OBSERVAR MODELOS DE CAPA E FOLHA DE ROSTO NO MANUAL
Por: Ster Silva • 6/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.457 Palavras (10 Páginas) • 1.746 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
OBSERVAR MODELOS DE CAPA E FOLHA DE ROSTO NO MANUAL
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Capa
Elemento obrigatório. As informações são apresentadas na seguinte ordem:
∙ Nome da instituição;
∙ Nome do aluno - RU;
∙ Título
∙ Local (cidade)
∙ Ano
Modelo Capa
Folha de Rosto
∙ Nome do aluno;
∙ Título;
∙ Natureza: tipo do trabalho e objetivo (avaliação nas disciplinas da oferta). Nome do Tutor Local e o PAP (Polo de Apoio Presencial) de referência
∙ Local (cidade)
∙ Ano
Modelo Folha de Rosto
BRENDA STEFANIE SANTOS SILVA
RU: ( 1183192 )
PORTFÓLIO
FASE I CICLO II
MOVIMENTOS SOCIAIS
Ilhéus _ Bahia
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BRENDA STEFANIE SANTOS SILVA
RU: ( 1183192 )
PORTFÓLIO
MOVIMENTOS SOCIAS
Relatório do portfólio do ciclo I , fase II apresentado para fins de avaliação das disciplinas do curso de bacharelado em Serviço Social da Universidade Uninter.
Tutor local: Chrystiane Clement Foepell
Centro Associado: ( PAP) Ilhéus-Bahia
Ilhéus – Bahia
2016
1.INTRODUÇÃO
OBSERVAR MANUAL DE ORIENTAÇÃO ---- CONFIRA SUAS MARGENS
Margens: Superior e esquerda 3,0; Inferior e direita 2,0.
Fonte: Arial tamanho12.
Citações: acima de três linhas e notas de rodapé: a fonte a ser utilizada deverá ser Arial tamanho 10.
Espaçamento: entre linhas de 1,5 (com exceção das citações com mais de três linhas e notas de rodapé nas quais deverá ser utilizado espaçamento simples).
Parágrafos: recuo de 1,25 com.
Não Há Recuo
Apresentamos a seguir o estudo feito sobre os Movimentos Sociais com base na corrente teórica de Maria glória Gohn. Movimentos sócias como expressões de organizações da sociedade civil. Que busca de maneira coletiva e resistência pela inclusão social e contra a exclusão social.
Apresentando como objeto de pesquisa e visita a sede do movimento social União da Juventude Comunista atuante em todo território Nacional.
2.DESENVOLVIMENTO
Os Movimentos sociais são expressões da organização da sociedade civil, que age coletivamente como resistência a exclusão e luta pela Inclusão Social. Promovem a mobilização e sensibilização da consciência social dos demais indivíduos por meio de manifestações, ocupações e passeatas em ruas.
Como diz Maria Gloria Gohn: “Realizar esses, projetam em seus participantes sentimentos de pertencimentos social. Aqueles que eram excluídos passam a se sentir incluídos em algum tipo de ação de um grupo ativo.” (2011,p.36).
Esses movimentos são feitos partindo da insatisfação da população, principalmente da insatisfação política pois, seus gestores deixam a desejar causando assim inúmeras reivindicação por parte da população que cobram ações efetivas destes que foram eleitos.
Movimento Social tem como características: liderança, base, demanda, opositores e antagonistas, conflitos sociais, um projeto sociopolítico entre outros.
Historicamente esses movimentos sempre existiram, representam forças sociais organizadas, que mobiliza as pessoas não como força-tarefa quantitativa mas, como campo de atividades e experimentação social, sendo essas atividades fontes geradoras de criatividade e socioculturais.
Contribuem para organizar e conscientizar a sociedade apresentando conjuntos de demandas via práticas de pressão/mobilização e tem certa continuidade e permanência. Não são reativos, movidos pela fome ou qualquer forma de opressão podem surgir e desenvolver-se também a partir de uma reflexão sobre sua própria experiência.
Muitos foram os movimentos sociais que marcaram a trajetória histórica brasileira. A exemplo a Proclamação da Republica que desencadeou a libertação do Brasil das mãos dos monarquistas, que governavam o Brasil através da monarquia constitucional parlamentarista. Esse movimento foi marcado por um público mais elitizado, que se uniu a Marechal Deodoro da Fonseca, e após um levante militar, instaurou a República em 15 de novembro de 1889. A Ditadura Militar que durou de 1964 a 1985 levou milhares de pessoas as ruas.
...