Projeto de Intervenção em Comunidade
Por: menezests • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 396 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução.....................................................................................................................4
Comunidade quilombola da linha ganha creche..........................................................5
Desenvolvimento..........................................................................................................7
Impactos ambientais em comunidades carentes.........................................................8
Caracterização da área de estudo.............................................................................10
Conclusão...................................................................................................................11
Referencias................................................................................................................13
1 DIAGNÓSTICO
Observando-se a realidade no território da Comunidade do Pau Ferro, na cidade de Jequié-Ba, onde diversos prognósticos de dificuldades relativas as desigualdades sociais. Na sua composição, a comunidade é constituída de casas simples, algumas de alvenaria, e outras basicamente construídas com barro, pedras e pedaços de madeira. Nesta comunidade são observados alguns outros problemas como a falta de saneamento básico, que nada mais é do que um fator de proteção à qualidade de vida, e sua inexistência compromete a saúde pública, o bem estar social e degrada o meio ambiente. A falta de coleta e tratamento de esgoto afligem uma enorme parcela da população daquele local, representando um importante fator de exclusão social. A maioria das casas são agraciadas com serviços de abastecimento de água e energia elétrica, o que ameniza um pouco a falta de outros serviços básico. Na comunidade estão localizados alguns equipamentos sociais, tais como, CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), que realiza semanalmente reuniões de Grupo de Orientação (GO), com gestantes, onde ali são realizadas palestras ministradas por enfermeiras lotadas na Secretaria de Saúde da cidade.
O objeto de estudo desta pesquisa, estará focado nos indivíduos com a idade entre 25 e 34 anos, responsáveis, na sua grande maioria, pelas Unidades familiares desta comunidade.
Baseado nos dados da tabela foi observado que os entrevistados não souberam informar a respeito da sua atividade principal, e muitos outros informaram que não possuem uma renda fixa mensal, dando-se a entender que falta a estes indivíduos capacitação para o desempenho de atividades remuneradas. Os dados contidos nas tabelas também informam que a grande parte dos responsáveis pelas unidades familiares da comunidade são do sexo feminino e possuem na sua grande maioria até três membros na sua família.
C) É possível identificar que a moda do “Nível de escolaridade”, apresentado no anexo Relatório perfil responsável familiar, é 0. As informações apontam claramente que a maioria dos indivíduos estudou até o Nível Fundamental regular (8 anos).
D) Neste caso a frequência relativa está representada em forma de porcentagem. Foi apurado no anexo “Responsável pela Unidade Familiar”, no item “Gênero – sexo feminino”, que a Frequência Relativa é igual a 0,895, aplicando-se (FR= F/143 -> FR= 128/143*100% =89,5%)
E)
Gráfico:
Temporário na área rural 0
Sem carteira assinada 2
Com carteira assinada 5
Doméstico sem carteira assinada 3
Doméstico com carteira assinada 2
Trabalho não remunerado 0
Militar/servidor público 0
Empregador 0
Estagiário 0
Aprendiz 0
Sem resposta 126
JUSTIFICATIVA
Após a realização do estudo aprofundado na comunidade do Pau Ferro, na cidade de Jequié – Ba, bem como da análise dos dados coletados através de aplicação de questionários, realização de entrevistas com os moradores e visitação “in loco” à comunidade, constatou-se que boa parte da população daquela comunidade não possui atividade remunerada fixa, alimentada pela razão de muitos não terem o nível de escolaridade necessário, e nem oportunidade de obterem o nível de capacitação necessária para o desenvolvimento de atividades que proporcionem um salário digno para o mantimento da família. Baseada nestas informações, se faz necessária na comunidade a implementação de um Centro que ofereça a população daquele lugar, a conclusão do ensino fundamental e médio, bem como ofereça a capacitação em nível técnico profissionalizante, o que desta forma, disponibilizará ao mercado profissional local profissionais capacitados em teoria e prática, e consequentemente melhoraria a realidade financeira das pessoas daquele lugar.
OBJETIVOS E METAS
Objetivo Geral
- Realizar estudo na comunidade do Pau Ferro, Jequié-Ba, para que seja analisada a viabilidade de implantação de um Centro de Capacitação profissional para a comunidade.
Objetivos Específicos
- Realizar diagnóstico da realidade financeira dos responsáveis familiares da comunidade.
- Analisar a viabilidade de implantação de um centro de capacitação profissional naquela comunidade.
...