Política de Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência)
Por: Jud Abreu • 18/8/2016 • Trabalho acadêmico • 5.288 Palavras (22 Páginas) • 350 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL
Alunos (as):
Judnilse de Souza Abreu Rodrigues - RA: 9628505572
Queli Cristina Pinna Belo - RA: 9514341797
Vanusa dos Santos Lopes Brantes - RA: 9419560952
Série: 4ºAno
Tutora: Wanda Marques da Cruz
Niterói
2016
UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
DISCIPLINAS NORTEADORAS:
Planejamento e Gestão em Serviço Social;
Política de Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência);
Gestão do Sistema Único de Assistência Social-SUAS;
Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional;
Desenvolvimento Econômico.
Niterói
01-06-2016
SUMARIO
INTRODUÇÃO 03
1- PASSO 1 05
2- PASSO 2 06
3- PASSO 3 07
4- PASSO 4 08
5- PASSO 5 12
5.1- PARECER SOCIAL 12
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 16
GROSSÁRIO 18 ANEXO 20
INTRODUÇÃO
O presente desafio trata-se do esquadrinhamento das famílias residentes no território atendido pela Unidade de Saúde Básica Vila Glória ,para que sejam elencados os principais problemas de ordem social e econômica enfrentados .
Capitaneados pela Assistente Social Dora ,o setor de serviço social da UBS realizou uma pesquisa de campo e em uma visão geral os seguintes índices foram apontados descrito no gráfico a seguir:
Figura 1: Levantamento sócio/econômico dos moradores atendidos pela UBS vila Gloria
[pic 2]Fonte : pesquisa realizada com os moradores de Vila Gloria de 01/04/2016 à 01/06/2016.
Com a pesquisa concluída evidenciou-se as principais carências sociais que afetavam os indivíduos da região ,para otimizar o trabalho também foi realizado um levantamento familiar considerando a Composição familiar, Situação econômica e as Condições de moradia.
Destacou-se durante a pesquisa uma família de refugiados haitianos além de terem o trauma de saírem de uma maneira inexorável de seu país viviam em condições extremamente insalubre no brasil.
As informações colhidas durante a pesquisa subsidiaram a elaboração da reunião intersetorial da UBS e outros possíveis parceiros públicos e privados que tenham condições de intervir ,mediar ou minimizar a condição de vulnerabilidade social vivida pelas famílias .
Afim de ultrapassar o pontual e o emergencial durante a reunião buscou-se apontar as demandas decodificando os serviços em metodologia de trabalho direcionando as atribuições e as competências em um planejamento interventivo.
1- PASSO 1
Considerando o contexto do desafio profissional, observamos que na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Glória onde a Assistente Social Dora atua, encontramos problemas comuns a todos territórios periféricos, falta de mecanismos de inclusão da comunidade com equipamentos sociais, os quais são ineficazes ou inexistentes. Dentre esses casos um deles muito se destacou, e chamou a atenção da equipe .
Uma família de haitianos que vieram para o Brasil fugindo da instável trajetória politica do país de origem, assoberbado pela violência e miséria inexorável e ainda destruída por um terremoto devastador ocorrido em janeiro de 2010. Durante o atendimento da família supracitada, percebemos algumas dificuldades durante o dialogo, pois sua língua materna é o francês, porém já estavam na condição de refugiados à 5 anos ,esta já regularizada perante ao Estado ,visto que toda a família portava os documentos que regularizavam a condição de refugiados , sendo eles: RNE ( Registro Nacional de Estrangeiros), CPF( Cadastro de Pessoa Física) e CTPS ( Carteira de Trabalho e Previdência Social). Contudo foi possível o preenchimento da Ficha cadastral da família realizado pela equipe de campo.
...