RELATÓRIO DE VISITA DOMICILIAR
Por: PRISCILA SANABRIA • 7/11/2020 • Relatório de pesquisa • 539 Palavras (3 Páginas) • 9.997 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
CENTRO DE CONVIVENCIA E GERAÇÃO DE RENDA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
“DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR”
RELATÓRIO DE VISITA DOMICILIAR
IDENTIFICAÇÃO:
Usuária: Senhora M. L, 64 anos
Filhos: F. L e J.L
Endereço: Rua Porto Alegre, s/nº – Jardim Independência - Dourados /MS
PROCEDIMENTOS:
• Visita Domiciliar para constatar denuncia por maus trato a idosa
• Visita ao PSF
• Visita ao CRAS
SÍNTESE SOCIAL:
Em Visita Domiciliar realizada no dia 21/10/2020 à Senhora M. L.,64 anos, que reside com dois filhos, e no momento estão desempregados, a única renda da família é a Aposentadoria da Dona M. L.
Durante a Visita, foram feitas todas as perguntas relacionadas a saúde da usuária, segundo relatos do filho F.L a idosa tem uma doença mental genética, não falaram o nome da doença, além de mal de Parkinson que comprometeu a coordenação motora, incapacitando a mesma se alimentar e fazer a própria higiene pessoal, necessitando de cuidados de terceiros.
O filho J.L. relatou que a M.L estava internada no Hospital, e sua irmã que não reside junto, estava cuidando da mãe, ao dar alta do hospital ela se recusou a cuidar da Idosa, por não ter condições. M.L além de estar acamada, está se alimentando por sonda, e os filhos têm dificuldades com sonda, disseram que foram ao Posto de Saúde do bairro e por falta de alguns documentos não foram atendidos. Percebemos que a sonda não estava passando alimento, então a Supervisora junto com a equipe e estagiário foi até o PSF e conversamos com a enfermeira e com a medica de plantão, que agendaram uma visita à residência da idosa o mais breve possível pela gravidade do caso e para ensinar os filhos de dona M. manuseio da sonda. A Supervisora de Campo fez todos os procedimentos necessário de intervenção junto a Família, orientando os filhos dos procedimentos junto ao PSF.
Diante das intermediações feitas à Senhora M. L., e de toda uma problemática relacionada à saúde da mesma, a Equipe Multidisciplinar notou que os filhos F.L e J.L não estão em condições financeira e nem psicológica de cuidar da própria mãe, se faz necessário um encaminhamento ao CRAS solicitar a visita deles à residência da senhora M.L e fazer os procedimentos necessário, embasado Os Direitos dos idosos têm por fundamento o art. 230 da Constituição Federal que declara:
Art.: 230. A família, a Sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.
No art. 3º desse estatuto assegura prioridade aos idosos, desde o atendimento e aprimoramento das condições de vida até a inviolabilidade física, psíquica e moral, atendimento domiciliar dos cadastrados, fornecimento gratuito de medicamentos, prótese e outros recursos de saúde.
ENCAMINHAMENTOS
• Encaminhamento do caso ao CRAS da comunidade
• Encaminhamento ao PSF local
...