PROJETO DE PESQUISA FAMÍLIA VERSUS SOCIEDADE
Por: Fabiolaecarlos • 21/4/2015 • Projeto de pesquisa • 1.068 Palavras (5 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
Trabalho de produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito para a obtenção de conceito nas disciplinas Estatistica e indicadores sociais, Processo de trabalho e Serviço Social e Comunicação na Prática do Assistente Social. |
Professores: Amanda Boza; Clarice KernKamp e Rodrigo Zambon |
[pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇAO.......................................................................................................3
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA..............................................4
3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO.................................5
4 JUSTIFICATIVA.....................................................................................................6
5 METODOLOGIA.....................................................................................................7
6 REVISÃO BIBLIOFRÁFICA....................................................................................8
7 CRONOGRAMA DE PESQUISA...............................................................................9
8 ORÇAMENTO...........................................................................................................9
9 RESULTADOS ESPERADOS...................................................................................9
10 REFERÊNCIAS.....................................................................................................10
1- INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa integra as disciplinas de Estatística e indicadores Sociais, processos de trabalho e Serviço Social e Comunicação na pratica do Assistente Social, do 7º semestre do curso superior de Serviço Social EAD, Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Polo Capanema/PA, que tem por objetivo apresentar o tema Família versus Sociedade que aborda sobre a função social da família, e a função e atuação do serviço social nessa demanda. Observa-se que o conceito de família tem sofrido mudanças significativas ao longo do tempo, e que essas mudanças foram influenciadas pelo comportamento da sociedade como um todo. Logo, a família é vista como uma consequência do tempo e da sociedade onde estão inseridas.
Dessa forma podemos observar que a instituição familiar tem sofrido exclusões sociais devido a vários fatores como o capitalismo, ausência dos Pais, etnia, deficiência física entre outros. Essas questões sociais servem como a matéria prima do serviço social, pois os assistentes sociais têm a desafiadora função de servir de mediador entre o indivíduo dentro da família e a sociedade.
Portanto compreendi que é de fundamental importância para atuação profissional no Serviço Social as etapas propostas neste trabalho, buscando assim um contato maior com a produção acadêmica, o que possibilita levantar propostas de temas a serem pesquisados como o que foi escolhido por mim, refletindo e debatendo com base no curso de graduação, compreendendo assim a leitura de artigos, livros, fóruns já produzidos na área como uma forma de identificar as demandas e questões sociais que se apresentam.
2- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O conceito de família tem sofrido mudanças significativas ao longo do tempo com o perfil das famílias com mães que trabalham, e que essas mudanças foram influenciadas pelo comportamento da sociedade como um todo, sendo um elemento problemático para as mães que se desdobram com a árdua tarefa de cuidar de suas casas e ainda trabalham fora, as mesmas sofrem e se culpam por passarem muito tempo longe de casa e dos cuidados com os filhos
Por isso acredito que a família tem um papel social de extrema importância, é fundamental compreendê-la, afim de se promover o enfrentamento da questão social.
3- FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO
OBJETIVO GERAL
- Compreender os laços familiares construídos socialmente para que os mesmos aconteçam através de uma conscientização da sociedade como um todo.
OBJETIVO ESPECIFICOS
- Levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita.
- Elaboração do Plano de Trabalho
- Identificação da família e da sociedade
- Analise e interpretação
4- JUSTIFICATIVA
O assistente social tem seu objeto de trabalho e também pesquisa nas questões sociais, presentes na sociedade capitalista; compreender a realidade em todas as suas dimensões é de fundamental importância para o desenvolvimento de um trabalho propositivo e de qualidade.
Observa-se que a instituição familiar tem sofrido mudanças devido vários fatores, essas questões sociais servem como matéria do serviço social.
Com a pesquisa bibliográfica, pretende-se ampliar o conhecimento a cerca da temática, verificando as diferentes vertentes e analises de forma aprofundada, podendo assim afirmar ou não, a real importância da família e compreender as demandas atuais desta para com o serviço social. Observando ainda as diferentes formulações de família presente no contexto social, refletindo de forma dialética a influencia do capitalismo sobre a mesma, e verificando se o período de ausência das mães (ou pessoa adulta responsável), em virtude do trabalho, é um fator agravante para a questão social que envolve as famílias.
5- METODOLOGIA
Segundo SILVA (2008), como uma construção social histórica, não apenas ligada ao formato estático de um casal e seus filhos, considerado família nuclear, sendo, portanto necessários uma análise crítica para compreendê-la desnaturalizando a e analisando a família na perspectiva sócio histórica, ou seja, observá-la em suas constituições nas diferentes épocas da história.
Seguindo este pensamento a família comporta uma enorme elasticidade nas suas configurações, as mudanças familiares têm assim sentidos diversos para os diferentes segmentos sociais e seu impacto incide de formas distintas sobre eles, porque a desigualdade numa sociedade de classes, assim quando nos prepusemos a abordar o tema das famílias, seu histórico e as politicas sociais.
...