TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

        Analisando o papel do Assistente Social, segundo o Código de Ética, sabemos que é dever desse profissional garantir direitos e deveres aos cidadãos, sendo individualmente ou em comunidade. Oferecendo condições para que o indivíduo consiga viver em um ambiente adequado e sustentável.

        O Assistente social deve sensibilizar que o usuário tem o direito ao cumprimento da lei que todo ser humano,  independente de sua raça, cor, credo ou posição social, tem o direito a moradia com boas condições de saneamento básico. Bem como as demais políticas.

        Devido ao grande desenvolvimento, o planeta tem ficado pobre de recursos naturais, com os grandes desastres ecológicos e exploração demasiada e não planejada desses recursos. “O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.” (trecho retirado do Texto da Carta da Terra)

        Atualmente muito tem se falado sobre sustentabilidade, conceito que envolve o desenvolvimento econômico, a qualidade ambiental e equidade social. Após a Conferencia das Nações Unidas promovida pela ONU em Estolcomo em 1972 esse conceito começou a ser delineado.

        Cumprindo o seu papel de agente transformador o Assistente Social, aliado a órgãos públicos, busca através de programas e projetos, governamentais, municipais entre outros, trazer a população de forma geral a orientação e conscientização sobre esse assunto, visando melhorias na qualidade de vida.

        Trabalhar com o desenvolvimento sustentável, vai alem de somente preservar o meio ambiente, deve-se associar também a justiça social e valores éticos, reduzindo as desigualdades sociais onde uma das principais causas dos problemas ambientais é a pobreza, e viabilizando ao ser humano acessibilidade aos bens necessários para viver com dignidade sem deixar de se comprometer com as futuras gerações.

        Novas práticas devem ser adotadas seguindo o Código de Ética do Assistente Social, como estimular a participação da comunidade para o desenvolvimento, criando forças para acabar com os desníveis sociais.

        É importante saber que não só a população em geral, mas as grandes empresas têm que se adequar às novas práticas de responsabilidade social, evitando desperdícios e se envolvendo com a questão social.

        

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com