Projeto de Pesquisa Fictício
Por: camilaaires89 • 16/6/2023 • Projeto de pesquisa • 822 Palavras (4 Páginas) • 91 Visualizações
‘Tema = violência contra mulheres ponto parágrafo
Delimitação do tema= violência contra as mulheres na cidade de Carangola Minas Gerais
Apresentação
A escolha desse tema Violência Contra Mulheres na Cidade de Carangola/MG, se baseia na necessidade de compreender e enfrentar essa grave expressão da questão social. Infelizmente a violência contra mulheres é uma realidade que ultrapassa as fronteiras geográficas culturais e socioeconômicas, e afeta mulheres de todas as idades e classes sociais.
Carangola é um município situado na Zona da Mata de Minas Gerais. Segundo consta no portal IBGE Cidades estima-se (2021) que possui 33.022 habitantes, sendo assim uma cidade de pequeno porte. Nos dias atuais, o cultivo do café permanece como uma das atividades econômicas relevante, mas o que mais emprega na cidade é o setor de serviços seguido pelo comércio.
O modelo patriarcal ainda tem forte influência em nossa sociedade e a violência contra mulheres em sua maioria, são silenciadas por seus agressores, ou a própria vítima se cala por: medo, vergonha, dependência financeira ou até por uma normalização da violência assim, não denuncia ou não busca ajuda. “A violência contra a mulher pode ser definida como qualquer ato ou conduta que causa morte, dano, ou sofrimento físico, sexual, psicológico, patrimonial e moral” o que estabelece a lei 11.340 /2006 que é a Lei Maria da Penha.
Infelizmente milhares de mulheres sofrem agressão todos os dias. Nesse contexto esse projeto visa pesquisar a realidade de mulheres que tiveram seus direitos violados sendo vítimas de agressões nos limites territoriais da cidade de Carangola. Em parceria com o CREAS/Carangola (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), irei analisar, e conversar com as vítimas que são acompanhadas pela instituição.
Justificativa
Justificando o interesse em adquirir conhecimento sobre como é a realidade Com intuito de mostrar a realidade das mulheres que sofrem com a violência na cidade mineira de Carangola, essa pesquisa visa coletar informações atuais em relação ao tema.
A violência contra a mulher é todo ato lesivo que resulte em dano físico, psicológico, sexual, patrimonial que tenha motivação principal o gênero ou seja é praticado contra mulheres pelo fato de serem mulheres. O feminicídio é considerado crime hediondo, sendo assim, é um crime de extrema violência e crueldade. No Brasil a lei do feminicídio foi sancionada em 2015, e sua inclusão no Código Penal brasileiro reconhece a gravidade desse tipo específico de crime. Infelizmente esse crime teve uma alta generalizada em 2022 no Brasil, com aumento de 10,8% em relação a 2019, ano de início desse levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Esse é um dado entre muitos, que mostram que a violência contra a mulher é algo real e precisa de muita atenção e estudo.
Dessa forma tenho como proposito explorar e analisar diversas dimensões da violência contra a mulher, destacando sua magnitude, fatores de risco, impacto na saúde e bem-estar das vítimas Carangolense.
Objetivo geral:
Analisar dados de violência contra mulheres que ocorreram na cidade de Carangola.
Objetivo específico:
- Identificar principais características às vítimas e dos agressores na cidade de Carangola.
- Identificar características dos fatos que levaram as ocorrências.
- Identificar o impacto social da violência na vítima das mulheres afetadas.
Marco Teórico
Nesse trabalho penso ser importante o estudo e analise tanto de artigos já feito sobre violência contra mulheres em Carangola, como coletar dados atuais, pois assim conheceremos como está a atualização dessa realidade.
...