Os Códigos de Ética do Serviço Social
Por: e42e40d20ej19 • 7/4/2017 • Projeto de pesquisa • 5.384 Palavras (22 Páginas) • 323 Visualizações
Faculdade Católica de Uberlândia – PUC Minas
Élida Cristina Rezende
PROJETO DE PESQUISA:
Projeto ético Político do Serviço Social ;
suas mudanças e importância
Uberlândia
2017
Faculdade Católica de Uberlândia – PUC Minas
Élida Cristina Rezende
PROJETO DE PESQUISA:
Projeto ético Político do Serviço Social ;
suas mudanças e importância
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão I , do 7º período , do Curso de Serviço Social. Faculdade Católica de Uberlândia. Orientadora: Profª.: Maria Guimarães.
Uberlândia
2017
SUMÁRIO
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 4
2 TEMA 4
3 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4
4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
5 JUSTIFICATIVA 4
6 OBJETIVOS 5
6.1 OBJETIVO GERAL 5
6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
7 EMBASAMENTO TEÓRICO 5
8 METODOLOGIA 6
8.1 MÉTODO DE ABORDAGEM 6
8.2 TÉCNICAS DE PESQUISA 6
9 CRONOGRAMA 6
10 REFERÊNCIAS 8
TÍTULO DO PROJETO
Projeto ético Político do Serviço Social ; suas mudanças e importância.
TEMA
Primeiramente, é necessário enfatizar que o Projeto ético-político é um marco na história do serviço social, haja vista que tal implementação neste campo do trabalho, insere-se numa nova ótica dada tanto aos profissionais, quanto sua postura ética e o atendimento à sua clientela. Acredita-se que com o código de ética, especificamente aqui discutido o de 1993, valores e princípios como liberdade, aumento da cidadania, efetivação das práticas de democracia, discriminação, defesa dos direitos humanos, eliminação das formas de preconceitos, valorização humana e equidade e justiça social, fizeram a profissão fundamentar seu foco com maior atenção aos direitos essenciais à vida plena de seus usuários.
Com a ascensão desses valores fundamentados na necessidade de uma maior atuação profissional nos campos que atingem diretamente a dignidade de seus usuários, estes profissionais visualizaram o código de ética como fundamento essencial à prática profissional e amparados pelos princípios e valores que norteiam tal código, recebem da sociedade os aplausos, vindos principalmente das camadas mais afetadas, e no entanto, os maiores beneficiados pela atual profissional. Neste cenário cheio de conflitos sociais em que o profissional do serviço social atual, se já no campo público municipal, estadual ou federal, seja no contexto da esfera privada, deve agir com posicionamento ético, conforme preconiza o código de ética de 1993. Todavia, que nestes campos, especialmente o público, estes profissionais devem ter ações com fundamento de educador político. Educador político voltado para o trabalho de formação da personalidade política na articulação de saberes essenciais à convivência coletiva e na auto sustentabilidade de seus usuários, ajudando-os a tornarem independentes politicamente.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
A partir de um resgate histórico do Projeto Ético Político do Serviço Social no Brasil, busca-se questionar quais seriam realmente a importância que teve o Código de Ética de 1993, para a construção do projeto ético político para o serviço social? E, ainda, entender o papel e atuação dos assistentes sociais nestes espaços, principalmente de forma ativa e coletiva , em todo esse processo de construção .
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Apresenta-se algumas indagações que nortearam a pesquisa: Quais os principais problemas enfrentados pelo profissional do serviço Social mediante a atuação tendo como parâmetros o código de ética da categoria ? Como o profissional assistente social pode contribuir e auxiliar nessa atuação junto ao usuário ?
JUSTIFICATIVA
Este trabalho traz a discussão da importância em torno do Código de ética de 1993 e da construção do Projeto ético político profissional do serviço social, favorece aos assistentes sociais a consciência de sua ação enquanto mediadores de conflitos sociais em meio às questões sociais. Deseja-se discutir as tarefas destes profissionais amparadas nas discussões e implementações código de ética profissional se atentarem para a socialização das informações, possibilitar aos seus usuários o poder de voz e vez nas decisões da coisa pública, possibilitando a estes, a oportunidade de gerir aquilo que de fato é parte integrante. Deseja-se discutir a criação de uma proposta que envolvesse educação , trabalho , geração de renda e reinserção social dos presos na sociedade.
...