PORTIFÓLIO SERVIÇO SOCIAL
Por: Leldenilson Silva • 21/10/2019 • Trabalho acadêmico • 829 Palavras (4 Páginas) • 437 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
LELDENILSON DOS SANTOS SILVA 2466941
PORTIFÓLIO
DISCIPLINAS: Classes e Movimentos Sociais no Brasil; Movimentos Sociais e Serviço Social.
CURITIBA – PR
[pic 1]
Modelo Folha de Rosto
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar a pesquisa teórica realizada sobre as organizações da sociedade civil e também em relação à pesquisa de campo a fim de conhecer a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, que como o próprio nome sugere, é uma associação que tem como objetivo prestar assistência a pessoas com deficiências intelectuais e físicas, promovendo ações de integração social dos indivíduos atendimentos pela referida organização social.
A metodologia utilizada para a construção do trabalho foi a pesquisa bibliográfica em sites oficiais, artigos científicos e a pesquisa de campo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município de Alto Alegre do Maranhão.
2 SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA: DA TEORIA À PRÁTICA.
Durante a história da humanidade, pudemos observar e acompanhar diversos movimentos e mobilizações sociais. Como por exemplo, a luta das mulheres para a conquista do direito ao voto e o direito a voz, bem como os que proporcionaram a efetivação da Lei Maria da Penha, e as mobilizações que levaram milhões de pessoas às ruas e contribuíram para o fim do regime militar no Brasil, entre outros.
A sociedade civil organizada pode ser considerada uma forma de mediação entre a sociedade civil e o estado, representada por ONGs, Associações, sindicatos, etc. Neste contexto, estão inseridos os movimentos sociais, que são uma forma de expressão da sociedade civil e contribuem de modo essencial para que as lutas por direitos continuem a existir. Segundo Maria Gloria Gohn, os movimentos sociais “possuem identidade, têm opositor e articulam ou fundamentam-se em um projeto de vida e de sociedade.” É através desses movimentos que são postos em debates as demandas sociais enfrentadas por uma determinada classe, de modo que estas se materializem por meio de manifestações que desencadeiam uma mobilização e uma sensibilização social por parte dos indivíduos que se opõem às injustiças e exclusões sociais.
2.1 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, nasceu em 1954, no Rio de Janeiro, e caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A APAE vem de um modelo de organização das instituições e da sociedade para conquista e fortalecimento da democracia, onde as mudanças ocorridas no Brasil nas últimas décadas contribuíram para que as pessoas e suas famílias se organizassem para exigir os seus direitos, como uma forma de construção da sociedade democrática.
No município de Alto Alegre do Maranhão, a Associação foi implantada no ano de 2007 através de uma parceria do município com a Federação Estadual das Apaes do Maranhão. O trabalho da APAE no município está direcionado para o campo educacional e acolhimento dos excepcionais e suas famílias, visando à inclusão social destes indivíduos. Atualmente, a organização tem como parceiras a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal, que contribuem na assistência às famílias e alunos atendidos, disponibilizando psicólogo, profissionais da educação e materiais para funcionamento da organização como escola.
...