RELATORIO DE VISITA TÉCNICA
Por: leticiagabriel • 23/12/2016 • Relatório de pesquisa • 2.367 Palavras (10 Páginas) • 364 Visualizações
.RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
NOME: Letícia Schneider [a]
CGU: 41208610
ENDEREÇO ELETRÔNICO: gabrielashs@hotmail.com
POLO: Carazinho
PERÍODO LETIVO: 5° semestre
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO VISITADA:
RAZÃO SOCIAL/NOME FANTASIA: Centro de Referência de Assistência Social/ Casa da Família
ENDEREÇO: Rua 7 de setembro 216, Centro, Victor Graeff-RS
FONE/EMAIL: (54)33381209 / assistsocialvg@hotmail.com
GESTORES/DIRIGENTES: Marcos Roberto Petry- Secretário do Centro de Referência de Assistência Social; Patrícia Mello- diretora do Departamento de Assistência Social.
ABRANGÊNCIA: municipal
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 07h30min às 11h30min, 13h00min às 17h00min, 40 horas semanais.
VINCULAÇÃO ADMINISTRATIVA (MANTENEDORA): Secretaria de Saúde e Assistência Social.
DADOS DE DESCRIÇÃO:
- Quando, como, por que e por quem foi a organização constituída?
O CRAS surgiu com uma proposta do governo federal (proposta nº 66728/2009) ao município devido à necessidade de adequar-se, considerando a precariedade das instalações na época, a necessidade de pagar aluguel para a realização dos grupos e a falta de estrutura adequada para qualificar os serviços prestados até então pela Assistência Social. O governo federal entrou com um repasse de verbas e o município com contrapartida para a construção da sede do CRAS. A oferta foi aceita pelo município em 22 de junho de 2010 na gestão do prefeito Paulo Lopes Godói.
- Descrição breve dos espaços físicos que compõem a organização:
Recepção, sala de reuniões, um banheiro, sala da assistente social, sala da psicóloga, cozinha, almoxarifado, sala para trabalhos grupais.
- Descrição dos equipamentos materiais (móveis, utensílios, máquinas, salas da organização) e estratégicos (serviços, projetos, programas da organização e/ou das políticas sociais públicas estatais ou privadas) da organização:
Equipamentos materiais: quatro arquivos, cinco escrivaninhas, seis armários, cinco prateleiras, dois computadores, duas impressoras, um aparelho de televisão, um aparelho de som, um telefone, um dataschow, um notebook. Estratégias: PAIF (Programa de Atenção Integral à Família- principal) e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
- Descrição da implantação, trajetória histórica e constituição atual do Serviço Social na organização:
O serviço social existe desde antes da implantação do CRAS no município. O atendimento socioassistencial aos usuários em situação de vulnerabilidade acontecia na Assistência Social por profissionais graduados, porém, não concursados. As demandas no decorrer dos anos mudaram, e os profissionais também; porém o trabalho com os grupos é similar ao que se fazia na época do Departamento, com encontros semanais em cada região do município. Atualmente o CRAS conta com profissional concursada que atende as demandas do CRAS e do Departamento de Assistência Social. O trabalho em rede também é amplamente utilizado bem como atividades que atuam no sentido de potencializar o usuário. O serviço social hoje em dia, também conta com uma gama de profissionais que não existia para o enfrentamento das problemáticas trazidas pelos usuários, como a psicóloga, a educadora física, professoras de artesanato que agem em sintonia com a assistente social para melhor responder as demandas.
- Principais demandas sociais que chegam à organização:
As principais demandas que sociais que chegam à organização abrangem as famílias em situação de ausência de renda e/ou desemprego, ou que a renda não é suficiente para prover as necessidades básicas; mulheres em situação de violência doméstica; crianças, jovens e idosos que sofrem agressões físicas, maus tratos, ameaças e abuso sexual; falta de recursos para comprar medicamentos necessários e que faltam na atenção básica; furtos cometidos por adolescentes e jovens, brigas e ameaças entre eles; desentendimentos entre vizinhos; abandono de pessoas portadoras de deficiência e necessidades especiais; e adolescentes em situação de drogadição.
- Principais demandas organizacionais:
Os grupos de convivência em cada área do município, a realização de atividades lúdicas como o teatro, atividades físicas e apoio psicológico trazem um alento para as demandas organizacionais de agressões, maus tratos, abuso sexual. Os cursos de artesanato e pintura em tecido ofertados pelo CRAS auxiliam as famílias em situação de ausência de renda ou renda insuficiente, também é feito encaminhamentos ao Bolsa Família. Com a demanda das pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais é realizada a inclusão nos serviços e ações de proteção básica. Demandas que não pertencem à organização são encaminhadas à rede.
- Principais demandas profissionais do Serviço Social na organização:
Amenizar as raízes de vulnerabilidade encontradas, impedindo que se alastrem causando outras demandas, potencializando o sujeito para se tornar protagonista da própria história tendo em mente as particularidades de cada situação, atuando de forma estratégica, usando os conhecimentos, habilidades e atitudes como referencial para intervir nas sequelas da pobreza e da exclusão social, tais como: família com ausência de renda ou renda insuficiente com consequente fragilização neste ambiente familiar, situações de violência e abuso, idosos e portadores de necessidades especiais negligenciados, adolescentes e crianças em situação de drogadição, levando estes a cometer atos ilícitos.
- Principais demandas profissionais do Serviço Social na organização transformada em objeto de intervenção da assistente social:
A assistente social tem como objeto de trabalho para intervenção a exclusão social, abandono/negligência, relacionamento familiar fragilizado, abuso sexual, maus tratos, prejuízos acarretados pela drogadição e abuso de álcool, ausência de renda, falta de alimentos e recursos.
- Principais instrumentos utilizados pela assistente social:
A assistente social faz o acolhimento, entrevista, quando necessário realiza visitas domiciliares, orienta, observa, realiza a abordagem, a análise documental, o estudo social, faz encaminhamentos, elabora planos de atendimento/acompanhamento.
...