Projeto de Intervenção - CEM
Por: juhmouraponce • 13/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 168 Visualizações
Juliana Moura do Carmo RA- 418954
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Ana Claudia do Nascimento Valerio – CRESS 2808 21ª Região/MS
Supervisora de Campo
AQUIDAUANA/MS
2015
- – DIAGÓSTICO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE
Prefeitura Municipal de Aquidauana/MS – CNPJ: 03.452.299/0001-03
Endereço: Avenida Matogrosso Aquidauana–MS.
Telefone: (67) 3241-2197
E-mail: Aquidauana.cras.cras2@hotmal.com
Representada por:
Cargo/Função:
- – DESCRIÇÃO DO HISTÓRICO E DAS FINALIDADES DA INSTITUIÇÃO
O CRAS II (Centro de Referência de Assistência Social) de Aquidauana –MS, foi fundada no ano de 2010 e está localizada na rua João pessoa, em uma área de grande vulnerabilidade social.
CRAS a referência da Assistência Social é uma unidade publica estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica da Assistência Social, fortalecimento de vínculos proteção e familiares e comunitários.
O CRAS tem por finalidade através dos serviços de proteção básica social assegurar as condições fundamentais mínimas para que os usuários, desenvolvam capacidades, superando a situação de vulnerabilidade social, a médio e longo prazo, apoio as famílias e indivíduo na garantia dos seus direitos de cidadania com ênfase no direito a convivência familiar e comunitária.
- – DADOS DO PROJETO
3.1 – Título do Projeto
Serviços ofertados pelo CRAS Para a Comunidade.
3.2 – Local e desenvolvimento das atividades
O projeto de intervenção vai ser realizada nas salas CRAS II da nova Aquidauana, na avenida mato grosso no bairro nova Aquidauana
3.3 – Área de Abrangência.
As Área de Abrangência são: Acampamento: Egidio Brunetto- Horizonte do Pantanal- Nova Esperança Pantanal –Piúva Vida nova.
Aldeias: agua branca – buritizinho – lagoinha -limão verde –morrinho.
Assentamentos: assentamento índia – I ,II, III, e IV- Furnas dos baianos I e II.
Distritos: Camisão- Cipolandia- Piraputanga –Tauny.
CRASII: Colônia do buriti- Jardim Balneario- Jardim Panorama- Guanady- Bairro Alto- Cidade Nova- Vila Eliana – Centro –Colonia dos Pescadores – Vila do Pa
- – PROBLEMA DIAGNOSTICADO
Falta de Informações dos usuários no que se refere aos serviços ofertados no SUS e Sistema SISREG – Sistema de Regulação de Vagas.
- – OBJETIVOS GERAIS
Informar aos usuários do SUS o papel do Assistente Social na Saúde, democratizar os serviço oferecidos pelo município via SUS regulados via Central de Vaga.
5.1 – Objetivos Específicos
O presente Projeto de Intervenção busca orientar aos usuários do SUS sobre o papel do Assistente Social na saúde, a importância do Cartão SUS e de sua atualização e dos serviços disponibilizados pelo município via Central de Vagas, esclarecendo assim a importante da área de abrangência e democratizar os serviços ofertados pelos SUS.
Apresentar palestras socioeducativas no CEM e ESF’s.
- – JUSTIFICATIVAS
A falta de informação tem sido por muitas vezes o entrave para o acesso dos usuários aos serviços de saúde, considerada as complexidades. O Assistente Social é um dos mediadores que possui acessibilidade junto aos usuários, que buscam tratamentos e serviços ofertados pelo SUS. São eles que fazem o enfrentamento formal e informal dos pacientes, possibilitando o acesso dos serviços que necessitam e promovendo a satisfação do usuário. Daí a importância do papel do Assistente Social, que é de democratizar as informações e os acessos aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários, além de fornecer à população informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social. As competências do Profissional de Serviço Social são orientadas e norteadas por direitos e deveres constantes no Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da profissão. Na sala de espera, pelo atendimento é possível acrescentar mais orientações, sobre o fortalecimento do Serviço Social e passando aos usuários informações de qualidades.
- – PÚBLICO ALVO / BENEFICIÁRIO
Usuários do SUS referenciados via ESF’s e Central de Vagas, para o setor de Serviço Social para procedimentos e outros fins via SISREG.
8 – DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO E DOS RECURSOS INTITUCIONAIS, FÍSICOS, MATERIAIS E HUMANOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
O espaço físico para as apresentações das Palestras Socioeducativas, será na sala de espera do CEM e dos ESF’s.
8.1 – Relação de Atividades e datas de execução.
Palestras socioeducativas nos respectivos ESF’s e CEM. Orientações e informações em parceria com a Central de Regulação de Vagas quanto aos serviços oferecidos via SISREG. Serviços realizados no setor de Serviço Social. Entrega de Folders. Data: ()
- – PARCEIROS TÉCNICOS / FINANCEIROS
O Presente Projeto de Intervenção conta com a parceria da Central Municipal de Regulação de Vagas – CMRV.
- – PRODUTOS DOS PROJETOS
O uso de Folders, Banners, Informativos, Palestras Socioeducativas
- – IMPACTOS ESPERADOS
Esperamos através da execução deste Projeto o retorno satisfatório em saber que os usuários absorveram as informações repassadas via Palestras e informativos quanto ao fortalecimento do Serviço Social no SUS e os serviços disponíveis.
- – CRONOGRAMA
Diagrama de atividade de Sócio-educativas | ||
Agosto | Setembro | Outubro |
Estágio | Pesquisa | x |
- | Elaboração | Execução das Atividades |
- | Projeto | x |
...