TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações para a Elaboração do Projeto de Intervenção

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Orientações para a elaboração do Projeto de Intervenção

Estágio II- 2014

- Nome da organização: Centro Promocional Comunitário- CEPROCOM

- Endereço completo: Rua Professor Cortês n° 351- Centro

- Município: São Bento do Sapucaí-SP

- CEP: 12490-000

- Telefone: 3971-1495/97378516 / FAX: 39712157

- E-mail: ceprocom@gmail.com

- Nome da Supervisora: Mariza Dias da Silva

- Nº do CRESS: 30.373

- Representante Legal: Francisco de Assis Lopes

-Cargo/função: Presidente

- Histórico da instituição:

A associação Centro Promocional Comunitário de São Bento do Sapucaí é uma sociedade civil sem fins lucrativos, constituído pela união de pessoas organizadas para fins não econômicos, nos termos do artigo 53 do código civil, com sede e foro na cidade de São Bento do Sapucaí, Estado de São Paulo, sendo uma entidade de caráter beneficente e filantrópico e tem por finalidade a promoção social na área territorial do Município sob o nome de Centro Promocional Comunitário de São Bento do Sapucaí ou denominado de forma simplificada de ”CEPROCOM”(Art. 1º do Estatuto) foi fundada em 08 de dezembro de 1969.

- Finalidades:

                           O CEPROCOM tem como objetivo principal desenvolver um trabalho visando suprir as necessidades básicas dos usuários como: alimentação, educação, saúde, lazer e melhoria das relações intrafamiliares, fortalecendo assim suas relações comunitárias a fim de melhorar a qualidade de vida das mesmas e a sua atuação e participação no processo sócio econômico do município.

[pic 2]

2- DADOS DO PROJETO:

2.1 Título do Projeto:

HIGIENE PESSOAL-QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE?

2.2- Local e Desenvolvimento das atividades

O referido projeto será desenvolvido no pátio existente na própria instituição concedente.

2.3- Área de abrangência (Ex: região, bairro, cidade)

Os participantes são crianças, adolescentes e pessoas com deficiência pertencentes à instituição, sendo eles: residentes tanto da Zona urbana como também da Zona rural.

3- Problema diagnosticado

Ao longo do estágio supervisionado I percebi que varias crianças tem certa dificuldade em manter uma higiene adequada. A instituição realiza um trabalho de conscientização constante através de palestras realizada para a família e atendimento individualizado de orientação para as mães. Por parte das crianças o maior problema é o que refere ao surto de piolhos, que demanda muita atenção por parte dos pais. Com os adolescentes e adultos com deficiência a dificuldade maior é em relação à higiene corporal e bucal.

4- Objetivo Geral (ais)

O principal objetivo desse projeto é despertar o interesse mútuo dos atendidos conscientizando sobre a necessidade de cultivar bons hábitos de higiene, a fim de contribuir com aquisição de uma vida mais saudável.  Ensinar hábitos de higiene aos alunos

[pic 3]

que freqüentam a instituição, para que os mesmos possam incentivar o restante da família a adquirir hábitos de vida saudável no que se refere à higiene pessoal e bucal.

4.1- Objetivo específico

*Ampliar os conhecimentos de forma esclarecedora sobre as formas de higiene;

*Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à higiene corporal e bucal desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo;

*Promover ações que mostre a importância do projeto de higienização;

*Levar os alunos a identificar a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;

*Estabelecer relação entre a falta de higiene corporal e a ocorrência de doenças;

*Identificar medidas práticas de autocuidado para a higiene corporal, como lavagem das mãos, limpeza dos cabelos e unhas, higiene bucal, banho diário;

*Fazer com que as crianças percebam a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene.

5. Justificativas

Por meio deste trabalho quero conscientizar as crianças, da importância de uma boa higiene para uma vida saudável. Toda criança deve aprender desde cedo à forma correta em relação à Higiene pessoal, pois, quando conscientizadas se tornam capazes de cuidar do próprio corpo, promovendo sua saúde e auto-estima.

6- Público alvo/beneficiário

Os participantes serão os atendidos da própria instituição que participam das atividades realizadas no período da tarde.

7. Descrição do espaço físico e dos recursos institucionais, físicos, materiais e humanos necessários para o desenvolvimento das atividades.

Contarei com o espaço denominado pátio existente dentro da instituição, onde já são realizados encontros e palestras de diferentes segmentos juntamente com

[pic 4]

equipamentos necessários, tais como: computador, data show, etc. O pátio é devidamente equipado para que os participantes possam ficar confortáveis durante as palestras. Contarei ainda com a presença de 2 (dois) profissionais cedidos pela secretaria municipal de saúde que coordenarão as palestras, um com formação em odontologia e outro com formação em enfermagem. Também poderei contar com a colaboração de alguns profissionais da própria instituição.

7. 1 Relação de Atividades e datas de execução

No dia 27 de maio será realizada a primeira palestra com os atendidos, onde realizarei uma dinâmica para melhor conhecer o perfil de cada participante ( Dinâmica do aperto de mão Objetivo: refletir sobre como ocorre a contaminação por microrganismos no decorrer do nosso dia-a-dia devido à falta de hábitos higiênicos simples, como por  exemplo o ato de lavar as mãos. Tempo aproximado: 10 minutos Material Necessário: um vidrinho de purpurina Procedimentos: o mediador deverá espalhar nas suas mãos a purpurina antes do início da dinâmica e em seguida, cumprimentar os participantes ao som de qualquer música. No final, o mediador pedirá a todos que olhem as mãos e verifiquem se estão limpas. (Após a verificação de que todos sujaram as mãos, abrir o debate para reafirmar a importância de lavar as mãos como forma de prevenir doenças). Nesse mesmo dia farei um levantamento com os atendidos sobre a dificuldade que cada um encontra em realizar sua higiene pessoal e bucal corretamente. Também nesse dia será informado através de bilhete destinado aos pais dos atendidos os próximos dias de palestras para que os mesmos possam estar participando juntamente com seus filhos. No dia 03 de Junho será realizada a segunda palestra com a Enfermeira Verônica cedida pela secretaria municipal de saúde. No dia 10 de junho será realizada a terceira e última palestra com a Dentista Ana Lydia também cedida pela secretaria municipal de saúde. Nas duas últimas palestras os  profissionais em questão ficam responsáveis pela elaboração da palestra dentro do tema abordado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com