Politica Sociais Voltadas aos Idososa
Por: mikaellinanda • 18/5/2016 • Projeto de pesquisa • 2.193 Palavras (9 Páginas) • 340 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
CÉLIA NUNES DIAS DE BARROS
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E O SERVIÇOSOCIAL
CAMPO NOVO DO PARECIS
2016/1
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
CÉLIA NUNES DIAS DE BARROS
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E O SERVIÇOSOCIAL
Trabalho de: SERVIÇO SOCIAL, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.
Tutor eletrônico: Ana Paula Pirani
Tutor de sala: Marcela da Silva
CAMPO NOVO DO PARECIS
2016/1
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a sociedade vem passando por várias transformações no que refere-se a estrutura familiar (TEIXEIRA, 2013). Para Schumacher, (2011) as atuais formações familiares surgiram na sociedade moderna, estabelecendo uma nova construção afetiva educacional entre os adolescentes, possibilitando maior envolvimento e a participação da formação comparada os primeiros modelos de família, no qual constituídas como forma de suprir mão-de-obra para o trabalho no plantio, em que a fase da adolescência não era reconhecida e estuda como nos dias de hoje, os jovens simplesmente passaram da infância para a idade adulta conforme a previsão dos seus pais.
A adolescência pode ser entendida como a fase conhecida pelos cientistas da área como idade turbulenta e conflitante, relacionada com desenvolvimento biológico, onde a concepção a partir das mudanças culturais na sociedade (MASCAGNA, 2009). É uma etapa na vida do ser humano evidencia as mudanças corporais e emocionais entre os jovens (DAVIN et. al. 2000).
A gravidez na adolescência é uma realizada que esta em todo contexto do mundo, em que engloba todas as classes sociais e estrutura familiar, sobre tudo hoje tem sido apontada com um dos grandes problemas sociais, principalmente associada ás classes mais baixas (MORREIRA, 2010).
No ano de 2013 a Organização Mundial de Saúde, demostrou que o numero de adolescentes gravidas no mundo chegam a 7,3 milhões, entre elas 2 milhões são menores de 15 anos, e se nada for feito esse numero pode chegar a mais de 3 milhões em 2030 (G1, 2014).
Nota-se que em muitos casos a gravidez precoce é um fator supressa tanto para o adolescente quanto para seus familiares, gerando assim vários conflitos e o afastamento do convive-o social. O acompanhamento e apoio dos familiares são cruciais no regime de amadurecimento da vida do jovem.
Morreira (2010) vários estudos falam sobre o crescimento da gravidez na adolescência, onde vários apontam um conjunto de fatores que vem provocando essa mudança no comportamento sexual e social da população de adolescentes.
A gravidez na adolescência aparece como um aumento nas questões sociais no dia-a-dia da população, e a atuação do profissional do serviço social tem grande importância no enfretamento deste problema, no qual se refere-se na prevenção da gravidez precoce da população jovem.
Posto isso percebe-se a seriedade de abordar com tema de pesquisa a gravidez na adolescência e o serviço social, sendo que o trabalho visa analise dos aspectos da gravidez entre a população jovens.
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A gravidez na adolescência não algo novo no período atual, e um fato que se arrasta por muitos anos, no qual vem tendo um crescimento considerável nas últimas décadas, onde trouxe uma mudança comportamental na vida dos jovens e familiares. Este aspecto tratado não dispõe apenas das questões de saúde, mas sim as questões sociais que esses jovens podem ser envolvidos.
Com base nisso, que o problema desse trabalho vem a focar na questão da gravidez na adolescência e o serviço social, buscando saber quais são os principais problemas enfrentados por esse jovens e analisar a população do município de Campo Novo do Parecis.
3.1 OBJETIVO GERAL
Este estudo tem como objetivo analisar a gravidez precoce entre os jovens, no qual levam a refletir a importância da atuação do serviço social frente a população jovens do país.
3.1.1 Objetivos específicos
- Analisar o perfil das adolescentes que engravidam precocemente;
- Fazer um levantamento de dados sobre a faixa etária das adolescentes gravidas;
- Identificar os fatores que possam ser apontados como determinantes na gravidez precoce;
- Identificar a atuação do serviço social junto os jovens grávidas.
4 JUSTIFICATIVA
O vinculo familiar ao longo dos anos foram sendo modeladas em conformidade com os avanços tecnológicos, mudanças na sociedade, famílias que ficaram destrutível sendo abduzidas pelo capitalismo do mundo, trabalho intensivos dos pais deixando de lado a educação dos filhos, no qual nem sempre se importam em conhecer e se aprofundar sobre as vidas sociais, em estabelecer um dialogo além das cobranças (SCHUMACHER, 2011).
Diante disso observa-se real motivo para realização este estudo, quando se nota-se a crescente população de adolescentes vivenciando o fator de serem pais precocemente, com isso pretende-se melhorar a forma no qual possa abordar jovem e aquelas que também já engravidaram. Verificar quais as possíveis soluções para deste problema, buscando compreender como serviço social pode contribuir amenizar esta situação.
5 METODOLOGIA
Esta pesquisa tem como natureza uma pesquisa básica, onde busca o conhecimento sobre a importância das questões social na gravidez na adolescência, envolvendo as verdades e interesses. Pode-se caracteriza uma pesquisa básica como uma pesquisa que gera conhecimento novo e útil para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista, envolvendo verdades e interesses universais (KAUARK, 2010).
...