Quais as relações do desenvolvimento local com o Estado, mercado e a sociedade?
Por: Mahandrade0 • 11/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.193 Palavras (5 Páginas) • 524 Visualizações
2.1 Quais as relações do desenvolvimento local com o Estado, mercado e a sociedade?
O conceito de “Desenvolvimento local” começou a ganhar relevância no debate sobre os modelos de desenvolvimento particularmente após o reconhecimento do fenômeno da globalização. Esta pode ser entendida como um processo de expansão e integração de mercado, onde os mercados menos competitivos são integrados aos mercados mais competitivos de forma subordinada, ou seja, simplesmente excluídos. A globalização é o resultado dinâmico dos avanços da revolução cientifica e a tecnologia e do desenvolvimento das tecnologias de informação numa velocidade nunca antes experimentada, que tornaram possível a quebra de paradigmas nos conceitos de tempo e espaço como também diversas outras mudanças de caráter econômico, social e cultural.
2.2 O empreendedorismo, cooperação e a organização em rede: o que significam?
Empreendedorismo: O empreendedorismo nasce da autoestima e da confiança das pessoas. Somente são empreendedoras as pessoas que acreditam em si mesmas, na capacidade de sonhar e realizar os próprios sonhos.
Cooperação: A cooperação é à base da vida social. O ser humano é um gregário, ou seja, capaz de viver em grupos, não apenas competindo, mas também cooperando.
Organizações em redes: São organizações democráticas, pois estão abertas á livre participação á adesão voluntaria, são ambientes onde cada um fala por si.
2.3 Apontem de maneira resumida, as politicas de promoção e apoio ao desenvolvimento local com suas diferenças;
Quando falamos em “politicas de promoção e apoio”, em “politica publica de fomento” ou em expressões similares, estamos falando em iniciativas de estimulo e suporte aos atores locais, para que sejam capazes de planejar seu próprio desenvolvimento, capazes de realizar mudanças econômicas e sociais, gerando crescimento economico,inclusão social e sustentabilidade ambiental.
Políticas de apoio ao protagonismo local: É fundamental estimular um ambiente de participação democrática, de planejamento participativo e gestão compartilhada. Para isso, é recomendável a adoção de soluções institucionais inovadoras, tais como a criação de fóruns, conselhos, comitês, consórcios, agências ou pactos de desenvolvimento local.
Políticas para ampliar as formas de financiamento produtivo: É preciso promover uma melhor distribuição das receitas fiscais e tributárias, de modo a desconcentrar os recursos públicos, ampliando a capacidade de investimentos das administrações municipais.
Uma boa iniciativa nesta direção é apoiar o cooperativismo de crédito e as instituições de micro finanças, de modo que possam captar a poupança local e facilitar o acesso ao crédito para os pequenos negócios, gerando atividade econômica, emprego e renda no próprio território.
Políticas para ampliar o acesso a mercados: É fundamental utilizar as compras governamentais de produtos locais como um instrumento de fortalecimento da economia do território, evitando a exportação de empregos e a transferência de renda. . Outra medida importante é estimular e apoiar experiências de “comércio justo” ou de “comércio ético e solidário”.
Políticas para ampliar o acesso à tecnologia e à inovação: É igualmente relevante valorizar a difusão de tecnologias sociais (tecnologias de baixo custo, de fácil reaplicação, desenvolvidas em interação com as comunidades locais e geradoras de inclusão social), como também de tecnologias de produção e agregação de valor aos produtos que demonstrem preocupação com a sustentabilidade ambiental.
Políticas de apoio à geração de ocupação e renda: É importante apoiar os pequenos negócios, facilitando sua formalização e ampliando o acesso a serviços de apoio e desenvolvimento empresarial, tais como: crédito, capacitação, gestão, marketing, inovação etc. Outra medida relevante é estimular experiências de cooperativismo de produção e apoiar empreendimentos de economia solidária.
Políticas para ampliar o acesso à informação e comunicação: É muito importante facilitar a participação dos atores locais em redes de experiências de desenvolvimento local, o que facilita a troca de informações, o aprendizado coletivo, o fortalecimento mútuo e a continuidade dos processos.
Fundos públicos de apoio ao desenvolvimento local: É decisiva a criação de fundos públicos de promoção e apoio ao desenvolvimento local que possam facilitar o acesso dos agentes locais a recursos para a implementação de seus projetos. A realização regular e periódica de editais ou chamadas públicas de projetos pode ser a forma mais democrática de indução a iniciativas endógenas de desenvolvimento.
3. Território e Territorialidade que aspectos são estes no desenvolvimento da cidade?
O território e uma delimitação geográfica, um país um Estado,município,bairro ou outra delimitação. O território delimita uma área de influencia e atuação dos atores envolvidos. A territorialidade remete ao sentimento de pertencimento a um lugar, a sua rua, ao bairro. É o lugar onde o cidadão sente-se em casa, sente-se parte daquele espaço como lugar de intimidade. A cidade por si só e o espaço do anonimato e dos sujeitos invisíveis, a territorialidade é apropriação da cidade como espaço geográfico e transformação desse espaço geográfico um espaço de convívio, da identidade da subjetividade.
...