O Serviço Social Contemporâneo
Por: Warla Pereira • 14/10/2018 • Trabalho acadêmico • 958 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera UNIDERP
Unidade Pirituba
Serviço Social
Família e sociedade
Serviço Social Contemporâneo
Warla Pereira de Aguiar da Silva RA: 2849264614
Grupo:
Carmen de Cássia Perez Santana RA: 2859980161
Fernanda Lustosa Pereira Queiroz RA: 2862963861
Isabel Acioli dos Santos Oliveira RA: 2865940382
Valécia Santana Divino RA: 2816797919
DESAFIO PROFISSIONAL
Desafio Profissional postado no ambiente virtual para a obtenção de nota das disciplinas: Família e sociedade Serviço Social Contemporâneo do Curso de Serviço Social.
São Paulo
2015
Conceito de Família e as Mudanças na Contemporaneidade
Conceito de família é um lugar onde se ouvem as primeiras falas com qual se constrói a autoimagem e imagem do mundo exterior. Este processo se inicia ao nascer e prolonga-se ao longo da vida. (Sarti)
Imagine você como seria viver longe da sua família, como seria ficar a espera por uma adoção que não acontece, ou viver em abrigos porque você sofre maus tratos daqueles que deveria te proteger.
O modo com que cada família vive vai definir com suas ações, o modo de proteger, amparar e cuidar daquela pessoa que está em situação de vulnerabilidade.
No decorrer de nossas vidas acontecem coisas boas e ruins que iremos levar por toda nossa vida, mas não podemos levar isso como incentivo, devemos superar.
A família tem passado por varias modificações, onde antes tínhamos como base familiar o casamento entre homem e mulher. Hoje temos a mulher como chefe de família, pais separados e homo afetivos que também contribuem para as mudanças. A família não necessariamente de sangue, mas de gestos de carinho. Onde também se inicia uma sociedade, com diversidade e democracia.
As mudanças afetam a todos. Ela se mostra tanto na religião, como na cultura e na economia, onde nenhuma classe social está livre de cometer erros, causando o abuso e reações violentas.
A desigualdade social que existe no Brasil faz com que vínculos afetivos se rompam, por causa de empregos instáveis, trabalhos precários, alterações de moradia.
A fragilização de muitas famílias que faz surgir à necessidade do sistema de apoio social. Vínculos como amor, afetividade devem ser cultivados. Pois de alguma forma, mesmo coagidos, no futuro esses sentimentos voltaram a se restabelecer na vida de cada um.
Centralidade da Família
A matricialidade sócio familiar refere-se à intervenção profissional no núcleo de família, se utilizando de estratégias para proteger e cuidar de seus membros.
Nos dias de hoje tudo se muda muito rápido. E a família está no meio deste turbilhão de transformações.
Como o modo com que enxergamos nossa família também esta mudando. Pois não muito tempo atrás, o preconceito estava mais presente no diz; raças, cor, classe social, etc.
Hoje em dia a uma troca de valores, de responsabilidades, onde muitas mulheres assumem o papel de chefe de família.
É na família que temos os primeiro ensinamentos para vivermos em sociedade. A influência da família tem que ser valorizada, é de lá que aprendemos nos situar em uma sociedade futura.
O trabalho com o núcleo familiar tem o intuito de conhecer suas necessidades. E podendo elaborar políticas públicas de ação social como as medidas de inserção no mercado de trabalho por meio da educação e profissionalização. Levando sempre em consideração sua individualidade.
No entanto pode-se perceber que o Estado tem deixado a desejar o que diz respeito à proteção do cidadão.
...