ao acesso aos direitos sociais e a prevenção das situações de riscos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

        - A principal função do CRAS é promover o acompanhamento das famílias em determinados territórios, potencializar as famílias como referência de fortalecimento de vínculos internos e externos para resgatar a matricialidade familiar. A matricialidade familiar se refere à centralidade da família como núcleo social fundamental para a efetividade de todas as ações e serviços da política de Assistência Social. A Família segundo a PNAS é o conjunto de pessoas unidas por laços consanguíneos afetivos ou de solidariedade cuja sobrevivência e reprodução social pressupõem obrigações, recíprocas e o compartilhamento de ou dependência econômica. BRASIL, MDS,2009,p.12)  fazendo com que estas famílias consigam buscar sua emancipação social sendo protagonistas de sua história, vendo por si mesmo que é possível romper com o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações, buscando seus diretos políticos e sociais na Sociedade.

O Programa  Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF acontece no CRAS HARMONIA  e compõe as seguintes ações:

Acompanhamento Familiar Sistematizado; Plano de acompanhamento Familiar; busca ativa PBF, Busca ativa BPC, busca ativa SCFV; Ações Comunitárias; Acolhimento Particularizado; Estudos Sociais; Relatórios Psicossociais; Visita Domiciliar; Acompanhamento Familiar – SIGPBF/SICON; Encaminhamento para gratuidade de Certidões de Nascimento e Casamento, RG; Reunião da rede de Serviços; Relatório de Atividades do Serviço Social; Avaliação de Concessão e Relatório de Cestas Básicas; Relatório de Visitas Domiciliares; Oficinas de Geração de Renda; acompanhamento Psicossocial; Grupos Operativos e de Convivência com Idosos, mulheres e PCDs; Grupos de Famílias PBF descumprimento das condicionalidades; Relatórios ao Ministério Público, JIJ, CT; Articulação de trabalho com a rede de serviços e ações comunitárias educativas em escolas, postos de saúde, entre outros.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, atende crianças de 06 anos, no turno inverso da escola e adultos com 59 anos, utilizando atividades múltiplas como dança, ginástica e grupos de convivência.

Programa....O Serviço de PSB no domicílio para pessoas com deficiência e idosas; Esta ação específica não é executada, mas é realizado o acompanhamento de PCD’S.

Ver com Carina:

Falar do PBF, Beneficio de Prestação Continuada.

- Principais Características da População atendida pelo CRAS:

A característica principal da população atendida são as famílias que vivem em situação de fragilidade e vulnerabilidade social em função da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo dos serviços públicos ( luz, água, esgoto..) , usuários idosos, usuários com alguma deficiência ( principalmente usuários do BPC), Crianças e Adolescentes em risco pessoal e social e sem vínculos afetivos familiares, usuários com problemas com sua documentação pessoal (certidões, RG, e outros), usuários que solicitam gêneros alimentícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com