A educação como projeto social e politico da sociedade
Por: azaiazai • 21/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 838 Palavras (4 Páginas) • 847 Visualizações
A Educação como Projeto Social e Político da Sociedade
“[...] a educação pode ser vista como a resultante da necessidade histórica de preparar o homem, ou certos tipos de homem, para um mundo em que a vida racional destrói os padrões tradicionais de comportamento. E isso pode ser bom ou mal. Alegre ou triste. Alvissareiro ou desalentador.” (RODRIGUES, 2002, p.17)
A Filosofia e a Sociologia: Contribuições para a Educação
Agora é a sua vez
Questão 1
Escolha a alternativa que não expressa um benefício advindo do estudo de filosofia e sociologia.
a) Tomar decisões menos eficazes e de menor impacto social.
b) Pensar com mais rigor.
c) Abandonar o senso comum.
d) Compreender os diversos pontos de vista de um problema.
e) Desenvolver a originalidade de pensamento.
Questão 1 - Resposta
a) Tomar decisões menos eficazes e de menor impacto social. • Por quê? Ao se dedicar ao estudos destas áreas do conhecimento, tem-se a possibilidade de questionar os fundamentos, as razões de ser que levaram ao estabelecimento de determinada situação da realidade. Quando isto ocorre, as decisões são mais eficazes.
Questão 2 Analise as duas imagens.
Que tipo de reflexão pode ser desenvolvida sobre as diferenças sociais quando ela se mantém no senso comum? De que modo o estudo da filosofia e da sociologia permitem a revisão da reflexão comum?
Questão 2 (Continuação)
Questão 2 - Resposta O pensamento do senso comum, por ser simples e superficial, percebe as diferenças e as critica, porém, nem sempre consegue enxergar claramente os elementos que sustentam a situação. Por sua vez, o pensamento crítico possibilitado pela ideias filosóficas e sociológicas abre caminho para perceber as razões (principalmente políticas) que perpetuam as diferenças sociais. Para a educação isto é de suma importância.
Durkheim (1978, p.82) afirma que “a educação é, acima de tudo, o meio pelo qual a sociedade renova perpetuamente as condições de sua própria existência.”
Assinale a única alternativa que não condiz com tal ideia.
Questão 3
a) Por meio da educação, os valores de um grupo social podem ser transmitidos para as novas gerações.
b) A educação é um instrumento da sociedade e, como tal, não é bom nem mal em si mesma, tudo depende do uso que se faz dela.
c) Toda educação é renovadora. Neste sentido, não há sociedade que permaneça em valores fixos – a renovação social ocorre apenas pela educação.
d) A educação é meio e não fim. Isso significa que a finalidade maior é a conquista do bem social.
e) Sem a educação, a sociedade não perpetua seus vínculos sociais, pois educar é transmitir conhecimentos e valores entendidos como bons para o grupo.
Questão 3 - Resposta
c) Toda educação é renovadora. Neste sentido, não há sociedade que permaneça em valores fixos – a renovação social ocorre apenas pela educação.
• É preciso enxergar que nem toda educação é renovadora, pois ela apenas se dá por meio de um projeto político e social estabelecido. Nenhum projeto educacional é bom ou ruim em si mesmo – tudo depende dos interesses envolvidos.
A Filosofia e a Sociologia: Contribuições para a Educação
Finalizando
Questão de Utilidade
“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil;
se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.” (CHAUI, 2005, p.24)
...