PROJETO DE PESQUISA
Por: Isabella Cristina • 20/4/2015 • Projeto de pesquisa • 696 Palavras (3 Páginas) • 10.286 Visualizações
1-
Introdução
tema: A participação do Assistente social no SUS.
Essa pesquisa tem por finalidade o conhecimento do papel de atuação e a participação do Assistente Social com o Sistema Único Saúde (SUS), os benefícios e desafios enfrentado pelos usuários em todo país. Através dessa pesquisa buscamos expandir conhecimentos a cerca do tema onde posteriormente possamos intervir nas contradições da implantação atual com a original no que se referem aos direitos, e quando a população os adquiriu, qual é atuação do Assistente social na implantação, após a Constituição Federal Brasileira de 1988, onde passa a ser direito de toda população a saúde, previdência social e assistência social, definida a seguridade social realidade atual, assim como pode se compreender um numero elevado de descumprimentos desse direito em todo país nos dias de hoje.
2– Delimitação e formulação do problema
Delimitação: A importância do SUS para população brasileira, e como a Assistência social pode intervir na implantação desse sistema.
Problema: Como se dá o comprimento do Sistema Único de Saúde no país, e qual é a realidade vivenciada pela população nos dias atuais?
3. Formulação dos objetivos geral e específico.
3.1-Geral:
Apresentar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e papel de atuação da Assistência Social em sua
implantação, no que isso implica na melhoria da saúde para população.
3.2- Específicos:
Obter conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e os direitos que o englobam.
Conhecer o papel de atuação do assistente social na saúde com ênfase a saúde pública e o SUS.
A realidade vivenciada pela população, com as contradições dos direitos muitas vezes violados.
4- Justificativa:
Tendo em vista a recente deficiência envolvendo a saúde no Brasil motivada justamente pela má administração por parte dos governantes, pelo descumprimentos dos direitos garantidos Sistema Único de Saúde (SUS), e a falta de conhecimento por parte da população sobre esses direitos obtidos. Após o conhecimento a cerca dessa problemática busca-se expandir os direitos que englobam o SUS para que seja feito valido, diante a isso levar a conhecimento a toda população que são assegurados para que possam busca-los, ressaltando o papel da Assistência social na implantação desse sistema e como é dada a sua atuação em beneficio ao usuário.
5- Metodologia:
Através de conhecimento adquirido, aparte de pesquisas realizadas, revisão bibliográfica, consultas a Internet e leituras de livros será desenvolvido esse projeto.
6- Revisões Bibliográficas
(CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL ,2010,p. 40) Referir as do assistente social e a precariedade no atendimento aos usuários do Sistema único de Saúde (SUS) quando fala sobre: As ações
socioassistenciais: estão relacionadas aos atendimentos sociais mediante as demandas que os usuários trazem ao assistente social da sua pratica cotidiana. Com a precarização do SUS, as demandas tornam-se continuas, pois com a dificuldade de acesso aos serviços oferecidos, aos usuários dos serviços e a falta comprometimento com a qualidade dos serviços oferecidos, os usuários dos serviços de saúde (além das citadas vulnerabilidades de ordem social, tais como desemprego, violência urbana e domestica, problemas de desestruturação familiar, dificuldade de acesso as politicas publicas sociais) entram fragilizados com os problemas de interpretação das doenças, que, algumas vezes, não são compreensíveis, refletindo em um processo de vulnerabilidade da saúde diante de tantas exclusões:”[...] demora de atendimento, precariedade dos recursos, burocratização, ênfase na assistência medica curativa, problemas com a qualidade e quantidade de atendimento, não
...