Prática como Componente Curricular
Por: 77nosbor • 2/1/2023 • Artigo • 562 Palavras (3 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1]
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
METODOLOGIA DA PESQUISA - EEL 0092
Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento
Robson Estevão da Silva
201708223061
2021.1
Caros alunos, a disciplina de Metodologia da Pesquisa é muito importante para todo graduando. Por isso, vamos exercitar um pouco a prática da pesquisa nessa atividade. Vamos lá?
- De acordo com as aulas estudadas nesta disciplina, porque todo graduando deve estudar metodologia? Apontem os três motivos, utilizando suas próprias palavras.
A metodologia científica proporciona o entendimento formal do método de pesquisa na busca por conhecimento. Ela direciona os parâmetros da pesquisa de forma que auxilie a ampliação do conhecimento do objeto de estudo com rigor acadêmico, coerência e coesão em sua elaboração. A metodologia de pesquisa proporciona o conhecimento do caminho a se percorrer, indicando os métodos e etapas que serão realizadas.
A metodologia cientifica também é importante porque esclarece como os instrumentos são utilizados na elaboração do trabalho cientifico, indicando procedimentos. A pesquisa e a investigação realizadas na ampliação do conhecimento e a consequente produção de saber é realizada através da identificação dos caminhos aprendidos durante o trajeto da disciplina.
Outro aspecto importante da metodologia de pesquisa está na colaboração da organização das ideias e pensamentos, fundamentando sua redação de forma coerente e conforme as normas da ABNT.
- Escreva com suas palavras a diferença entre fichamento, resumo e resenha.
O fichamento é o registro de todas as informações necessárias de uma obra que servirá para pesquisa rápida sobre dados da obra e sobre o que ela diz. Deve conter uma síntese do conteúdo da obra pra facilitar sua consulta quando necessária.
O resumo é a síntese objetiva de uma obra com os principais pontos de forma que fique claro o assunto a ser tratado e os temas de relevância. No resumo as informações são como uma explicação do que a obra trata e seus principais pontos.
A resenha é um resumo com uma análise critica da obra. Possui opinião do elaborador que apresenta seu ponto de vista, destacando vários pontos, sejam de aspecto positivo ou negativo.
- Com base em tudo que estudou nesta disciplina, elabore a partir do seu curso (tem que ser um tema relacionado ao seu curso de graduação):
- Um tema para estudar para a futura monografia ou artigo científico.
Instrumentalidade do Serviço Social
- Um problema para essa monografia ou artigo científico.
Existe orientação suficiente de como, o que e para que registar?
- Três livros que possam dar suporte teórico ao seu tema e problema de pesquisa.
Rodrigues, Maria Lucia; Valente, Mara Thereza; Paulino, Sandra Eloiza. Serviço Social e Sua Reconstrução Técnico-Operativa. São Paulo: EDUC:FAPESP, 2016
Silva, Ângela Maria Pereira. Instrumentalidade e Instrumentais Técnicos do Serviço Social. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Guerra, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
- faça duas citações: uma direta e uma indireta de qualquer trecho dos livros ou artigos que utilizou como referência.
Já o relatório processual compreende uma descrição pormenorizada, a narrativa explícita dos acontecimentos e o detalhamento da forma de intervenção. Contempla a narrativa da entrevista, a análise da situação conhecida e dos sentimentos relacionados à situação (Silva, 2017, p. 92)
...