PROJETO DE PESQUISA
Por: samiamara • 14/5/2017 • Projeto de pesquisa • 2.062 Palavras (9 Páginas) • 237 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SANDRA NARA ALVES LIMA NERY
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC): DESAFIOS DA PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL E IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS
SOBRAL – CE
2017
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO ........................................................................................................4
2- DELILITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ............................................5
3-OBJETIVO GERAL...................................................................................................5
3.1 Objetivos Específicos ..................................................................................5
4-JUSTIFICATIVA........................................................................................................5
5- METODOLOGIA.......................................................................................................7
6- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA....................................................................................8
7- CRONOGRAMA DA PESQUISA............................................................................9
8- ORÇAMENTO..........................................................................................................9
9- RESULTADOS ESPERADOS ...............................................................................9
10 - REFERENCIAS ...................................................................................................10
- INTRODUÇÃO:
Essa pesquisa busca analisar as novas demandas postas ao Assistente Social, referente implantação do novo modelo de concessão dos beneficiários para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC, bem como o impacto na qualidade de vida das famílias beneficiárias do BPC.
O Benefício de Prestação Continuada - BPC é uma garantia constitucional que oferece um salário mínimo para idosos e pessoas com deficiência que não tenham como prover a sustentabilidade familiar. Refere-se, atualmente, a uma medida de proteção social básica para pessoas que se encontram em situação de extrema pobreza, porém os critérios para o acesso são considerados excludentes, em especial para as pessoas com deficiência, que necessitam comprovar, além da condição de pobreza, a incapacidade para viver e trabalhar, conforme a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.
No decorrer da história, a Previdência Social passou por várias reformulações, transformando desta maneira o fazer profissional do Assistente Social, mas que ainda assim não impediu que a profissão continuasse neste espaço constitucional.
Após um longo processo de construção foi regulamentada a partir de julho de 2016 novas regras para o requerimento, concessão, manutenção e revisão do Benefício de Prestação Continuada – BPC. Onde uma das mudanças importantes é a exigência da inscrição do requerente e sua família no Cadastro Único para os Programas Sociais na solicitação do benefício, bem como a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.
Neste contexto, a atuação do Assistente Social tem suma importância na participação nesse novo processo de concessão do Benefício de Prestação Continuada – BPC. Sendo assim objetiva-se compreender os limites e possibilidades contemporâneas postas à atuação do Assistente Social frente ao BPC.
- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:
O Benefício de Prestação Continuada – BPC da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade impossibilitados de participar de forma plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
A problematização do tema desta pesquisa consiste em responder as seguintes perguntas: Diante as mudanças atuais, qual o impacto na qualidade de vida das famílias beneficiárias do BPC? E como é a atuação do Assistente Social frente a essas mudanças?
- OBJETIVO GERAL
Analisar o impacto gerado na qualidade de vida das famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destacando o avanço trazido pelo novo modelo de avaliação ao processo de concessão do benefício assistência e evidenciando, ao mesmo tempo, os desafios e possibilidades trazidos à profissão.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender o BPC no âmbito da Política Nacional da Assistência Social – PNAS, Sistema Único da Assistência Social – SUAS e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, como garantia dos direitos da pessoa idosa e com deficiência;
- Identificar as exigências para concessão do Benefício de Prestação Continuada;
- Entender a atuação do Assistente Social frente ao Benefício de Prestação Continuada.
- JUSTIFICATIVA:
O tema é relevante para o Assistente Social, e principalmente para os beneficiários do BPC, que diante às novas regras e regulamentação do benefício, acredita-se que esta pesquisa possa contribuir para esclarecer o processo do reconhecimento dos direitos dos beneficiários, possibilitando um olhar crítico acerca do assunto que poderá contribuir para aprimorar esse serviço prestado à população.
Através desta pesquisa pretende-se fazer uma discussão entre as consequências para as famílias beneficiárias do BPC, diante as mudanças no decorrer dos tempos e na atuação do Assistente Social na implantação do novo modelo de concessão dos beneficiários para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada.
...